Home Dicas Datas Especiais 7 dicas de como aumentar as vendas de uma loja no fim...
sacolas de compras nas mãos de uma cliente

7 dicas de como aumentar as vendas de uma loja no fim de ano

0
485

Todo fim de ano é a mesma coisa. Corre-corre no comércio e consumidores deixando as compras para última hora. Além disso, é o varejista se reinventando para trazer o cliente para dentro da loja. Diante desse cenário, como aumentar as vendas de uma loja?

Esse é o assunto de hoje e vamos fazer uma nova pergunta: vale tudo para chamar a atenção dos clientes? A resposta é não! Você precisa apostar em boas estratégias de vendas e marketing, sem “pesar muito na mão”.

Muitas campanhas acabam sendo exageradas e ocasionando o efeito reverso da estratégia. Ao invés de atrair as vendas, o varejista acaba afastando os clientes.

Considerando isso, hoje traremos algumas dicas de como aumentar as vendas de uma loja com foco no fim de ano de forma efetiva.

Vem com a gente!

Bons incentivos para vender no fim do ano

Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo são datas comerciais promissoras para as vendas de fim de ano. Algumas já aconteceram e esperamos que tenham sido um sucesso por aí.

O foco agora está no período natalino e as festas de Réveillon, que devem ser muito bem aproveitadas. É nessa época do ano que se concentra o maior faturamento do varejo em relação às demais datas comerciais.

Depois de um período crítico, a economia do país começa a dar sinais de um começo de estabilidade. Apesar das incertezas que surgem sobre a nova variante do coronavírus, o avanço na vacinação é positivo no Brasil e os indicadores econômicos são favoráveis

O setor estima um crescimento de cerca de 5% nas vendas deste ano em relação ao que o varejo faturou em 2020, primeiro ano da pandemia. Além disso, a expectativa aumenta com o pagamento do 13° salário dos trabalhadores e pagamento dos auxílios governamentais.

Incentivo para vender não falta. Agora, você só precisa fazer as apostas certas para conseguir chamar a atenção dos clientes para que eles escolham a sua loja para comprar e, o mais importante, que saiam satisfeitos dela.

Vamos, então, às dicas de como aumentar as vendas de uma loja para o fim de ano:

1. Trabalhe o atendimento on-line

O e-commerce e as redes sociais hoje são a principal vitrine para a maior parte do varejo brasileiro. A comunicação pelo ambiente virtual é instantânea e mais abrangente. É hora de focar no atendimento online.

Aproveite as ações de fim de ano para dar uma movimentada nas páginas da loja e fortalecer o atendimento ao cliente por esses canais. Divulgue ofertas, conteúdos atrativos e responda o mais rápido possível o contato feito virtualmente para tirar dúvidas ou dar sugestões.

Muitas vezes, esse atendimento on-line é o primeiro contato do cliente com a loja. Nem sempre ele vai concluir a compra no ambiente virtual. Porém, é lá que ele pode ter uma primeira boa impressão da sua loja. Então, não decepcione o cliente!

2. Aproveite o funcionamento especial

Apostar no horário especial de funcionamento é garantir que os clientes possam fazer as compras de fim de ano sem correria e sem ter que procurar a concorrência. Faça uma escala justa entre os funcionários para que nenhuma equipe fique sobrecarregada e para que nenhum cliente fique desassistido.

Veja na sua cidade qual a orientação das entidades representativas do comércio ou como as lojas vizinhas vão funcionar no período. É interessante definir uma padronização no horário de atendimento para não confundir o consumidor.

Para chamar ainda mais a atenção dos clientes, deixe visível no WhatsApp da loja, nas redes sociais e também na entrada, o horário de funcionamento para o fim do ano. Você pode até criar um conteúdo para deixar em evidência nas redes sociais esse horário de funcionamento especial. Informe o cliente!

3. Aposte na qualidade do atendimento

O fluxo de atendimento vai aumentar bastante em razão das vendas de final de ano. Nem por isso o atendimento deve deixar a desejar. O mais comum é que as empresas façam contratação temporária durante esse período, exatamente para dar conta da clientela.

Mesmo que não seja possível aumentar o quadro de funcionários por uma questão de orçamento, espaço da loja ou qualquer outra circunstância, há alternativas. A mais importante é sempre deixar o seu cliente muito à vontade.

Peça que ele aguarde um instante que em breve será atendido. Ofereça um café, uma água ou um local de espera até que você finalize o atendimento naquele momento. Valorize o cliente!

4. Tenha preços atrativos

mãos segurando um cifrão amarelo

Outra estratégia de como aumentar as vendas de uma loja no fim de ano é a promoção. Você precisa ter preços atrativos para que o consumidor sinta que comprar na sua loja trará benefícios a ele.

As ofertas de final de ano devem ser personalizadas e divulgadas amplamente tanto no espaço físico, como nas redes sociais da loja. Aproveite os produtos da época, seja qual for o seu canal de varejo, para tentar negociar com os fornecedores e repassar bons preços para o consumidor final.

Não se esqueça que somos o seu parceiro e estamos aqui para te ajudar nessa demanda de mix para o fim de ano. E vamos reforçar ainda que, ao se cadastrar no Martins.com.br, você ganha 10% de desconto na primeira compra.

Aposte ainda em boas estratégias de precificação para fazer brilhar os olhos do consumidor. Ter os cálculos bem definidos é a maneira mais assertiva de precificar sem sair no prejuízo. Atraia o cliente!

5. Facilite o pagamento

Para todo mundo, o fim do ano e o início do próximo costumam ser um período de muitos gastos, acabando por comprometer o orçamento familiar. É o pagamento de contas acumuladas, quitação de dívidas, pagamento de taxas e impostos, a matrícula escolar dos filhos, entre outras despesas rotineiras.

Você também é consumidor e sabe bem do que estamos falando, não é mesmo?! Nessas horas, é preciso se colocar do outro lado e facilitar para a clientela. Dê, então, boas opções de pagamento para o cliente.

Abra uma exceção agora e possibilite maior parcelamento sem juros nas compras de fim de ano, por exemplo. Tente dar algum percentual de desconto para as compras à vista, no débito, boleto ou transações eletrônicas instantâneas, como o Pix.

As condições de pagamento, por exemplo, também são aliadas nesse processo de como aumentar as vendas de uma loja. Então, facilite a vida do cliente!

6. Planeje bem o seu estoque

Uma campanha de final do ano sem planejamento de estoque pode se transformar em um verdadeiro tiro no pé. Imagine só: o cliente chega à loja na expectativa de comprar e não encontra o que ele precisa.

Ou pior: ele pega o último produto da gôndola e percebe que está danificado, sem ter direito à reposição, porque o produto também acabou no estoque. Situações como essas são desagradáveis em qualquer época do ano.

Tenha um bom gerenciamento de estoque para acompanhar todos os produtos e categorias da sua loja. Assim, será possível se antecipar e pensar rapidamente em um plano B para contornar a situação em caso de perdas e rupturas. Não deixe o cliente na mão!

Ah! E não se esqueça de apostar as fichas no mix sazonal. Conhecendo bem o seu público como você conhece, analisando as vendas dos últimos anos nesta época e o calendário sazonal para o seu segmento, não se esqueça de providenciar as compras dos produtos mais vendidos para a época.

Nessa lista entram alimentos e bebidas, eletroeletrônicos e perfumes e cosméticos. Observe ainda as tendências de mercado e aposte na compra e estocagem de produtos que darão um bom retorno financeiro para a loja.

Novidades também vão chamar a atenção dos clientes. Além disso, aposte nos itens tradicionais para as ceias de Natal e Ano Novo e na lista de presentes. Tudo isso entra no planejamento de como aumentar as vendas de uma loja para esse período.

7. Aposte em ações de marketing

Sabe a famosa expressão “quem não é visto não é lembrado”? Pois é. No varejo ela se aplica muito bem. A divulgação é a base para o sucesso de qualquer negócio.

Muitos lojistas deixam para concentrar os investimentos com publicidade nessa reta de final do ano com a garantia de ter um público maior na loja, já que estamos falando de uma das principais datas comerciais.

Realizar ações de marketing é uma grande aposta. E vai ser importantíssimo para chamar a atenção dos clientes para as vendas de fim de ano. Você precisa mostrar qual é o diferencial da sua loja e o que tem de vantagens para ele.

Crie anúncios patrocinados no Instagram e no Facebook da loja para aumentar o alcance da visibilidade da sua marca e, além disso, para prospectar mais e mais clientes que se encaixam no público-alvo da sua loja.

Faça também uma campanha direcionada para a loja física com brindes e sorteios de final do ano. Se for amplamente divulgada, com certeza os consumidores vão se sentir motivados a comprar mais.

O fim do ano 2021 tem tudo para ser promissor para sua loja. É só criar ideias e seguir nossas dicas de como aumentar as vendas de uma loja para que tudo dê certo.

E já que estamos falando em fim de ano, que tal ler sobre o que vender nesse período? E lembre-se que agora aumenta, e muito, a demanda por produtos descartáveis.

Boas vendas e até a próxima!