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Dicas de como fazer promoção para a Black Friday

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A Black Friday 2021 está chegando e o momento é de fazer os últimos ajustes na campanha da sua loja. Se ainda está meio perdido sobre como fazer promoção para a sazão fique tranquilo. Esse é nosso assunto de hoje!

Nos últimos dois meses, percorremos uma longa jornada aqui no blog para te informar sobre todas as tendências e o que esperar da data comercial neste ano. As expectativas para o varejo são boas e tudo aponta para mais um recorde consecutivo no faturamento.

Você já começou a fazer o seu check list Black Friday? Definiu se as ações na loja serão específicas para o dia 26 de novembro ou você vai estender a ação? Não se esqueça que o sucesso do movimento na pandemia foi justamente explorar as promoções por mais de um dia de ação.

Aqui, nós também já conversamos sobre precificação e a importância de ofertar valores promocionais reais ao cliente na data. Dessa vez, o artigo de hoje é um alerta com dicas de última hora de como fazer promoção para a Black Friday 2021.

Vem comigo!

A Black Friday está chegando

Estamos a poucos dias de um dos maiores eventos comerciais do mundo. Sim! A Black Friday é uma verdadeira celebração para o varejo e precisa ser realizada à altura dessa grande expectativa de vendas. Não é mesmo?

Assim como o sucesso do ano passado, a Black Friday segue firme para ser celebrada nos dias que antecedem a última sexta-feira de novembro ou ao longo do final de semana.

Na hora de montar sua estratégia de como fazer promoção para a Black Friday, considere estender a campanha para além de um único dia. Seja qual for o seu segmento, uma boa vantagem é “dar uma palhinha” do que está por vir na sua campanha.

Como? Faça algumas promoções anteriores ao dia 26 de novembro e na data, explore as melhores ofertas. Deixe o melhor para depois! Mas se o tempo está curto e você não conseguiu planejar uma mega campanha, não se preocupe.

Isso porque você pode seguir com as ações normalmente na sexta-feira, mas providenciando que o seu cliente aguarde a data para comprar os itens em promoção. Além disso, faça publicações nas redes sociais da loja e coloque faixas e cartazes no PDV para informar o público que a sua loja estará na Black Friday.

Dessa forma, os consumidores ficarão atentos e vão se preparar para as vendas na data sazonal. Acerte no layout das suas peças de divulgação, sejam virtuais ou impressas, ok?

Promoção é a alma da Black Friday

Você deve estar cansado de saber, mas não custa nada reforçar. Black Friday sem promoção real não é Black Friday de verdade. Por isso, o como fazer promoção é tão importante nesse processo.

Separamos algumas opções praticadas pelo varejo que vão ser muito eficientes para a sua loja. Até para escolher a promoção de Black Friday, você deve levar em consideração alguns fatores como a comunicação, a duração e a criatividade.

Além disso, não basta apenas colocar preço, dar desconto, sem pensar em todo o contexto. Algumas promoções, se assertivas, podem ir além do objetivo de faturar na Black Friday. Pode te ajudar a fidelizar o cliente ou fisgar um novo público fiel. Vamos a elas!

1. Compre e ganhe

A estratégia promocional de “compre e ganhe” pode funcionar de formas diferentes a depender do intuito da loja. É a famosa ideia de que se o consumidor compra determinado item, ele vai sair em vantagem de alguma forma.

Essa vantagem é a conversão do gasto dele com o produto em benefícios como: mais descontos, outro produto, brindes e até créditos de bônus para que ele possa utilizar em uma próxima compra. Exemplos:

  • Você pode colocar que em pedidos acima de um determinado valor ou a compra de algum produto especificado, o cliente tem direito a um vale-brinde. Os brindes podem ser chocolates ou produtos que sejam de amostra grátis desde que atrativos ao consumidor. Essa promoção de Black Friday é uma boa alternativa para aumentar o ticket médio da loja.
  • Se a sua ideia é dar saída para o mix encalhado no estoque, aposte na estratégia do “pague X, leve mais y”. O cliente vai pagar apenas por uma unidade e levar a outra praticamente de brinde.
  • Ofereça um bônus ao cliente para a próxima compra. Explique que, além das ofertas, se o cliente comprar na sua loja durante a Black Friday ele terá desconto exclusivo na próxima vez que visitar a loja. Mas atenção, o percentual só pode ser definido em conformidade com as suas finanças para que não haja prejuízos. A estratégia é ótima se o seu objetivo é aproveitar a Black Friday para fidelizar a clientela.
  • Outro exemplo de ação “compre e ganhe” é oferecer o frete grátis para o cliente nas compras de Black Friday. Economizar com a entrega costuma ser um grande atrativo para o consumidor.

2. Recompensa de checkout

Por falar em fidelidade, os programas com recompensa de checkout têm sido cada vez mais atrativos ao varejo e pode ser uma aposta para a Black Friday. A ideia de que o cliente será recompensado ao concluir a compra é interessante para ele.

E um dos programas mais usuais ultimamente é o de cashback. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) fez um levantamento que mostrou que 48% dos consumidores aproveitam descontos com programas de cashback desde que a pandemia começou.

Tendência que veio para ficar, o cashback funciona com um valor que volta para o saldo do cliente à medida que ele compra na loja. Dessa forma, ele pode usar os créditos nas próximas compras.

Essa é uma cultura de compra inteligente que você acaba estimulando os clientes e se encaixa perfeitamente nas ações de como fazer promoção de Black Friday no seu negócio. O consumidor gasta, mas resgata parte do valor como crédito para as futuras compras.

3. Descontos progressivos

Os descontos progressivos funcionam bem no varejo e nas estratégias de como fazer promoção de Black Friday O cliente compra um produto ou mais, e a cada nova aquisição mais descontos ele ganha.

Os percentuais de desconto ficam a critério do seu controle financeiro. O que importa é que eles sejam progressivos a cada novo produto que o cliente coloca no carrinho de compras.

A estratégia é clara e simples: à medida que o cliente compra, mais descontos ele terá. Ela ajuda você a alcançar um maior número de vendas e ainda aumentar o ticket médio da loja durante a Black.

4. Promoção relâmpago

As promoções relâmpagos são muito usuais em lojas de departamento e supermercados. Além disso, essa estratégia é ótima para quem ainda não planejou qual promoção vai aplicar na Black Friday.

A execução não tem muito segredo. Basta você dar desconto em um produto ou categoria a cada dia da Black Friday. Você vai distribuir essas promoções por um determinado período ou mediante o fim do estoque, estimulando o senso de urgência no cliente e a compra por impulso. São ofertas repentinas e limitadas!

Use a criatividade

Viu só que como fazer promoção para a Black Friday não é tão complicado assim? Não importa qual você vai definir. O que importa é a forma como você vai executá-la, sem riscos para o seu negócio.

Todas as opções que citamos são fáceis de serem aplicadas durante a campanha da sua loja. Só não se esqueça de algo muito importante: seja criativo na divulgação das ações promocionais. A comunicação visual, no ambiente físico e/ou virtual, conta pontos para você nesta Black Friday.

Aproveite para se cadastrar e receber materiais de apoio e ofertas em primeira mão sobre a Black Friday 2021. Preparamos muito conteúdo gratuito para você! E tem ainda a série Black Friday aqui mesmo no blog, com tudo que você precisa para executar com perfeição sua campanha!

Até a próxima!