5 dicas de como acertar na divulgação da Black Friday

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dicas de como acertar na divulgação da Black Friday

Sumário

Imagine seus clientes navegando pelo Instagram e de repente engajam em um vídeo sobre os melhores produtos em promoção na Black Friday da sua loja. Eles, imediatamente, salvam a publicação e começam a planejar a compra. Essa é a força de saber como fazer divulgação assertiva!

A Black Friday é a data mais aguardada pelos consumidores em novembro, já para as expectativas das compras de fim de ano. 

Mas com a concorrência cada vez mais acirrada, por outro lado, os varejistas precisam se preparar com antecedência e pensar em ações eficazes para ganhar a preferência do cliente.

Um passo importante é dar a cara para as ofertas. Quer saber como fazer divulgação para a sua campanha de Black Friday? Então, o texto de hoje é pra você!

Planeje como fazer divulgação

Antes de começar a divulgar as ofertas da sua campanha de Black Friday, é fundamental que você conte com um planejamento de ações e metas bem definido. Você ainda deve definir o público-alvo e orçamento que ficará disponível.

  • Meta clara: Quer aumentar o número de clientes, o ticket médio ou apenas aumentar a visibilidade da marca?
  • Público-alvo: Aproveite o histórico de vendas anteriores para conhecer o perfil de consumo dos seus clientes.
  • Orçamento: defina um valor para investir em cada canal e comece a planejar como fazer divulgação nessas plataformas.

Preparamos cinco dicas para te ajudar nessa empreitada. Afinal, a Black Friday já bate à porta e tempo é dinheiro. Planejamento também.

1. Aposte no senso de urgência

A promoção de Black Friday está muito associada ao despertar do senso de urgência nos consumidores. Para saber como fazer divulgação para a data, esse conceito precisa estar muito consolidado na sua campanha.

Frases como “a Black Friday está chegando e são poucas unidades com grandes ofertas” ou ainda “faltam 24 horas para você comprar com 50% de desconto” executam muito bem esse papel. 

2. Escolha a plataforma de divulgação

O Instagram e o WhatsApp são, sem dúvidas, os principais canais para pulverização de informação imediata quando o assunto é rede social. Nas versões empresariais, as duas ferramentas oferecem inúmeros recursos para o varejista esbanjar.

De toda forma, há outras redes que também merecem destaque como o TikTok e o Pinterest. Veja a seguir algumas formas de aproveitá-las quando o assunto é como fazer divulgação na Black.

  • Instagram: na plataforma, você pode divulgar produtos, serviços e a marca de várias formas por meio de imagens e vídeos.  Nos stories, feed e reels ainda é possível publicar vídeos e tornar a experiência do seu cliente ainda mais próxima e realista da marca. Fica a dica para fazer um carrossel no feed com o top 10 produtos em promoção na Black Friday na sua loja
  • WhatsApp: o aplicativo lidera entre as plataformas e está presente em cerca de 99% dos smartphones. Com ele você consegue atender clientes em tempo real, automatizar processos, enviar cupons promocionais e recomendar produtos. Além disso, a ferramenta foi atualizada recentemente e ganhou o recurso de IA que pode te ajudar a criar conteúdos, inclusive imagens, para a divulgação da Black Friday.
  • TikTok: o TikTok é uma grande sensação entre os mais jovens e os famosos, podendo ser um poderoso aliado na sua campanha de Black Friday. Crie desafios por meio de vídeos, use hashtags populares da campanha e colabore com influenciadores para alcançar novos clientes.
  • Pinterest: já o Pinterest é uma ótima plataforma para inspirar seus clientes. Crie boards temáticos com produtos em destaque e utilize pins ricos para direcionar o tráfego para sua loja virtual ou marketplace onde você está incorporado. 

3. Invista em anúncios pagos

Hoje, as redes sociais, como o Facebook e Instagram Ads, facilitam a criação de anúncios pagos na web e esse pode ser um bom começo de como fazer divulgação de uma campanha como a BF.

Para isso, é essencial segmentar essas ofertas com base em interesses, localização geográfica e idade, filtrando as pessoas que já interagiram ou que têm o perfil de interagir com a loja.

Para a Black Friday, os anúncios com contagem regressiva e de tempo limitado, como promoções-relâmpago, são muito eficientes para atrair potenciais clientes.

4. Faça parcerias com influenciadores

Conforme a pesquisa da Sprout Social, quase metade dos consumidores (49%) compra produtos motivados pela indicação de influenciadores digitais

Colaborar com influenciadores digitais é uma forma muito interessante de como fazer divulgação quando eles compartilham as ofertas ou passam a recomendar seus produtos.

Esses influencers funcionam como “embaixadores de marca”.  Você pode propor, por exemplo, uma parceria para que os influenciadores promovam cupons de desconto para as vendas na sua loja.

5. Divulgue promoções reais

Por fim, divulgue descontos que realmente representem economia. Muitos consumidores já estão atentos aos produtos e aguardando os descontos autênticos para concretizar a compra. Mostre o preço original e o novo preço para dar mais clareza aos valores. 

Aproveite para utilizar imagens de alta qualidade dos produtos, aplicando selos ou tags de desconto como “40% OFF” ou “oferta exclusiva.” Os textos da divulgação precisam ser curtos e diretos.

Agora é hora de divulgar!

Você já sabe como fazer a divulgação das suas ofertas de Black Friday. Então, prepare um checklist detalhado com todas as etapas para planejar e conseguir colocar em prática uma campanha de resultados.

Ah! Não se esqueça de caprichar na decoração da loja. Ela também é uma forma de divulgação para criar um ambiente de ofertas que seja atrativo para os consumidores.

Boa divulgação e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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