O consumidor entra em um comércio à procura não apenas de uma categoria. Se ele está no supermercado, quer produtos para a casa. Na loja de materiais de construção, procura por utensílios domésticos. E na padaria ele não quer somente o pão. Saber como atrair o cliente para a padaria vai gerar um retorno muito maior do que você imagina.
Hoje nós vamos dar algumas dicas para você conseguir aumentar as vendas na sua panificadora e em outros setores da loja. A padaria é atividade essencial na vida do consumidor e é possível encontrá-la dentro dos supermercados, dos atacarejos, dos shoppings centers ou individualmente nas ruas da cidade.
Na correria do dia a dia, uma pausa na padaria é sempre uma boa pedida. E conseguir encontrar produtos além das quitandas pode ser muito lucrativo para você.
Mercado em transformação
Em 2020, o setor faturou R$91,94 bilhões e teve uma queda de 3,3% em relação às vendas de 2019. Mesmo com o brando declínio, o mercado conseguiu observar uma nova vertente: os produtos de revenda estão ganhando o gosto do cliente.
Como assim produtos de revenda? Na prática é tudo aquilo que não é fabricação própria da padaria. Por exemplo: pão de forma, café, sucos, biscoitos, chocolate; entre outros itens que são vendidos na panificadora ou na seção padaria dentro de um supermercado.
A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) constatou aumento de 88,89% na venda dos itens do segmento de acordo com as empresas pesquisadas. A partir do uso das novas tecnologias, investimentos em capacitação e a experiência no primeiro ano de pandemia, a entidade acredita em uma reviravolta para 2021.
Em contrapartida, uma parcela do setor sentiu que as vendas foram boas mesmo diante da crise. De acordo com a análise, 10,53% das panificadoras conseguiram atrair novos clientes para dentro da loja.
Outra boa notícia foi o aumento do ticket médio percebido por unanimidade entre os pesquisados. A variação chegou a 40,74% em algumas localidades brasileiras.
Em busca da inovação
A competitividade é grande no setor e você precisa conhecer bem o seu público e se reinventar para se destacar. Aliás, nos tempos que vivemos, a necessidade de muitos negócios, inclusive padarias, está principalmente em minimizar os impactos da pandemia e acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.
As padarias estão cada vez mais usando a tecnologia como aliada nos negócios. E aos poucos vêm se transformando em canais de porta de entrada do varejo alimentar. Muitas empresas entenderam a importância do autosserviço e passaram a promover espaços para exposição de produtos alimentícios ou de necessidades básicas.
Pensa que maravilha: o cliente entra na loja, encontra tudo o que precisa e sai satisfeito porque poupou tempo com as compras. Esse é um dos exemplos que acabam melhorando a experiência do consumidor.
Além de um atendimento agradável, com atendentes qualificados, você pode conquistar a fidelidade dele promovendo momentos de degustação e ações em datas celebrativas.
Vale ainda divulgar receitas e promover, por exemplo, algumas exclusivas que ele pode conseguir fazer em casa a partir dos ingredientes que você oferece na loja.
Mais do que pão

Os produtos de revenda representam quase 40% do faturamento de panificadoras no Brasil. Os dados são conforme um estudo do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC). Isso quer dizer que o seu consumidor não está mais em busca apenas do pão quentinho, mas de outros produtos que estão nas prateleiras.
Entre as empresas que responderam ao estudo, 88,89% constataram o crescimento na venda desses produtos. Também chamados de produtos de apoio, esse mix é que vai dar suporte à venda e complementar a cesta de compras do cliente.
Entre os principais produtos que podemos citar para melhorar o sortimento da sua padaria estão:
- Torradas;
- Bebidas;
- Leite;
- Café;
- Açúcar;
- Pão de queijo congelado;
- Bolachas;
- Leite condensado;
- Creme de leite;
- Margarina/manteiga;
- Requeijão.
Na hora de escolher o mix, lembre-se que você está dando suporte ao seu cliente para que ele faça as receitas caseiras sem precisar se deslocar até outro estabelecimento. Isso porque no seu ele já vai encontrar o que precisa.
Se o seu espaço for maior, aproveite para explorar os itens para as compras de impulso. Aqui entram pilhas, balas e doces, que geralmente ficam próximos à área de checkout, além de embalagens plásticas, materiais descartáveis, até produtos de limpeza.
Dessa forma, o cliente vai se lembrar de outros produtos que precisa ter em casa e comprá-los de você. Essa diversificação do mix também pode ser ampliada para uma linha de produtos saudáveis, que têm atraído muita gente.
Você ainda pode fabricar pães e bolos integrais e fazer a associação com outros produtos da linha saudável. Por exemplo sucos, bolachas, farinha e produtos orgânicos.
A mesma dica é válida para padarias dentro dos supermercados. Outra boa oportunidade é fazer degustações ao vivo dessas receitas integrais, utilizando-se de ingredientes que a loja vende. Você vai unir o útil ao agradável.

Um olho nas vendas, outro nas tendências
Atrair cliente para a padaria também vai muito de encontro com o conhecimento que você e seus colaboradores adquirem e o quanto a loja se atualiza. Por isso o varejo precisa estar 100% antenado com as tendências de cada setor.
A padaria gourmet é uma delas e já era apontada como tendência ainda em 2015, mas está se consolidando no decorrer dos anos.
A boutique de pães, que também é especializada na produção de pães especiais e fermentação natural, é outro segmento em alta. Em época de delivery e hamburguerias artesanais, essa demanda cresceu muito e pode ser explorada na sua loja.
A venda de congelados e pré-assados tem sido crescente na pandemia. Pães, massas, demais produtos de panificação e até salgados e refeições prontas são formas de aumentar o fluxo de caixa.
Muitas panificadoras já têm um setor próprio de congelados para captar esse público que, nos tempos de home e school office, precisa preparar os lances de forma mais rápida.
Use e abuse da criatividade
Promover ações promocionais como festivais de receitas e produtos movimenta mais ainda as vendas. Quais produtos são o carro-chefe do seu negócio? Aproveite para criar alguma data mensal ou sazonal para explorar isso. Por exemplo: festival do bolo, do chocolate, festival do pão, do sanduíche natural…
Uma ação legal para se fazer também é montar kits de presentes ou cestas de café da manhã ou da tarde para ser opção para o seu cliente. Quem não tem tempo para comprar o presente de um amigo ou ente querido aposta em produtos alimentícios para celebrar a data.
E o melhor é que você pode divulgar essa opção para o cliente para receber pedidos sob encomenda. Assim, os produtos perecíveis não correm risco de se perderem na exposição e a cesta sai fresquinha da padaria.
Ter um espaço para consumo próprio, ainda que pequeno, vai ajudar e muito a não só atrair novos clientes para a loja, como fidelizá-los. Preocupe-se com a higienização do ambiente e faça da sua padaria um ambiente confortável para o consumidor.
É uma infinidade de oportunidades, você viu?! A dica mais importante é você conhecer bem o seu cliente, se aproximar dele nas redes sociais e presencialmente, e identificar quais são suas necessidades. Ou melhor: crie novas oportunidades para que ele queira comprar mais e mais de você.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
