O gerenciamento de categorias no varejo visa melhor organizar os produtos por setor, buscando uma melhor visualização por parte do cliente. O objetivo principal é gerar um aumento das vendas por melhorar a atração para o cliente. Ele vai determinar como o consumidor percebe o seu negócio, se tem pouca ou muita variedade.

Ele funciona através de uma parceria entre varejista e distribuidor, e é definido conforme a necessidade dos consumidores. As categorias de produtos são definidas como se fossem unidades estratégicas de negócios, são produtos que se complementam, formando uma solução de consumo, por exemplo, matinais, limpeza. Na prática, é a administração do mix de produtos, os espaços que eles ocupam, os preços, as ofertas e promoções, como ele será apresentado nas gôndolas, seu layout e nível de serviço.

Existem vários benefícios com esse sistema, como atender adequadamente as necessidades dos clientes, otimizar o espaço de área de vendas da loja e aumentar a rentabilidade dos produtos. Ele parte da premissa básica de respeitar a hierarquia de decisão de compra do consumidor, sendo essa definição de categorias feita a partir do perfil dos clientes.

O gerenciamento de categorias tem também como objetivo a redução significativa de custo, focalizando as práticas de merchandising e marketing mais eficientes, estimulando a compra por impulso, ampliando a conveniência, comodidade e agilidade no processo decisório do cliente.

É necessário haver uma boa interação entre varejista e distribuidor na hora de trabalhar as categorias, para que eles tenham a mesma visão do consumidor. Uma boa gestão de estoque associada ao gerenciamento de categorias controla o estoque, evitando perdas desnecessárias e consequente redução de custos para o varejista.

O gerenciamento de categorias definirá o mix que será ofertado, a variedade de sortimentos, e é baseado em dados internos do varejo e pesquisa de mercado.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.