Saiba como calcular a margem de lucro e ter resultados

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Saiba como calcular a margem de lucro e ter um ótimo faturamento

Sumário

Você sabe como calcular a margem de lucro das mercadorias e do seu negócio? Acompanhar de perto quanto você está lucrando com as vendas é muito importante para identificar o desenvolvimento da sua loja.

O cálculo da margem de lucro te leva a números reais do faturamento e comprova se você está ou não no caminho certo dos resultados que pretende alcançar perante o mercado.

O “porém” é que nem sempre os lojistas sabem como calcular a margem de lucro corretamente. Com isso, acaba esbarrando em uma precificação prejudicial para as vendas de uma determinada categoria.

De erro em erro, o rombo no final das contas pode ser grande e inesperado. A seguir nós vamos conversar sobre como calcular a margem de lucro de forma bem didática para te ajudar a analisar item por item, categoria por categoria. 

Tudo pronto para embarcar no assunto de hoje? Então vem com a gente!

Compreendendo a margem de lucro

Antes de exemplificarmos como calcular a margem de lucro, vamos entender sobre o que estamos falando com um breve resumo. A fórmula é simples: lucro bruto / receita total = margem de lucro. 

  • Lucro bruto é a diferença entre o faturamento com as vendas dos produtos e os custos empresariais.
  • Receita total é a soma de todas as receitas geradas pela loja no período de análise
  • Margem de lucro é o percentual resultante da relação entre o lucro bruto e a receita total. Ou seja, esse percentual do preço do produto vai ser o lucro do negócio quando o item for vendido. 

Vamos conseguir chegar a essa margem depois de abatidos todos os custos que o seu negócio teve, como os impostos sobre mercadorias e serviços, custos com telefone, energia e outras despesas administrativas da loja. 

Margem de lucro na prática

Vamos agora à prática de como calcular a margem de lucro começando pelo cenário macro da empresa. Se você quer saber qual a margem de lucro da sua empresa, de uma forma em geral, é preciso considerar um período específico de análise

Você vai somar o faturamento de todo esse período e depois subtrair tudo o que foi gasto com custos operacionais, serviços e etc naquele mesmo período. Você tem tudo anotado ou sistematizado, certo?

Calcular a margem de lucro vai depender dessa organização de informações e de um bom planejamento financeiro da loja. 

Enfim, após você fazer essa soma e subtração vamos chegar a um cenário real de lucro que você tem com a sua loja. Por exemplo:

No mês de maio você faturou R$ 30 mil e em junho R$ 20 mil. Considerando o bimestre de vendas, a sua mercearia faturou R$ 50 mil, mas você teve despesas de R$ 18 mil neste mesmo período. 

Logo, estamos dizendo que a sua receita total é R$ 50 mil, enquanto seus custos foram R$ 15 mil. O lucro que você obteve no bimestre foi de R$ 32 mil. Portanto a sua margem de lucro foi de 64%.

Você entendeu a conta que fizemos acima para chegar à margem de lucro no bimestre analisado? Pegamos o lucro bruto da loja, dividimos pela receita total e depois multiplicamos o resultado por 100 para chegar ao percentual da margem de lucro:

  • R$ 32 mil / R$ 50 mil = 0,64 x 100 = 64% de lucro

Como calcular a margem de lucro de um produto

Pessoa digitando números em computador. Ao fundo, um escritório desfocado.

A margem de lucro deve ser feita também para cada produto, de forma que você consiga identificar quais são as mercadorias de maior lucratividade para a sua loja. 

Esse filtro vai poder te ajudar a alinhar as melhores estratégias de vendas para essas categorias e poupar esforço, tempo e dinheiro com aquelas que são mais inexpressivas para o faturamento.

Preste atenção no exemplo de como calcular a margem de lucro de um produto comercializado:

Sua loja de eletrodomésticos acabou de vender uma SmarTV por R$ 4.000. A preço de custo, ela saiu R$ 3.000 para você, logo, seu lucro será de R$ 1.000 com a venda. Assim o cálculo fica:

  • Preço do produto ao consumidor final: R$ 4.000
  • Custos do produto: R$ 3.000
  • Lucro: R$ 4.000 – R$ 3.000 = R$ 1.000
  • Margem de lucro: R$ 1 mil / R$ 4 mil = 0,25 x 100 = 25%

Outro exemplo

Pegamos agora outro exemplo, dessa vez o macarrão instantâneo que costuma ter uma ótima rotatividade no varejo alimentar, sendo um dos itens mais vendidos. Suponhamos que ele está sendo vendido a R$ 3,58 a unidade, mas ele custou R$ 2,89 para o lojista.

  • Preço: R$ 3,58
  • Custos: R$ 2,89
  • Lucro: R$ 0,69
  • Margem de lucro: 19,2%

A margem de lucro ficou um pouco abaixo dos 20% que muitos lojistas, em média, almejam para as vendas. Nesses casos, a tática é jogar a margem um pouquinho mais para cima e fazer uma nova precificação da mercadoria.

Por se tratar de um produto que vende muito, tudo bem jogar o preço mais acima. Só não podem ser valores abusivos, porque o Código de Defesa do Consumidor resguarda os consumidores e os órgãos fiscalizadores estão de olho nisso.

Além disso, se você tiver um produto que vende menos também tem a opção de reduzir um pouco mais a margem de lucro dele para tentar vender a preços menores. É o que acontece nas temporadas de liquidação. 

Como calcular a margem de lucro antes de precificar?

Essa é uma pergunta que a gente vê muito por aí, principalmente quando se trata de produtos novos no estoque na loja. Nesses casos, o ideal é o que chamamos de fórmula Markup. Estranho nome, né? Mas vamos te explicar como calculá-la.

Em regra, a fórmula do Markup funciona exatamente assim:

100 / 100 – [DF + DV + LP]  x preço de custo do produto

  • O primeiro 100 é a porcentagem total do preço do produto
  • O segundo 100 estabelece a porcentagem dos índices abaixo:
  • DF é o percentual de despesas fixas em valor absoluto (se for 10% ou R$ 10, use 10)
  • DV é o percentual de despesas variáveis em cima do produto aproximadamente (idem acima);
  • LP é a sua margem de lucro pretendida.

Exemplo:

O produto que você vai vender custa R$ 90 e que você identificou os seguintes valores: DF = R$ 20; DV = R$ 30; LP = 20%.  

Temos então: 100/ 100 – [20 + 30 + 10] = 2,5.

Para atingir seu Markup, calcule o preço de custo (R$ 90,00) x 2,5. O resultado é 225. Então, para ter um lucro de 10% sobre um produto que você compra a R$ 90, você deve vendê-lo a no mínimo R$ 225.

Cautela e bom senso

Calcular a margem de lucro nos negócios e sobre as mercadorias vendidas é uma prática diária do varejo. Além disso, deve ser feita com cautela e considerando o bom senso para que o consumidor não ache que você esteja levando vantagem, no sentido pejorativo da expressão.

O lucro sem dúvidas é que leva à prosperidade da loja, mas ele deve ser adquirido com base em uma margem de lucro honesta e justa. Saber como calcular a margem de lucro é colocar a sua marca em alta competitividade no mercado, sem prejuízos às finanças.

Agora que você já está um expert nos cálculos de margem de lucro, aproveite mais um conteúdo do FalaMart sobre as principais técnicas de precificação de produtos

Até a próxima!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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