Há diferentes níveis de investimentos em clientes que definem o relacionamento com seu cliente.

 

–              Marketing básico: o vendedor simplesmente vende o produto

–              Marketing reativo: o vendedor vende o produto e encoraja o cliente a ligar caso haja dúvidas, comentários ou queixas

–              Marketing responsável: o vendedor liga para o cliente para verificar a sua satisfação. É pedido ao cliente que dê sugestões de melhoria. Quais as possíveis decepções. A empresa questiona o comprador para melhorar continuamente seu produto.

–              Marketing pró-ativo: O vendedor entra em contato com o cliente para informar sobre novos produtos ou melhorias

–              Marketing de parceria: a empresa trabalha continuamente com o cliente para descobrir meios para alcançar melhor desempenho.

 

O marketing de relacionamento depende do número de clientes e da margem de lucro.

 

Há algumas ferramentas de marketing que podem ser usadas para desenvolver vínculos mais fortes com clientes, assim como um nível de satisfação mais alto.

 

1-            Acréscimo de benefícios financeiros

 

–              Marketing de frequência: oferecer recompensas para clientes que compram com frequência e ou grandes quantidades (20% de seus clientes podem representar 80% de seus negócios)

–              Marketing de clubes: programas associativos afim de aproximar mais o cliente da empresa. (associações abertas x associações de acesso limitado)

 

 

2-            Acréscimo de benefícios sociais

 

O trabalho é desenvolvido para aumentar seus vínculos sociais com clientes, individualizados e personalizados.

 

–              Os clientes podem ser anônimos para a instituição; os clientes preferenciais não podem ser anônimos.

 

–              Os clientes são atendidos como parte de um todo, ou como parte de segmentos maiores; os clientes preferenciais são atendidos de maneira individual (…)

 

–              Os clientes são atendidos por qualquer funcionário; os clientes preferenciais são atendidos por funcionários a eles designados.

 

3-            Acréscimo de vínculos estruturais

 

A empresa poderá oferecer equipamentos especiais ou links de computadores que auxiliem os clientes a gerenciar seus negócios.

 

Lucratividade de clientes: o teste definitivo

 

Clientes pequenos x clientes médios x clientes grandes

 

Atendimento a todos os clientes e atendimento de todas as suas exigências.

O cliente lucrativo é aquele que rende um fluxo de receita que excede por margem aceitável o fluxo de custo de atração, venda e atendimento da empresa relativo a ele.

Quanto maior for a capacidade de criação de valor da empresa, mais eficiente serão suas operações internas, e quanto maior sua vantagem competitiva, maiores serão seus lucros.

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Que bom que gostou, Adriano! Nossos conteúdos são publicados diariamente e nosso objetivo é, muito mais que fazer parte do dia a dia do lojista, ajudá-lo a vender mais.

    Abraços!

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