Como atrair o cliente para a padaria

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família comprando pão no supermercado

Sumário

O consumidor entra em um comércio à procura não apenas de uma categoria. Se ele está no supermercado, quer produtos para a casa. Na loja de materiais de construção, procura por utensílios domésticos. E na padaria ele não quer somente o pão. Saber como atrair o cliente para a padaria vai gerar um retorno muito maior do que você imagina.

Hoje nós vamos dar algumas dicas para você conseguir aumentar as vendas na sua panificadora e em outros setores da loja. A padaria é atividade essencial na vida do consumidor e é possível encontrá-la dentro dos supermercados, dos atacarejos, dos shoppings centers ou individualmente nas ruas da cidade.

Na correria do dia a dia, uma pausa na padaria é sempre uma boa pedida. E conseguir encontrar produtos além das quitandas pode ser muito lucrativo para você.

Mercado em transformação

Em 2020, o setor faturou R$91,94 bilhões e teve uma queda de 3,3% em relação às vendas de 2019. Mesmo com o brando declínio, o mercado conseguiu observar uma nova vertente: os produtos de revenda estão ganhando o gosto do cliente.

Como assim produtos de revenda? Na prática é tudo aquilo que não é fabricação própria da padaria. Por exemplo: pão de forma, café, sucos, biscoitos, chocolate; entre outros itens que são vendidos na panificadora ou na seção padaria dentro de um supermercado.

A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) constatou aumento de 88,89% na venda dos itens do segmento de acordo com as empresas pesquisadas. A partir do uso das novas tecnologias, investimentos em capacitação e a experiência no primeiro ano de pandemia, a entidade acredita em uma reviravolta para 2021.

Em contrapartida, uma parcela do setor sentiu que as vendas foram boas mesmo diante da crise. De acordo com a análise, 10,53% das panificadoras conseguiram atrair novos clientes para dentro da loja.

Outra boa notícia foi o aumento do ticket médio percebido por unanimidade entre os pesquisados. A variação chegou a 40,74% em algumas localidades brasileiras.

Em busca da inovação

A competitividade é grande no setor e você precisa conhecer bem o seu público e se reinventar para se destacar. Aliás, nos tempos que vivemos, a necessidade de muitos negócios, inclusive padarias, está principalmente em minimizar os impactos da pandemia e acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.

As padarias estão cada vez mais usando a tecnologia como aliada nos negócios. E aos poucos vêm se transformando em canais de porta de entrada do varejo alimentar. Muitas empresas entenderam a importância do autosserviço e passaram a promover espaços para exposição de produtos alimentícios ou de necessidades básicas.

Pensa que maravilha: o cliente entra na loja, encontra tudo o que precisa e sai satisfeito porque poupou tempo com as compras. Esse é um dos exemplos que acabam melhorando a experiência do consumidor.

Além de um atendimento agradável, com atendentes qualificados, você pode conquistar a fidelidade dele promovendo momentos de degustação e ações em datas celebrativas.

Vale ainda divulgar receitas e promover, por exemplo, algumas exclusivas que ele pode conseguir fazer em casa a partir dos ingredientes que você oferece na loja.

Mais do que pão

homem ao lado de mulher aponta dedo no carrinho de compras com mantimentos

Os produtos de revenda representam quase 40% do faturamento de panificadoras no Brasil. Os dados são conforme um estudo do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC). Isso quer dizer que o seu consumidor não está mais em busca apenas do pão quentinho, mas de outros produtos que estão nas prateleiras.

Entre as empresas que responderam ao estudo, 88,89% constataram o crescimento na venda desses produtos. Também chamados de produtos de apoio, esse mix é que vai dar suporte à venda e complementar a cesta de compras do cliente.

Entre os principais produtos que podemos citar para melhorar o sortimento da sua padaria estão:

Na hora de escolher o mix, lembre-se que você está dando suporte ao seu cliente para que ele faça as receitas caseiras sem precisar se deslocar até outro estabelecimento. Isso porque no seu ele já vai encontrar o que precisa.

Se o seu espaço for maior, aproveite para explorar os itens para as compras de impulso. Aqui entram pilhas, balas e doces, que geralmente ficam próximos à área de checkout, além de embalagens plásticas, materiais descartáveis, até produtos de limpeza.

Dessa forma, o cliente vai se lembrar de outros produtos que precisa ter em casa e comprá-los de você. Essa diversificação do mix também pode ser ampliada para uma linha de produtos saudáveis, que têm atraído muita gente.

Você ainda pode fabricar pães e bolos integrais e fazer a associação com outros produtos da linha saudável. Por exemplo sucos, bolachas, farinha e produtos orgânicos.

A mesma dica é válida para padarias dentro dos supermercados. Outra boa oportunidade é fazer degustações ao vivo dessas receitas integrais, utilizando-se de ingredientes que a loja vende. Você vai unir o útil ao agradável.

Um olho nas vendas, outro nas tendências

Atrair cliente para a padaria também vai muito de encontro com o conhecimento que você e seus colaboradores adquirem e o quanto a loja se atualiza. Por isso o varejo precisa estar 100% antenado com as tendências de cada setor.

A padaria gourmet é uma delas e já era apontada como tendência ainda em 2015, mas está se consolidando no decorrer dos anos.

A boutique de pães, que também é especializada na produção de pães especiais e fermentação natural, é outro segmento em alta. Em época de delivery e hamburguerias artesanais, essa demanda cresceu muito e pode ser explorada na sua loja.

A venda de congelados e pré-assados tem sido crescente na pandemia. Pães, massas, demais produtos de panificação e até salgados e refeições prontas são formas de aumentar o fluxo de caixa.

Muitas panificadoras já têm um setor próprio de congelados para captar esse público que, nos tempos de home e school office, precisa preparar os lances de forma mais rápida.

Use e abuse da criatividade

Promover ações promocionais como festivais de receitas e produtos movimenta mais ainda as vendas. Quais produtos são o carro-chefe do seu negócio? Aproveite para criar alguma data mensal ou sazonal para explorar isso. Por exemplo: festival do bolo, do chocolate, festival do pão, do sanduíche natural…

Uma ação legal para se fazer também é montar kits de presentes ou cestas de café da manhã ou da tarde para ser opção para o seu cliente. Quem não tem tempo para comprar o presente de um amigo ou ente querido aposta em produtos alimentícios para celebrar a data.

E o melhor é que você pode divulgar essa opção para o cliente para receber pedidos sob encomenda. Assim, os produtos perecíveis não correm risco de se perderem na exposição e a cesta sai fresquinha da padaria.

Ter um espaço para consumo próprio, ainda que pequeno, vai ajudar e muito a não só atrair novos clientes para a loja, como fidelizá-los. Preocupe-se com a higienização do ambiente e faça da sua padaria um ambiente confortável para o consumidor.

É uma infinidade de oportunidades, você viu?! A dica mais importante é você conhecer bem o seu cliente, se aproximar dele nas redes sociais e presencialmente, e identificar quais são suas necessidades. Ou melhor: crie novas oportunidades para que ele queira comprar mais e mais de você.

Até a próxima!

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