9 dicas de como aumentar as vendas de uma loja no fim de ano

Tempo de Leitura: 6 minutos
como aumentar as vendas de uma loja

Sumário

Os preparativos para o fim do ano no varejo sempre requerem um pouco mais de cautela. As expectativas costumam ser boas, mas é preciso apostar em ações certas para saber como aumentar as vendas de uma loja no período.

Trabalhar o público-alvo e o mix ao mesmo tempo pode ser desafiador. Em contrapartida, as ofertas de fim de ano precisam ser diferenciadas para atrair os consumidores para a loja. E no final das contas, ainda tem o orçamento que não pode exceder. 

O cronograma precisa ter bem delimitado os objetivos que o estabelecimento pretende alcançar com as vendas de fim de ano. Também é importante pensar qual mensagem quer deixar para os clientes nessa reta final.

Incentivos de como aumentar as vendas de uma loja

Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo são datas comerciais promissoras para as vendas de fim de ano. Algumas já aconteceram e esperamos que tenham sido um sucesso por aí.

O foco agora está no período natalino e as festas de Réveillon, que devem ser muito bem aproveitadas. É nessa época do ano que se concentra o maior faturamento do varejo em relação às demais datas comerciais.

Quer um incentivo a mais? Conforme pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 36% dos trabalhadores devem usar o 13º salário para compras de presentes de Natal. Agora, você só precisa fazer as apostas certas para conseguir chamar a atenção dos clientes para que eles escolham a sua loja para comprar e, o mais importante, que saiam satisfeitos dela.

Vamos, então, às dicas de como aumentar as vendas de uma loja para o fim de ano? É o que vamos te contar agora em 9 sugestões que preparamos especialmente para você.

1. Na maré das vendas

O lojista que surfa na maré do bom momento de vendas fecha o ano no azul. Natal e Ano Novo vêm precedidos de ações como o Dia das Crianças, a Black Friday e a Cyber Monday, que também já falamos por aqui.

Isso quer dizer que o maior faturamento do varejo se concentra no último trimestre do ano. Muitos consumidores que se planejam financeiramente, já se preparam para os gastos. O varejo só precisa dar o devido direcionamento a eles.

Como fazer isso? Com boas ações! Direcione a comunicação da sua campanha de fim de ano, por exemplo, para o 13º salário ou para as últimas parcelas dos auxílios governamentais. Mostre que na sua loja esses recursos serão muito bem aproveitados em benefício do cliente.

2. Geração de leads

Para que sua campanha tenha sucesso, paute-se também em gerar novos leads para o seu negócio. Esses leads acabarão se tornando potenciais clientes para o fim de ano de vendas.

No marketing, a geração de leads é o ponto de partida do interesse de um possível cliente na sua loja e nos seus produtos. Por meio de um contato inicial, como telefone ou e-mail, você pode começar a estreitar o relacionamento com ele. 

Só que você precisa oferecer algo em troca dessa parceria. Faça cupons de desconto ou garanta outras vantagens a ele durante as vendas de final de ano. Assim, o lead facilmente será transformado em um cliente fiel.

3. Ações de marketing potencializam o negócio

A concorrência no varejo durante o fim do ano costuma ser muito desleal. São inúmeras ofertas e campanhas simultâneas brigando pela preferência do consumidor. O que você puder usar de recursos a seu favor, use.

Barato e eficiente é recorrer às ações de marketing. Invista em comunicação visual para a sua loja e também no ambiente online. A publicidade, por menor que seja, pode ser um grande diferencial para a marca. 

Faça anúncios patrocinados nas redes sociais para aumentar o alcance da marca. O Instagram e o Facebook são pioneiros nesse quesito. Fortaleça a imagem da sua loja no ambiente virtual!

Outras apostas em ações de marketing que têm tudo a ver com a época:

4. Personalize a loja exclusivamente

A decoração da loja física pode e deve sair do trivial. As fachadas e as prateleiras, ao menos, precisam remeter ao clima da sazonalidade. Cores, sons e cheiros que possam despertar memórias afetivas nos consumidores.

Dê um tom de exclusividade na personalização. Se possível, faça uma decoração interativa. Abra enquetes para que os clientes escolham o que não pode faltar na decoração do comércio nesta época.

Para sair do “Papai Noel e os duendes”, aposte em personagens diferenciados para despertar a atenção da criançada, mas dentro do clima do Natal. Pense só, um Homem-Aranha vestido a caráter natalino? A criançada ama um super-herói, por que não dar uma incrementada?

Você também pode pensar em transformar a loja em um ambiente temático como a casa do Papai Noel, o polo norte, a casa dos ursos de Natal etc. Converse com seus decoradores parceiros e veja o que pode ser feito para que a sua decoração fuja do trivial.

5. Dê dicas de presentes aos clientes

Pessoa segurando pacote de presente com os braços estendidos, como se o oferecesse a quem está do outro lado da tela.

Outra forma de aumentar as vendas de uma loja no fim do ano é trabalhar uma lista de sugestões de presentes. O cliente já está na loja, quer ganhar tempo e ter praticidade, então facilite para ele.

Mostre que na sua loja pode haver presentes para todos os perfis e gostos com um precinho especial para o cliente fiel. Divulgue essa mesma lista de sugestão nas páginas virtuais da loja. Dê ainda dicas de como ele pode comprar. Por exemplo:

6. Reforce o atendimento online

Como estão os atendimentos dos canais online da sua loja? Essa é uma oportunidade e tanto para que você fortaleça sua imagem virtualmente oferecendo um atendimento de qualidade ao cliente onmichannel também. 

Use os recursos gratuitos que o WhatsApp Negócios tem à disposição para ajudar você a melhorar seus atendimentos pela plataforma. Mensagens de texto automáticas, catálogo de produtos, lista de transmissão para divulgar ofertas etc.

Não esqueça de responder os clientes o mais rápido possível, seja para tirar dúvidas ou quando ele der sugestões para melhorar o negócio. Todo contato do cliente é sempre muito bem-vindo, mesmo quando se trata de alguma reclamação, combinado?

Esses canais requerem uma atenção maior, porque, muitas vezes, é por meio deles que os novos clientes costumam fazer o primeiro contato com a loja. Convertê-los em consumidores da marca é um desafio que só você e sua equipe podem concretizar.

7. Atendimento especial de fim de ano

Veja qual a recomendação das entidades representativas do comércio na sua cidade para manter o horário de funcionamento especial de fim de semana. Se adeque a ele ou faça o seu próprio funcionamento a fim de atender a clientela. 

A extensão do horário de atendimento é uma forma de atrair clientes que queiram fazer as compras com mais tempo e facilidade, fora do trivial horário comercial. Para isso, você precisa contar com uma escala justa para os colaboradores a fim de evitar sobrecarga.

Se for possível, aposte na contratação de colaboradores temporários para ajudar na loja neste período de alta demanda. Deixe visível a divulgação do horário especial para que os clientes não tenham dúvidas.

8. Trabalhe preços atrativos

Para ser competitivo, você precisa ter preço. Trabalhe com ofertas especiais para o fim de ano. Faça boas negociações com os seus fornecedores e reveja o estoque para ver o que dá para relançar em promoção.

Por falar em fornecedores, conte com o Martins.com.br para receber boas vantagens no mix de Natal e Ano Novo. Ao se cadastrar na plataforma, você ainda tem acesso a oportunidades únicas da primeira compra.

Aproveite para apostar nas estratégias de precificação para agregar mais valor aos seus produtos e para a sua campanha de fim de ano. Mas antes, refaça os custos e tenha um planejamento muito bem calculado para não ficar no prejuízo.

9. Formas diferenciadas de pagamento

O fim do ano representa aumento de gastos para a maior parte das famílias brasileiras e, qualquer fôlego nas contas, pode ser um alívio no orçamento familiar. Tenha isso em mente para oferecer diversas formas de pagamento ao cliente.

A facilitação do pagamento é o diferencial para muitos consumidores na hora de escolher onde fazer as compras. Garanta, então, que o seu cliente possa pagar da forma como ele preferir e ofereça os recursos disponíveis para isso.

Aumente os parcelamentos sem juros no cartão, mas também dê um bom desconto para quem for preferir as compras à vista. Os pagamentos por boletos, contas digitais e pelo próprio Pix também são essenciais neste momento.

Adeus, Ano-Velho!

E antes de finalizarmos o artigo de hoje, tenha em mente que antes de pensar em como aumentar as vendas de uma loja no fim do ano, é preciso pensar em se planejar. Colocar no papel, antes de colocar em ação.

Comece pelo estoque, depois pelos objetivos palpáveis que você deseja alcançar e finalize com as compras e as ações de marketing. Outra dica é ficar atento às tendências de mercado e do seu segmento de varejo.

Veja qual mix sazonal cabe melhor na sua loja: alimentos e bebidas, eletroeletrônicos e perfumes e cosméticos. Tudo que for novidade é um atrativo a mais para o cliente se interessar em comprar na sua loja.

Com qualidade de atendimento e planejamento estratégico, não temos dúvidas de que as vendas de fim de ano da sua loja serão um sucesso. É para dar adeus ao Ano-Velho e começar o próximo ano com o pé direito!

Boas festas e até a próxima!

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