Uma boa campanha promocional passa por uma série de etapas para ser bem executada no varejo. Esse processo só se encerra quando o público tem acesso às ofertas e começa a se interessar por elas. Afinal, como o consumidor vai saber sobre essas ações sem você divulgá-las? Hoje, vamos te ensinar como fazer divulgação efetiva da Black Friday para os clientes.
Essa comunicação precisa ser eficiente em todos os seus canais de venda, na loja e também no ambiente virtual. Além disso, você precisa estar ligado às ações de marketing e nos meios que vai utilizar para comunicar as ofertas ao público-alvo.
Já pensou quando a campanha Black Friday da sua loja vai iniciar? É importante saber esse calendário porque ele também ditará as regras para os prazos de divulgação das promoções para o período.
A divulgação antecipada ou pontual pode ser o cartão de visitas da sua loja para a campanha Black Friday 2021. Então vamos lá!
5 dicas de como fazer divulgação na Black Friday
No artigo de hoje vamos trazer cinco dicas para você ter sucesso na Black Friday 2021 a partir da divulgação da sua campanha. O diálogo direto com o seu consumidor é a melhor forma de alcançar os resultados esperados.
Organize as estratégias de divulgação para haver um certo padrão nessa comunicação. Além de ser importante a clareza das ações junto aos clientes, você também precisa alinhar tudo com a sua equipe para que todos estejam preparados para o período.
Vamos então às dicas que preparamos para você!
1. Divulgação antecipada
O consumidor da Black Friday pesquisa bastante antes de fazer as suas compras, garimpando os melhores produtos e as ofertas. Por isso, é recomendável que você comece a divulgar a campanha entre duas e três semanas de antecedência.
Deixe o cliente a par do que esperar de você nesta Black Friday. Assim você gera aquela ansiedade e ele também vai se preparando para realizar as compras. Atenção: num primeiro momento você não precisa, necessariamente, divulgar preços e promoções.
Isso pode ser feito de forma sutil com faixas e panfletos como: “Aguarde…”, “a Black Friday está chegando”, “descontos de até x% em tais produtos da loja”. Frases como essas vão despertar a atenção do cliente e deixá-lo na expectativa para o evento comercial.
2. Redes sociais como porta de entrada
Não se esqueça que o marco da Black Friday são as vendas online. A campanha iniciou assim e só depois se fortaleceu também no varejo físico. Aposte nos dois canais para vender, colocando as redes sociais no radar das ações.
As publicações são gratuitas, mas se preferir pode turbiná-las para alcançar mais pessoas e obter um engajamento praticamente imediato.
Faça posts e vídeos criativos para compartilhar nos canais da loja. Principalmente para o Facebook e o Instagram, as imagens fazem toda a diferença na hora de atrair os olhares do cliente para a sua loja.
Se for possível, direcione parte do investimento e tempo com a divulgação em links patrocinados (anúncios pagos) nas redes sociais. O engajamento vai ser maior e você conseguirá aproximar novos clientes da sua marca.
Quer saber mais como divulgar e vender pelas redes sociais? Nós fizemos um guia especial Black Friday sobre o assunto.
3. WhatsApp é o canal!
O WhatsApp se tornou o queridinho do varejo nessa pandemia. Não foi à toa! Fazer a venda pela plataforma facilitou para todas as partes e saiba que ela também tem grande potencial para fazer a divulgação e venda da Black Friday.
O aplicativo está entre os mais populares no país, presente em quase 100% de todos os smartphones ativos. Ele facilita o atendimento ao cliente em tempo real, além de ser simples processos como envio de boletos, comprovantes e nota fiscal.
Como ferramenta de divulgação, você pode enviar cupons promocionais exclusivos para os clientes da loja e fazer a recomendação de produtos que estão em oferta na Black Friday. Pode ainda postar no status e na foto de perfil da loja o alerta para a campanha na sua loja.
4. Padrão na divulgação
Pense em um layout que seja padrão para todas as suas formas de divulgação: no PDV e nas redes sociais da loja. Geralmente preto, vermelho, amarelo e branco são as cores coringas para campanha de Black Friday.
Mas não existe regra, quando a regra é a criatividade. Como fazer a divulgação vai ser determinado por você de acordo com o perfil dos seus clientes. Você também pode utilizar as cores da logomarca da sua loja para fazer a campanha.
Tente usar o mesmo padrão de imagens, fonte e cores para os flyers digitais e também para os panfletos, faixas e cartazes na loja. Ah! Pelo menos o local das principais promoções da Black Friday precisa estar decorado e “a caráter” para ajudar o cliente na identificação das promoções dentro da loja.
5. Ampliando os canais de divulgação
Agora é a hora do tudo ou nada! O que você tiver à disposição para ampliar a divulgação da Black Friday é válido. Vai fazer toda a diferença se tiver um bom arquivo de dados pessoais dos clientes, respeitando todos os critérios da Lei de Proteção de Dados.
Você pode divulgar a sua campanha por meio de mensagens de textos ou via e-mail marketing. Faça textos curtos e pontuais para que o cliente tenha paciência de ler antes de optar por excluir ou não a mensagem.
Já no ponto de venda, tente fazer a panfletagem antecipada sobre a campanha ou pelo menos anexe faixas e cartazes no hall de entrada – e áreas de checkout – informando que no final do mês a loja estará com promoções especiais de Black Friday.
Fitas, bandeirinhas e balões nas cores da campanha são um ótimo diferencial para essa divulgação no PDV.
Divulgação boa, é divulgação sob medida
Nós trouxemos as principais dicas de como fazer a divulgação da Black Friday no seu varejo, mas vamos reforçar: a melhor divulgação é aquela feita sob medida para a sua loja.
Você sabe melhor do que ninguém como se comporta o seu cliente e vai saber escolher as estratégias que mais atendam às expectativas dele. Você pode, por exemplo, fazer parceria com influenciadores digitais da sua cidade para estender a divulgação.
Para fechar, temos mais dois recadinhos. O primeiro é para você se cadastrar e receber material de apoio gratuito sobre a campanha de 2021; o segundo é que temos ofertas especiais para o seu negócio com descontos exclusivos de Black!
Continue acompanhando a gente por aqui que ainda vamos trazer muitas dicas para você executar sua campanha com perfeição.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.