Home Destaque Como economizar na loja e aproveitar melhor seu dinheiro?

Como economizar na loja e aproveitar melhor seu dinheiro?

0
1695

É certeza que pelo menos uma vez por mês você se pega pensando em como economizar na loja, não é? Mesmo que você já gaste pouco ou esteja no processo de cortar custos, economizar é sempre uma das maiores preocupações de todo lojista.

É fácil de ver por que isso é necessário e tão importante. Quanto mais você economiza, mais dinheiro em caixa vai ter, o que te deixa mais tranquilo para o caso de eventualidades que você não tem como prever. Além disso, com um dinheirinho guardado, você pode planejar expansões, comprar mais produtos e faturar alto. É guardando que se ganha!

Mas e aí, como economizar na loja de verdade? Como fazer com que o seu dinheiro não fique todo em despesas? É disso que vamos falar neste artigo. Vamos ver?

Para entender como economizar na loja, você precisa entender suas despesas

No nosso e-book Guia da Precificação no Varejo, nós dedicamos um capítulo inteiro para explicar o básico do controle de gastos. Sabe por que a gente falou tanto sobre o assunto? Porque a única forma de começar a economizar é identificando os seus gastos. É só conhecendo o quanto sai com detalhes que você vai conseguir ver onde dá pra cortar despesas.

Como economizar na loja? Pessoas contando moedas em cima de lençol.

O capítulo fala principalmente sobre custos fixos e variáveis, que são os maiores gastos que o comércio costuma ter. Para saber como economizar na loja, é preciso entender o que você gasta de forma recorrente – os custos fixos – e o que você gasta eventualmente – os variáveis.

Os custos fixos são gastos como aluguel do ponto, salário dos colaboradores, contas de energia, compras de mercadoria, etc. Eles apresentam variações, mas as justificativas dos gastos normalmente não mudam. Já as despesas variáveis estão relacionadas com eventualidades e com processos internos: você precisa comprar uma impressora; precisa pagar a comissão do seu vendedor, que varia de mês a mês; uma janela quebrou…

Fácil, não é? Quando você colocar tudo na ponta do lápis, vai conseguir perceber seus gastos em números absolutos e entender aonde o dinheiro está indo. A partir daí fica muito mais fácil economizar.

Como economizar na loja? Comece pela energia!

A resposta para o eterno questionamento de como economizar na loja normalmente começa pelos passos mais simples. É na conta de energia que você consegue fazer alterações com mais facilidade, sem atrapalhar o trabalho de ninguém nem cortar gastos que prejudicam o funcionamento da loja.

Como economizar na loja? Lâmpada em moldura preta geométrica em frente à parede branca.

Sabe aquela mania de deixar as luzes ligadas durante a noite do lado de fora ou de dentro? Isso não existe, corte agora! Além de consumir muita energia, você ainda corre perigo com curtos-circuitos por ter uma corrente elétrica bem extensa ligada durante toda a noite. O modelo das lâmpadas também faz bastante diferença: se elas forem incandescentes, é uma boa ideia trocar tudo pelas LED!

Confira os certificados de consumo de cada um dos seus equipamentos, especialmente os freezers! Eles são grandes vilões no consumo de energia, principalmente porque não dá pra deixar tudo desligado à noite. Procure os que consomem menos e que atendam às suas necessidades.

O que dá pra terceirizar?

Como economizar na loja sem ter que cortar salários e comissões? Muitas vezes é inviável contratar pessoal pagando menos do que o mercado estipula, e como você deve optar pelo regime CLT quando há vínculo empregatício – esse ponto não muda com a Reforma Trabalhista – seus custos ficam ainda maiores.

Como economizar na loja? Homem varrendo calçada com vassoura de folhas.

O que várias empresas fazem é um trabalho de terceirização de serviços variados. A “regra” pra economizar com terceirizações é bem simples: se não for essencial ou se for caro demais, terceirize. Como exemplo podemos citar os serviços de limpeza, de manutenção de equipamentos, reformas, contabilidade, recursos humanos, etc.

Como economizar na loja acontece em pequenas atitudes, vale a pena ver o que você pode terceirizar e comparar os gastos. Se a diferença compensar, vai sem medo!

Pague mais barato nas compras

Quando você tem um comércio que trabalha principalmente com a revenda de produtos, grande parte do seu capital de giro é investida diretamente em compras. O volume é alto, pois esse dinheiro é como se fosse a seiva do seu negócio. E aí chegamos em uma questão complicada: como economizar na loja se os seus fornecedores não têm os melhores preços e condições de pagamento?

Como economizar na loja? Pessoas em reunião, aperto de mãos.

Não tem como, não é? É por isso que você precisa analisar bem qual fornecedor escolher. Condições especiais de pagamento fazem toda a diferença na hora de comprar, pois garantem que você não vai se apertar demais quando for abastecer o estoque e permitem que você compre mais.

O preço é outro grande fator, mas no universo dos atacadistas ele não costuma ter tantas variações assim entre um e outro. O melhor a se fazer é procurar por outras vantagens, como o Cashback, por exemplo. Nesse sistema empregado por atacadistas, você faz a compra e recebe uma porcentagem generosa do seu dinheiro de volta. Simples assim: você compra e ainda sai ganhando.

Como economizar na loja se você não consegue pagar menos nem na hora de comprar? Procure o atacadista certo pra você. Com preços melhores, você poupa mais e ainda transforma essa economia em promoções que vão movimentar mais a sua loja!

Viu só como economizar na loja sem ter que fazer mudanças muito radicais? Com alguns ajustes fica super fácil começar agora mesmo, inclusive.

Mas sabe onde muita gente gasta dinheiro pra caramba sem precisar? Na hora de reformar a loja. Confira algumas dicas que separamos pra você nesse artigo sobre o tema!