Home Segmento Bar Como fidelizar clientes? 5 segredos que nunca te contaram
macarrons-confeitaria-como-fidelizar-clientes

Como fidelizar clientes? 5 segredos que nunca te contaram

0
1603

A internet está cheia de artigos ensinando comerciantes a conquistar novos clientes. E tudo bem, afinal todo mundo quer crescer, mas tão importante quanto atrair mais público para sua loja é garantir que ele volte. E é por isso que hoje vou te ensinar como fidelizar clientes!

 

Investir em fidelização é sinônimo de economia: o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler tem uma frase clássica: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Isso quer dizer que os custos envolvidos na jornada do consumidor – desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda – é muito maior do que aqueles envolvidos nas técnicas de como fidelizar clientes.

Ter um público fiel garante também uma previsibilidade nas vendas, o que te dá mais segurança na hora de investir em melhorias e inovações, além de diminuir o risco com possíveis prejuízos.

Quando a fidelização é bem sucedida seu público não é apenas consumidor, ele se torna um promotor da loja. Um cliente satisfeito é o melhor garoto propaganda que qualquer empresa pode pedir, já que não existe recomendação mais confiável do que aquela feita por quem já conhece e aprova seus serviços. Ou seja, seus clientes, sua vida!

Já deu pra perceber que saber como fidelizar clientes colabora para o crescimento do negócio, né?

Está preparado para entender como investir em fidelização agora mesmo?

macarrons-confeitaria-como-fidelizar-clientes

Como fidelizar clientes?

Se engana quem pensa que para dominar a arte de como fidelizar clientes basta manter os mesmos atrativos que conquistaram as pessoas em um primeiro momento. Claro, qualidade é importante, mas diante de um cenário tão competitivo como o atual, fidelizar clientes é nunca se acomodar e se empenhar, continuamente, para conquistar o público.

Confira algumas técnicas que ninguém nunca te contou sobre como fidelizar clientes e que tem o meu selo de aprovação!

Mantenha a loja organizada

Você deve estar pensando: “O que a organização tem a ver com meu cliente voltar ou não?” Vou te explicar. Segundo a Nielsen, 70% das decisões de compra são tomadas no PDV (ponto de venda). Por isso, para garantir que o cliente goste do lugar e queira voltar no seu comércio, é preciso criar um ambiente agradável e funcional.

Organizar a loja não é só colocar todos os produtos no lugar, mas pensar na organização a partir da experiência do cliente: desde a fachada até as gôndolas, oferecendo soluções para otimizar o processo de compra do início ao fim.

Com certeza você já foi em uma loja e não conseguiu ficar muito tempo devido ao calor, estou certo? Por isso, um ambiente climatizado influencia no tempo em que seus clientes ficarão dentro do espaço e cria um clima agradável para comprar o que precisam.

Servindo bem para servir sempre

O atendimento é um dos grandes – se não for o maior – diferencial para quem deseja aprender como fidelizar clientes. Sua equipe deve ser bem treinada e estar preparada para oferecer um atendimento personalizado, de acordo com os diferentes perfis que frequentam seu estabelecimento.

Para isso é necessário conhecer bem o público. Mas como? Faça cadastros de clientes e o mantenha sempre atualizado, analise os produtos de maior saída, converse com os vendedores e utilize todos os tipos de dados a seu favor.

Clientes fidelizados, aliás, ajudam a melhorar a qualidade do serviço, pois é justamente esse público recorrente que vai oferecer as informações necessárias para que seu atendimento seja cada dia melhor.

Vendedor de loja esportiva atendendo o cliente perto de tacos de golfe. Há no fundo boinas e chapéus em uma prateleira.

Invista na equipe

Sabia que a experiência dos seus colaboradores enquanto funcionários da empresa faz toda diferença na experiência dos clientes? O melhor treinamento do mundo não serve de nada se a cultura da empresa não é capaz de engajar os funcionários e valorizar seus recursos humanos.

Na hora de pensar em como fidelizar clientes, pense também em fidelizar os colaboradores. Uma rotatividade grande entre os funcionários atrapalha a sinergia do negócio e impede que a equipe crie laços com a clientela, e é justamente essa familiaridade que muitas vezes faz o cliente voltar.

Pensa comigo, você prefere ser atendido por um desconhecido ou por aquele vendedor que sabe seu nome e conhece seus gostos? Pois é.

Use as críticas a seu favor

Nenhuma empresa está a prova de falhas e as críticas não devem ser vistas como um fracasso, mas sim uma oportunidade de fazer melhor. Nem sempre será possível resolver o problema e, na maioria das vezes, quem reclama não busca uma solução imediata, mas sim a chance de ser ouvido e ter suas dores validadas.

Como fidelizar clientes é, sobretudo, uma relação de confiança. Ganha pontos aquela empresa que é capaz de aprender com as falhas e oferecer soluções sempre que possível.

E lembre-se: errar uma vez tudo bem, mas repetir o erro pode significar perder o cliente pra sempre!

Em uma cafeteria, há uma mulher sorrindo e segurando smartphone em frente a notebook aberto.

Não se esqueça do pós-venda

Estratégias de pós-venda também são muito importantes quando o assunto é fazer com que os clientes retornem. Essa é uma forma simples de manter a empresa na vida dos consumidores mesmo depois que eles já fizeram as compras, permitindo que seu negócio seja lembrado quando surgir uma nova necessidade ou quando forem indicar aos amigos.

Veja as principais:

  • Faça contato com seu cliente: pode parecer óbvio, mas poucos varejistas lembram disso. Um telefonema para ver se está tudo em ordem e uma pesquisa de satisfação para colher a opinião fazem toda diferença na percepção de quem compra;
  • Ofereça atendimento personalizado: chegou um produto novo na loja? Entre em contato com os clientes que possuem o perfil de compra e convide-os para conhecer a novidade em primeira mão;
  • Invista na relação a longo prazo: uma mensagem de parabéns ou um cupom de desconto em datas especiais também são maneiras eficientes de fidelizar o cliente e aumentar suas vendas.

Viu só como é possível? Quer levar essas estratégias para outro nível? Então conheça a metodologia de foco no cliente, favorita entre os empresários que tem como objetivo fundamental satisfazer a clientela!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome