Conversas durante o atendimento são muito importantes para a realização da venda, porém, não são o suficiente para conhecer e definir os perfis de cada cliente que frequenta a loja. Conhecê-los a fundo é tarefa primordial para qualquer varejista que busca por clientes fiéis. Características pessoais como idade, renda, profissão e interesses diversos são ideais para aprimorar a experiência e a relação do consumidor com o comércio, pois será mais fácil desenvolver ações que tenham sentido para o público e até melhorar o atendimento.

Conversation

Essas informações, por serem pessoais, precisam constar em um cadastro do cliente, que pode ser feito por e-mail ou por consultas no banco de dados da própria loja. O ideal é aproveitar o cadastro tradicional não apenas como uma coleta de dados, mas para diferenciar o consumidor, afinal, cada cliente é único, possui gostos e hábitos diferentes.

Como-atender-clientes 1

A partir dos dados recolhidos é possível traçar perfis semelhantes. Até mesmo os ítens que o consumidor comprou podem indicar muito sobre ele e revelar possíveis interesses para uma próxima compra. Adicione na ficha tudo aquilo que considerar relevante, podendo variar entre grau de escolaridade, hobbies, assuntos que despertam o interesse, entre outras informações relevantes.

Depois disso, a intenção é tornar ainda mais específico, descobrindo questões diretamente relacionadas ao varejo como, por exemplo, a forma que prefere ser atendido, se valoriza atenção total do vendedor ou gosta de ter mais autonomia, por quais seções tem interesse maior e diversas outras possibilidades que podem ajudar o lojista nessa sondagem de público.

O trabalho de conhecer o cliente é mais que um amontoado de dados. É de extrema importância se usado de forma a aproximar o consumidor, que ao receber uma atenção especial, voltada para suas intenções e interesses pessoais, vai se identificar mais fortemente com a loja, frequentando-a com mais entusiasmo e mais disposto às compras.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.