Saber como conferir mercadoria é parte da gestão de uma loja que parece desafiadora, mas é essencial para que um ambiente produtivo e eficiente seja parte de seu estabelecimento. Uma das dificuldades de muitos lojistas, especialmente de pequeno porte, é dedicar tempo e dar os passos corretos durante o processo para que tudo funcione bem.
Você e seus colaboradores já conferem toda a mercadoria e sabem como essa atitude afeta a produtividade da loja? É importante refletir sobre isso. Já que uma conferência feita da maneira correta mantém sua loja mais rápida, com os produtos certos em destaque para os clientes e evita o desgaste e o tempo necessário para conferência posterior, ou seja, evita que faltem produtos ou que eles estejam em local errado.
Vamos lá! O primeiro passo é separar a tarefa em duas fases: a conferência inicial quando a mercadoria chega em sua loja e a checagem dos detalhes antes de colocá-los em estoques e prateleiras.
A hora em que a mercadoria chega
Como gestores de lojas têm muitas tarefas e pouco tempo, desenvolvemos um passo-a-passo prático de como conferir a mercadoria no seu estabelecimento.
Espaço dedicado a mercadorias que chegam
É claro que ter caixas de mercadorias espalhadas por corredores ou nos cantos da loja não ajuda nem o cliente nem o lojista, certo? Além de atrapalhar o fluxo de circulação, mistura mercadorias novas com estoque estabelecido. Você consegue registrar o que entra em sua loja de forma mais eficiente, marcando datas e quantidades de mercadorias entregues se tem uma separação correta.
Para estabelecer essa separação, é preciso ter um espaço dedicado para a chegada de caixas e pallets com seus produtos. O ideal é que seja um espaço aos fundos da loja, para não ser visível aos clientes, mas, o essencial é que exista uma diferenciação dessa área para a área do estoque já contabilizado.
Cheque as notas fiscais
Para ter certeza que o pedido entregue está correto, é importante ter ciência de como conferir mercadoria na nota fiscal. Compare os registros de pedido feitos (tenha isso sempre guardado) com a nota que o entregador traz. Assim, você tem certeza de que a quantidade de produtos entregue está correta, a validade (caso conste) e ainda pode anotar datas de entrega.
Uma dica bônus: faça essa parte do processo enquanto o entregador ainda está presente. Dessa forma, se houver qualquer discrepância ou questão, você recusa as entregas ou entra em contato o distribuidor. Assim, evita o transtorno de ter que devolver produtos ou ter que pedir novamente produtos faltantes.
Confira os detalhes da mercadoria
Agora que a mercadoria já está em seu estabelecimento, é hora de conferir com maiores detalhes. Isso significa que, agora que você já sabe a quantidade de produtos que tem, deve checar seu estado e sua regularidade antes de adicioná-lo às gôndolas.
Verifique as condições
Pegue a lista de produtos encomendados e confira o estado em que eles chegaram. A primeira parte é notar se há violações na caixa ou em qualquer outra embalagem. Isso pode ser sinal de adulteração ou até de roubos ou perdas de mercadoria. Uma prática necessária é reportar ao distribuidor caso haja alguma discrepância.
Outro fator importante ao que você deve se atentar ao otimizar seu processo de como conferir mercadoria é checar os códigos de barras. Muitas vezes, os produtos têm versões similares que podem ter sido entregues erroneamente. Você deve comparar os códigos de barras do pedido com os da mercadoria para ter certeza de que é o mesmo produto, principalmente se comercializa muitos da mesma categoria, como alimentos industrializados ou eletrônicos.
Como conferir mercadoria beneficia sua loja
Como você pode ver, aprender a organizar seu estoque desde a chegada da mercadoria só traz benefícios! No início parece complicado começar a otimizar esse processo, mas tê-lo organizado ajuda a garantir que haja menos perdas, menos bagunça no estoque e que você saiba sempre onde tudo está. É bom pra todo mundo!
Outra vantagem é que ter o registro do que chega e de como isso é contabilizado ajuda a gerenciar a loja de forma geral, já que funciona também como controle de compras e que pode ser comparado com as vendas. Assim, você nota padrões e sabe quais as melhores datas para encomendar cada item de seus distribuidores e evita que o estoque fique parado ou que faltem coisas de que seus clientes precisem.
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