No dia a dia, o varejista sabe bem como funciona o ticket médio e as vantagens dele para os lucros. O que talvez nem todos saibam é como aumentar o ticket médio em datas comemorativas.
Cada data sazonal vem acompanhada de uma expectativa para aumento do ticket médio das vendas. E o grande desafio é saber como lidar com as métricas certas para alcançar ou, por que não, superar essas expectativas.
O período de vendas de final de ano é uma ótima oportunidade para validar esse cálculo e registrar resultados lá em cima, para fechar o caixa no azul.
Por isso, no nosso bate-papo de hoje vamos te mostrar como você pode faturar mais em datas comemorativas e como aumentar o ticket médio das suas vendas.
Boa leitura!
Passo a passo de como aumentar o ticket médio
Impossível tocar no assunto vendas + faturamento, sem mencionar o termo ticket médio, que é basicamente o valor médio gasto pelo consumidor nas compras. Quer saber como aumentar o ticket médio nas datas comemorativas?
Vamos trazer um passo a passo em forma de seis dicas para essas datas, porque são nelas que você vai ter uma margem maior para impulsionar as vendas, focando em aumentar o ticket médio. Acompanhe:
1. Personalize a estratégia
O ticket médio é considerado uma das métricas-chave para avaliar o sucesso das vendas em datas celebrativas como o Natal, Ano-Novo, Dia das Mães, dos Pais etc.
Mas é de grande importância você ter a consciência de que cada público é único. Nem sempre vai ajudar você copiar uma ideia de um concorrente direto seu. As estratégias de vendas precisam ser exclusivas.
Para isso, você vai precisar conhecer bastante o seu cliente para conseguir aumentar o ticket médio e alcançar os resultados que você deseja naquela sazonalidade. Seja criativo na medida certa e aposte naquilo que já deu certo em outras ações promocionais.
2. Foque nas análises
Considerando a etapa anterior de dar exclusividade para as estratégias de vendas, você vai precisar dar uma ênfase maior nos tipos de análise que o ticket médio proporciona. Resgate as datas anteriores para ver quais métricas os seus clientes se identificaram mais.
Leve em consideração o valor de venda do produto, o tempo investido, a mão de obra e, claro, o perfil de consumo.
Uma estratégia que costuma dar muito certo é a venda cruzada de itens que se relacionam. Monte combos especiais e pacotes de produtos que estimulem o cliente a querer gastar mais, despertando nele a consciência de que sairá em vantagem com a compra.
3. Explore o mix
É a hora de dar uma boa analisada no seu armazém e no seu estoque. Tem sortimento? O mix é variado e diversificado? Uma maneira de aumentar o ticket médio em períodos sazonais e ampliar o mix.
Parece meio óbvio, né? Só que nem sempre loja com uma quantidade absurda de produtos quer dizer negócio lucrativo. É preciso ter muito o que vender, mas, sobretudo, saber vender, como vender e para quem vender.
Faça uma análise de novas categorias que possam ser agregadas à loja. E na hora de precificar novos produtos, pense no custo que você terá para atrair a clientela para comprar esses itens.
4. Defina o valor agregado x valor percebido
Por falar nisso, um método crucial em como aumentar o ticket médio é saber mensurar o valor agregado e o valor percebido dos produtos vendidos.
Considerando que o valor agregado é tudo aquilo que gera valor ao seu produto, que resulta no preço dele, e o segundo o feedback do cliente em relação ao produto, defina todo o investimento envolvido.
Em seguida, faça a comparação desse investimento com o que foi gasto pelo cliente na compra. Importante: o ticket médio deve sempre oferecer margem de lucro para o lojista.
Essa métrica vai te ajudar a identificar um parâmetro de lucratividade que cada consumidor gera para a loja.
5. Melhore a experiência
Você pode estar com tudo em dia: um mix completo, uma estrutura impecável, ótima campanha de marketing. O problema é que se não tiver a satisfação do cliente, cai tudo por terra.
Para aumentar o ticket médio das suas vendas, você vai precisar investir no aumento das taxas de satisfação dos clientes com o seu atendimento e todo o processo da venda. Cliente insatisfeito não volta e nem indica a marca.
E para te ajudar a melhorar a experiência dos clientes, aí vão alguns recursos de sugestão para aplicar na sua loja:
- Fazer pesquisa de satisfação;
- Implementar ações de pós-venda;
- Criar programa de fidelidade, como cashback;
- Oferta de brindes e cupons de desconto;
- Frete grátis para compras mais altas.
6. Aplique técnicas de upselling
As técnicas de upselling vão te ajudar a oferecer aos seus consumidores produtos de maior valor ou complementares à compra principal. Em datas comemorativas, a possibilidade de identificar esses itens é grande!
É um bom momento para explorar produtos de selo premium ou edições especiais de determinadas marcas que possam aumentar o ticket médio, agregando valor à experiência de compra do cliente.
Como calcular o ticket médio
Esse tema já foi amplamente abordado por aqui e não custa a gente reforçar o conteúdo, não é mesmo? Você já viu que o ticket médio é um indicador que auxilia no planejamento e na estimativa de vendas.
Agora, vamos repassar como calcular a métrica por cliente e por compra em datas celebrativas do varejo. Veja só, resumidamente:
- O ticket médio por cliente você vai calcular considerando o valor total de entradas na sua loja durante o período da ação, dividindo pelo número de clientes.
Exemplo: Na Black Friday, o seu supermercado recebeu o total de R$ 800 mil em vendas. Essas compras foram feitas por 8 mil clientes. O ticket médio por cliente foi algo em torno de R$ 100.
- Já no ticket médio por compra você vai pegar o valor total de entradas na loja dividido pelo número de compras efetuadas.
Exemplo: Se no mesmo período você vendeu R$ 800 mil para 8 mil clientes, que compraram 12 mil vezes: o ticket médio por compra foi de R$ 66.
Clique aqui e saiba mais sobre o que é ticket médio e qual a sua importância nos negócios? Tem mais conteúdo no blog e mais dicas para te ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.