Novembro chegou e com ele vem aquela preocupação de como fazer divulgação na Black Friday, para que seus clientes escolham a sua loja para as compras.
Isso porque você já sabe que nenhuma ação promocional se sustenta sem um mínimo de dedicação com a publicidade e o marketing. A concorrência durante o evento é muito grande e é preciso se destacar.
Cuidar bem da visibilidade do seu negócio na internet é o principal tópico a ser considerado na hora de pensar em como fazer divulgação. Então, hoje queremos te convidar a ler esse artigo para aprendermos juntos como engajar nas redes sociais.
Engaje a sua marca!
O modo como fazer divulgação do seu negócio e das suas ofertas na Black Friday deve atender a um objetivo principal: engajamento. As redes sociais são as melhores vitrines para isso.
Estar presente em plataformas como o Facebook e o Instagram é fundamental para você expor o melhor que tem a oferecer na sua loja. Além disso, nas redes sociais é onde estão a maioria dos consumidores de Black Friday.
De acordo com uma pesquisa da PwC Brasil, quase 80% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais quando vão fechar a compra de alguma mercadoria no e-commerce.
O varejista precisa investir em divulgação, conteúdo de qualidade e em criatividade para conseguir influenciar cada vez mais a decisão de compra do cliente. Talvez seja a hora de terceirizar o serviço e investir em marketing digital da forma certa.
De toda forma, também estamos aqui hoje para te ajudar a desvendar o mistério, que de misterioso não tem nada, de como fazer divulgação da Black Friday. Veja a seguir cinco dicas importantes para conseguir esse feito.
1. Divulgue no Instagram
A principal rede social em nível de engajamento e usuários é sem dúvidas o Instagram. A plataforma permite ao varejista divulgar produtos, serviços e a marca de várias formas por meio de imagens e vídeos.
Ao postar ofertas e expor seus produtos no Instagram, você pode se aproveitar de elementos visuais de alta qualidade para contar a sua história. Nos stories, feed e reels ainda é possível publicar vídeos e tornar a experiência do seu cliente ainda mais próxima e realista da marca.
A divulgação por carrossel é outra forma de aproveitar o Instagram. Com a possibilidade de postar dez imagens ou vídeos, que vão ficar no feed do perfil da loja, você pode divulgar o top 10 produtos em promoção na Black Friday ou top 10 vantagens para o cliente dar preferência para a sua loja.
E você, sabia que no Instagram é possível montar…montar um catálogo de produtos personalizado e de forma dinâmica?
A ideia é muito boa, principalmente para o varejista que está começando agora a vender on-line. Nós já falamos sobre isso por aqui. Acesse nosso conteúdo para aprender como alavancar as vendas no Instagram. Se precisar de um guia prático de como fazer uma live no Instagram, é só clicar aqui.
2. Divulgue no WhatsApp
O WhatsApp é um aliado indispensável para a divulgação durante a Black Friday, além de ser um dos aplicativos mais populares no Brasil. O aplicativo é líder entre as plataformas e está presente em cerca de 99% dos smartphones.
Dos últimos anos para cá, foi-se percebendo a importância que o WhatsApp tinha como ferramenta de comunicação entre empresas e clientes. Por isso, foi criada uma versão corporativa do app. Com o WhatsApp você consegue:
- atender clientes em tempo real;
- automatizar processos e solicitações;
- enviar notificações automáticas;
- enviar cupons promocionais;
- recomendar produtos, entre outros.
As funcionalidades são inúmeras. Para a Black Friday, você pode aproveitar para fidelizar os clientes e enviar cupons exclusivos de desconto para utilizarem durante as compras do 24 de novembro.
Pode ainda fazer recomendação de produtos que estão em oferta, principalmente personalizando essas recomendações com base no histórico das últimas compras que o cliente fez na sua loja.
Uma forma de divulgação indireta é enviar lembretes para o cliente sobre ele ter abandonado produtos no carrinho de compras da loja virtual. Isso pode acabar otimizando a taxa de conversão da loja.
Envie ainda links do seu catálogo de ofertas da Black Friday e crie uma lista de transmissão, com o consenso do cliente, para poder enviar as ofertas da campanha em tempo real para ele.
3. Aposte em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, como o nome já indica, é uma estratégia baseada em engajar o público-alvo da empresa por meio da criação e divulgação de conteúdo relevante para aquele nicho de consumidor.
Vamos a um exemplo prático:
Você tem uma loja de material de construção e acha que o site e a rede social estão pouco relevantes para o público. Aí você tem a ideia de explorar nesses canais mais do que produtos. Sabe o que você pode fazer?
Criar um blog com dicas do mercado, tendências, artigos com tutoriais de “faça você mesmo”, entre outros. Mesmo que você não fale de imediato dos produtos que vende, você leva informação e conteúdo de qualidade para o cliente.
Ao consumir esse tipo de conteúdo, o cliente vai percebendo a relevância da sua marca e passa a te dar preferência na hora de comprar. Isso é marketing de conteúdo!
Na Black Friday 2023, capriche nos conteúdos da loja e turbine as redes sociais e o site da loja.
4. Aposte em marketing de influência
O marketing de influência é outro bom exemplo de como fazer divulgação para a Black Friday. Os influenciadores digitais podem ser um meio importante para promover sua campanha e os produtos em oferta.
Cada vez mais esses criadores de conteúdo das redes sociais têm fortalecido a credibilidade perante marcas e influenciando os consumidores a comprarem produtos e serviços divulgados por eles.
O marketing de influência aumenta o engajamento da marca nas redes, a abrangência e acaba aumentando também a conversão de vendas. Dê uma analisada nos influenciadores da sua cidade e região e aposte nas parcerias.
5. Crie anúncios pagos
A criação de anúncios pagos nas redes sociais precisa ser uma escolha do varejista sempre que for possível investir. É uma das ações de marketing digital que dão maior retorno ao varejista a curto prazo.
Os anúncios pagos ou links patrocinados, como são também chamados, podem ficar localizados no feed das redes sociais, stories ou em banners de sites. Para isso, existem ainda os patrocinadores de anúncios como o Facebook e Instagram Ads, além do Google Ads.
Por meio deles, você consegue colocar seu anúncio diretamente no feed dos seus clientes, nas pesquisas do Google, no YouTube e em várias outras plataformas.
É uma forma rápida de fazer divulgação para aumentar a visibilidade, o tráfego das redes e site da loja, bem como potencializar seu público consumidor.
3 estratégias que não podem faltar na divulgação
Agora que você sabe as principais táticas de como fazer divulgação online, vamos trazer três estratégias de como fazer divulgação fora das redes para impulsionar mais ainda a Black Friday da loja.
1. SMS
O SMS é o famoso serviço de mensagem de texto que permite o compartilhamento de textos curtos pelo celular. Não há necessidade de internet para enviar as mensagens e é considerado um canal de ampla abrangência.
Você pode aproveitar o sistema SMS para divulgar as promoções da Black Friday para os contatos da loja e até colocar o link que direcione o consumidor para ir até o seu site.
2. E-mail marketing
Ainda que pouco usual, a estratégia de e-mail marketing segue viva no varejo e pode ser utilizada para disparar, em média e larga escala, conteúdos da campanha de Black Friday. Mostre a eles ofertas, envie cupons de descontos e o convite para ir até a loja aproveitar as ofertas.
3. Divulgação padronizada
Mantenha um padrão nas peças de divulgação da Black Friday. Tente usar a mesma palete de cores e fonte do conteúdo que vai para as redes sociais e das peças que vão decorar o PDV.
Essa padronização vai ajudar o cliente a identificar de imediato com a campanha da loja e diferenciar o que ele vai consumir de conteúdo de outras lojas durante a campanha. Então, capriche na escolha do layout!
Acompanhe os resultados!
Depois que colocar seu plano de ação e divulgação da Black Friday em prática, acompanhe os resultados da campanha publicitária para ver se foi como você esperava e onde a divulgação deixou a desejar.
Essa métrica servirá de termômetro para suas próximas ações promocionais. É bom até você fazer uma pesquisa depois e ampliar o pós-venda com os clientes para receber esse feedback deles com as ações da Black.
Sucesso na divulgação e bons resultados!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.