Um dos impactos da quarentena na vida dos brasileiros está no aumento no consumo de conteúdo audiovisual, que já chega a 60% de acordo com dados da Nielsen. Isso tem levado muitos empresários a buscar por tutoriais de como fazer vídeos para promover seus produtos e serviços nessas telas cada vez mais concorridas.

Com a população isolada devido a pandemia, é natural que se aumente o interesse por notícias e entretenimento como uma alternativa para o contato entre as pessoas. Inclusive, o crescimento tem sido tão grande que alguns serviços como Netflix, Youtube e Facebook reduziram sua qualidade de transmissão para não sobrecarregar as redes domésticas.

Os vídeos têm substituído muitas atividades que antes aconteciam fora de casa, como aulas, reuniões, e até o próprio comércio. Aprender como fazer vídeos te permite não só inovar na forma de divulgar seus produtos, como também proporciona uma nova experiência de compra para seus clientes.

Com dedicação e algumas dicas certeiras, é possível aprender como fazer vídeos, criando conteúdos de qualidade para os consumidores nessa quarentena! Vem comigo que te ensino tudo!

Smartphone virado na horizontal preso no tripé filmando a cidade.

Como fazer vídeos nessa quarentena? É um investimento bom?

A pandemia da COVID-19 trouxe algumas transformações de médio e longo prazo para a vida dos consumidores. A forma como nos relacionamos com o mundo lá fora já está mudando e os vídeos serão um dos protagonistas dessas mudanças.

A quarentena criou uma nova demanda por proximidade, exigindo que as empresas se façam presentes na vida dos clientes de maneira mais próxima e humanizada. Se as lives são o fenômeno do momento no universo do entretenimento, o shopstreaming já está sendo apontado por especialistas como solução para o comércio no futuro pós-coronavírus.

Mas não é preciso reinventar a roda para participar. Sabendo como fazer vídeos para as mídias sociais já é possível estar em contato com os clientes de uma forma diferenciada e interativa, colocando sua loja no imaginário do público para oferecer mais do que apenas produtos.

Custos reduzidos

Homem de costas segurando um smartphone com o braço estendido para fazer uma selfie

Com a tecnologia disponível atualmente, fazer vídeos ficou muito mais fácil. Um bom celular e um tripé já suprem a necessidade de uma série de equipamentos mais caros, e uma apresentação mais despojada e improvisada pode ser muito mais eficiente do que uma superprodução.

Portanto, na hora de buscar um tutorial de como fazer vídeos, pense menos na parte técnica e mais em como colocar sua identidade no formato audiovisual. As mídias sociais também podem te ajudar, já que muitas vem com recursos embutidos para auxiliar na produção, deixando a edição muito mais fácil e dinâmica.

Tutorial: como apresentar seus produtos por meio dos vídeos

Ao fazer uma pesquisa por “como fazer vídeos”, você vai encontrar uma série de tutoriais que ajudam na parte técnica, mas logo vai ver que produzir conteúdo vai muito além disso. É preciso identificar o formato mais adequado para cada tipo de vídeo e saber de antemão qual será o objetivo de cada material, para só depois começar a gravar.

Fala, Mart!
Manter uma regularidade nas postagens é essencial para reter a audiência, principalmente na quarentena. Estabeleça um cronograma de publicações e siga-o à risca, mas tome cuidado para não fazer um planejamento ambicioso demais que você não vai conseguir cumprir.

Preparei algumas outras dicas, veja só:

Quanto mais curto, melhor!

Studio de filmagem com câmeras nos tripés, refletores, luzes e uma pessoa em pé próxima de uma cortina.

Tão importante quanto aprender como fazer vídeos, é fazê-los curtos. Independente da plataforma, as pessoas priorizam conteúdos que possam ser consumidos rapidamente, e que sejam relevantes.

Nessas horas, o segredo é ir direto ao ponto e conquistar o olhar dos clientes nos primeiros três segundos. Para isso, aposte em uma apresentação atraente, imagens bonitas e edição dinâmica. Lembre-se que muitas pessoas assistem o vídeo no mudo, por isso seu conteúdo precisa ser compreensível sem o som. Quem sabe não fazer o uso de legendas?

Não importa qual mídia social você vai usar, várias delas oferecem ferramentas de edição na própria plataforma e isso pode te ajudar bastante. É possível inserir pequenos textos com as ideias chave, por exemplo, resumindo as facilidades dos produtos.

No Instagram, há outros recursos bem úteis na edição, como é o caso da ferramenta “Cenas”, que permite gravar alguns segundos por vez e depois forma-se um vídeo único. Uma dica: utilize essa ferramenta para gravar um tutorial mostrando o funcionamento dos seus produtos, ou quem sabe um segmento de “bastidores” da empresa.

E por falar nisso…

Aposte no tutorial você também

Vídeos no estilo “como fazer?” fazem bastante sucesso nas mídias sociais, gerando grande volume de engajamento e compartilhamento. Para as empresas essa é uma grande oportunidade para mostrar os produtos e serviços na prática.

Além disso, o formato permite adaptações para diferentes segmentos do varejo. Nem só de “como fazer vídeos?” vivem os tutoriais, veja só algumas sugestões:

  • Se você vende materiais de construção, pode mostrar como se faz para pintar uma parede;
  • Se você é do setor alimentício, é hora de pesquisar receitas populares e ensinar o passo a passo com seus ingredientes;
  • Se você é do setor agroveterinário, dicas de como dar banho nos pets certamente vão render muitos cliques. Aposte na fofura dos bichinhos!

Mostre quem sua empresa é

Para se aproximar dos clientes, é importante que sua empresa tenha rosto e voz, e não seja apenas mais um perfil estático na timeline. O consumidor estará mais aberto a consumir seu conteúdo se criar empatia pelas pessoas do outro lado da tela.

Em tempos de quarentena, essa é uma boa oportunidade para mostrar um pouco do dia a dia da sua equipe. Mostrando como é a rotina de trabalho no escritório, ou ainda como cada um está trabalhando dentro de casa.

Aprender a como fazer vídeos também permite que você mostre aos clientes quais os cuidados de higiene sua empresa está tomando, deixando todos mais seguros na hora de fazer os pedidos.

Ficou um pouco perdido? Calma, nós estamos juntos nessa! Eu tenho estudado muito várias estratégias e soluções para te ajudar nesse período de quarentena, por isso, tenho uma série de conteúdos sobre o assunto, é só clicar aqui!