8 estratégias infalíveis de promoção na Black Friday

Sumário

As estratégias de promoção na Black Friday são cruciais para todo lojista que quer aproveitar para faturar em uma das principais épocas de vendas do ano. 

O evento é um verdadeiro atrativo ao consumo, já que conquista os consumidores interessados em ofertas. Para o varejo, a Black Friday é uma oportunidade única de aumentar a base de clientes antes das vendas para as festas de fim de ano.

A grande campanha é um grande sucesso, isso é inquestionável. E ultrapassa as barreiras do e-commerce. Só que para que você alcance esses resultados, vai precisar fazer promoção na Black Friday do jeito certo.

Estratégias de promoção na Black Friday

Estamos aqui hoje para te ajudar nessa tarefa. Veja a seguir 8 estratégias infalíveis de promoção na Black Friday para você adaptar na sua loja durante a semana do dia 24 de novembro.

Boa leitura! 

1. Antecipação das ofertas

A Black Friday foi criada como uma espécie de gatilho mental para que os consumidores comecem a se preparar para as compras de final de ano. Ela acontece toda última sexta-feira do mês de novembro. 

Antecipar as ações de promoção na Black Friday vai dar a você uma ampla vantagem para sair à frente da concorrência e conquistar o cliente primeiro. Muitas vezes, os consumidores já estão pesquisando mercadorias e preços. 

Quando ele se deparar com a loja já em campanha de Black Friday, ele vai entender que a vantagem compensa e vai comprar o seu produto. Então, antecipe a ação para alguns dias ou até uma semana e faça uma divulgação caprichada das ofertas. 

2. Venda com valor agregado

O maior apelo da Black Friday são as ofertas. Ou seja, o que mais vai atrair o cliente em um primeiro impacto são os descontos concedidos nas compras. Mas você também pode agregar valor à compra. 

O que estamos querendo dizer é que a experiência do cliente vai contar muito na hora da venda. Ainda que o seu preço não seja tão competitivo naquele momento, você pode aproveitar de outros benefícios para convencer o cliente. Por exemplo: 

  • Dispor de um programa de fidelidade como cashback;
  • Oferecer cupons de desconto;
  • Distribuir brindes no ato da compra. 

Ações como essas podem ser consideradas também promoções de impacto e vão auxiliar que o cliente pese na balança o que importa mais para ele com a experiência de compra. 

3. Combo de produtos  

Essa estratégia não pode faltar na Black Friday. Monte kits de três a quatro produtos que tenham relação entre si e estimulem a venda cruzada para aumentar o ticket médio das vendas. 

Uma loja de cosméticos pode aproveitar uma linha praticamente inteira de cuidados com a pele ou com cabelos para ofertar em combo durante a campanha.  

O supermercado pode fazer isso em muitas categorias como combo de produtos de higiene, de limpeza, kit churrasco, cervejas e bebidas, entre outros. A loja de eletrônicos pode vender celular agregando a venda com alguns acessórios com valor promocional. 

Os combos promocionais são ótimas estratégias para dar saída para os produtos parados no estoque ou nas prateleiras por muito tempo. Aproveite para fazer uma rápida gestão de estoque e analisar quais produtos podem compor os combos. 

4. Senso de urgência no cliente 

Outra estratégia infalível de promoção na Black Friday é despertar o senso de urgência no público. Essa condição faz com que o cliente tome a decisão de compra mais rápido. 

O senso de urgência pode ser usado nas ofertas por tempo ilimitado, como é o caso das promoções relâmpagos ou com contagem regressiva. Também na divulgação de estoque limitado. 

Veja algumas expressões que podem ser aproveitadas para divulgar esse tipo de promoção na Black Friday: 

  • Oferta relâmpago! Aproveite agora! 
  • Promoção válida para zerar o estoque. 
  • Últimas unidades! Corra! 
  • Aproveite a oferta! Estoque limitado.  

5. Programa de indicação 

Essa promoção é uma das que mais gostamos. Para além da conhecida ação “compre e ganha”, ela pode ser agregada com a ação de indicar um amigo para também comprar na loja. 

A ideia aqui é criar um programa de indicação e incentivar o cliente não só comprar na loja, como ampliar a clientela podendo indicar o produto ou o serviço para outras pessoas no círculo social dele. Caso faça isso, ele terá ainda mais vantagens com a compra dele. 

Essa recompensa pode ser mais descontos para ele, um segundo item totalmente gratuito, brindes ou cashback que ele poderá utilizar ou nas próximas compras ou retirar da sua carteira digital. 

6. Lista de presentes 

Pode apostar que muitos consumidores vão aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal. Quando você cria uma lista de sugestões de presentes em promoção na Black Friday, você facilita a vida de muitos clientes que ainda estão indecisos. 

Esse guia de presentes pode sugerir não apenas suas mercadorias como trazer dicas e orientações para o cliente. Aproveite para destacar o percentual de desconto que o produto vai ter durante a Black Friday. 

Esse guia pode ser disponibilizado no PDV de forma impressa ou digital nos displays de TV ou nas redes sociais. 

7. Descontos exclusivos nas redes sociais 

A rede social tem um apelo enorme durante a Black Friday, considerando que a maior parte das vendas da data se concentram na internet. Não dá para ignorar essas multiplataformas. 

Faça uma análise das redes sociais da sua loja e veja quais canais você tem maior perspectiva de clientes para oferecer descontos exclusivos por lá.  

Além de aumentar as suas vendas e divulgar o seu negócio na plataforma, você ainda ampliar as chances de ganhar mais seguidores e usuários para a página, aumentando a abrangência da marca.  

8. Venda às escuras 

Para encerrar nossas indicações de estratégias de promoção na Black Friday, a venda às escuras pode ser uma ação diferenciada para a sua loja. Esses produtos misteriosos, em que o cliente compra sem saber do que se trata, têm se popularizado muito. 

Imagine só você lançando uma campanha de “faça você mesmo” com kits de ingredientes para preparo das refeições junto à receita. Ou um kit de material de construção para pequenos reparos e outras ferramentas? 

Por comprar às escuras, um grande atrativo é o custo-benefício. Esse tipo de promoção desperta curiosidade na clientela. Uma ideia para testar e fazer dar certo a ação, é cooptar parceiros e influenciadores para receberem esses produtos. 

Aí você pede para que gravem vídeos recebendo os produtos e mostrando as reações. Uma boa campanha de marketing pode te ajudar bastante nesta divulgação e prospecção de clientes. 

Disposição para comprar 

De acordo com uma pesquisa do Méliuz sobre as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, mais de 95% dos consumidores estão dispostos a comprar na atual edição do evento de ofertas. 

O dado demonstra a necessidade de criar uma Black Friday que seja vantajosa para o cliente, na mesma proporção que atraia lucro para a loja.  

As estratégias de promoção na Black Friday são fundamentais para isso, mas precisam estar acompanhadas de um bom atendimento que se estenda até o pós-venda. Aproveite a Black Friday para fidelizar novos clientes porque disposição para comprar eles têm de sobra. 

Boas promoções e boas vendas!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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