Home Destaque Como começar no varejo? +2 segredos que ninguém nunca te falou
portão de madeira com placa verde afixada com a palavra OPEN

Como começar no varejo? +2 segredos que ninguém nunca te falou

0
282

Como começar no varejo? Para muitos, digitar essa pergunta nos serviços de busca é o primeiro passo rumo a uma mudança de carreira em que se deixa de ser assalariado para, enfim, se tornar um empreendedor.

 

Muito se fala sobre empreendedorismo, mas sempre de maneira abstrata, com mais motivação do que a prática. Atualmente, ter um negócio próprio é o terceiro maior sonho dos brasileiros segundo a Global Entrepreneurship Monitor, ficando atrás somente de viajar pelo país e ter uma casa própria – mas é preciso ir além do sonho.

Se você chegou aqui depois de pesquisar “como começar no varejo?”, a boa notícia é que você fez a pergunta certa. Essa é só a primeira dentre uma série de questões ao longo do caminho do empreendedor, e é sobre elas que vamos falar hoje.

A seguir, te conto alguns segredos de como começar no varejo que só quem tem décadas de experiência, como nós aqui no Martins, pode compartilhar. Pronto para mudar de vida?

portão de madeira com placa verde afixada com a palavra OPEN

Como começar no varejo: planejamento é a alma do negócio

Como tudo na vida, devemos começar do começo. No mundo empresarial, “começo” é sinônimo de plano de negócios, documento em que você registra os objetivos da sua futura empresa para depois detalhar todos os passos que devem ser cumpridos para chegar lá.

Suponhamos que você queira começar uma farmácia através de um aplicativo para atender a cidade inteira com medicamentos, cosméticos e produtos de cuidados pessoais com entrega rápida 24h – esse é o objetivo. O que você deve fazer a partir dele é o que chamamos de plano de negócio, que traduz tudo em estratégias, metas e números.

Se você está achando complicado, não precisa se assustar. Essa parte é difícil mesmo, por isso aconselho que você busque ajuda de profissionais. Aqui no FalaMart meu objetivo é te mostrar o caminho de como começar no varejo, mas um blog é um espaço muito limitado para dar conta de uma etapa tão importante.

É para isso que existem instituições como o SEBRAE, que oferecem todo o amparo técnico e teórico para te ajudar nos primeiros passos. Dá pra aprender muita coisa online, olha só!

Como escolher o melhor ponto?

Com o plano de negócios pronto, é hora de escolher o melhor local para o ponto de vendas. Nesse momento, é preciso levar alguns fatores em consideração além do preço do aluguel e o tamanho do espaço.

A localização deve estar no topo das suas prioridades, já que ela é determinante para o fluxo de pessoas e, consequentemente, o movimento de clientes. Do que adianta investir em um ponto de vendas inovador no meio de um bairro residencial, com pouco acesso via transporte público?

É por isso que certos setores da cidade são muito mais valorizados que outros, e para quem está aprendendo como começar no varejo pode ser mais vantajoso alugar um ponto já conhecido.

escritório vazio

Passa-se o ponto

Já viu uma placa dessas na rua? O que ela anuncia é um acordo que chamamos de trespasse. Significa que você pode assumir um ponto comercial que já existe, se apropriando não só do estabelecimento, mas também dos equipamentos, conhecimento e procedimentos internos, mobiliário e até a equipe..

Antes de fechar o acordo, é importante avaliar bem o histórico de faturamento, a situação fiscal e outros pontos que revelam a saúde financeira do negócio. Assim você não corre o risco de assumir uma empresa com dívidas e outros problemas.

É melhor que esse processo de passar o ponto seja feito com o auxílio de um advogado e um contador devido à complexidade da transação e a necessidade de fazer um registro na junta comercial local.

Como montar uma equipe?

Além de um contador e um advogado, quem busca como começar no varejo também vai precisar montar o próprio time. A quantidade de colaboradores e a responsabilidade de cada um serão determinadas pelo perfil da empresa – pode ser que seja só você e mais duas pessoas, mas também pode ser que sua equipe ocupe o andar inteiro.
O processo de contratação se divide em três etapas: anúncio da vaga, entrevistas e treinamento.

Se não quiser ter muito trabalho para encontrar profissionais qualificados, o melhor é contratar uma agência de recrutamento, que fará todo o processo – mas essas empresas cobram uma mensalidade que deve ser levada em conta na decisão.

Caso opte por fazer a seleção por conta própria, os bancos de empregos e jornais locais estão aí para te ajudar. Redes sociais como Facebook e LinkedIn também vem sendo cada vez mais utilizadas com esse propósito, e, dependendo do cargo, são os melhores espaços para anunciar suas vagas.

uma mulher em pé e duas mulheres sentadas olhando para notebook aberto apoiado sobre mesa

Entrevista e treinamento

Pode ser que você aí pesquisando como começar no varejo não tenha muita experiência em estar do outro lado da mesa, como a pessoa que faz o recrutamento. Para esse tipo de serviço também existem profissionais que podem te ajudar, como um gerente de recursos humanos que provavelmente fará parte do seu time também.

Mas o segredo de uma boa entrevista está em saber fazer as perguntas certas para conhecer o candidato e também testar suas habilidades. Aqui no FalaMart você encontra algumas sugestões!

Por mais qualificados que sejam os colaboradores, não dá para abrir mão de fazer um treinamento antes de começar. Nesse período eles devem estar acompanhados de um funcionário mais experiente e receber supervisão ao realizar as demandas diárias.

Como divulgar o novo negócio?

Depois de todo esse trabalho, é hora de colocar seu empreendimento na boca do povo. Como começar no varejo demanda muitos investimentos logo de cara, não tem problema optar por uma estratégia de divulgação mais simples para a inauguração.

Carros de som anunciando a loja pela região combinado a algumas estratégias de marketing digital já são um excelente começo. Assim você fisga quem está passando na rua e também apresenta a nova marca para consumidores interessados a partir das ferramentas de segmentação de serviços como o Google Ads.

pessoas paradas em fila na porta de loja

Como escolher fornecedores?

Percebeu que estava faltando alguma coisa, né?

Até quem não entende nada sobre como começar no varejo sabe que a escolha dos fornecedores é uma etapa crucial nesse processo. O fornecedor vai determinar boa parte dos seus custos fixos, além de ser responsável pela qualidade dos produtos e até da logística, já que a rapidez da entrega faz toda a diferença na gestão de estoque.

Mas quem escolhe o Martins logo de cara não encontra dificuldade nenhuma ao começar um negócio. Além da garantia de qualidade que só quem está há décadas no mercado pode oferecer, nós temos todos os benefícios para te ajudar a vender sempre mais barato, como frete grátis e cashback em todas as compras.

Acesse Martins.com.br e veja só o que podemos fazer por você!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.