Home Segmento Casa Agropecuária Como montar delivery no varejo – Parte 2 do guia

Como montar delivery no varejo – Parte 2 do guia

0
2375

Pra quem vive se perguntando sobre como montar delivery, o FalaMart está criando pouco a pouco um super guia do que você vai precisar fazer para ter o sistema funcionando. São várias fases de implantação, sendo que no primeiro artigo da série tratamos dos mais básicos e gerais sobre o serviço.

Nós terminamos esse último artigo bem na hora da parte boa: a prática! Como montar delivery exige cuidado e preparos, nós achamos melhor falar primeiro sobre como se organizar e o que esperar do serviço. Neste artigo é que nós vamos colocar a mão na massa.

Quer saber mais sobre como montar delivery no varejo e em qualquer negócio, até os alimentícios? Então vamos com a gente pra segunda parte do nosso guia!

Como montar delivery no varejo? – Comece com o seu sistema

Então você leu a primeira parte do artigo e se decidiu: vai montar um delivery para a sua empresa.

como montar delivery: lambreta estacionada perto de escada

Como a gente estava falando, são vários os negócios que podem se beneficiar do delivery, e a tendência é que em um futuro próximo a maioria dos varejos irá oferecer esses serviços principalmente pela internet.

Como montar delivery é um trabalho que exige preparação e planejamento, o primeiro passo é realmente entender sua rotina operacional e ver como o serviço vai se encaixar nela. Algumas perguntas que você pode se fazer:

  • Como minha rotina seria impactada pelo delivery?
  • Quantas pessoas eu teria que contratar a mais? (estoquista, motoboy, etc.)
  • Como eu vou receber os meus pedidos? (telefone, iFood, app próprio)
  • Como eu vou integrar os pedidos no meu trabalho?

Essa última pergunta é a mais importante a se fazer quando o questionamento é “como montar delivery?”. Entender como você vai receber os pedidos, cobrar por eles e inseri-los nos seus registros é a parte operacional principal a se definir antes de começar sequer a pensar em contratar pessoas e comprar veículos.

Um sistema que funcione

Ter um sistema dedicado ao seu delivery é fundamental para que ele funcione bem. Tudo bem que em vários negócios a entrega não é a principal fonte de ganhos, mas ainda assim o impacto na sua rotina operacional precisa ser levado em conta.

como montar delivery: caminhoneta azul em rua em frente à árvore florida

Existem várias desenvolvedoras que se especializam em criar ferramentas para delivery. Também outras focadas na integração: um sistema só pro seu caixa, delivery, estoque, controle financeiro, etc.

Procure por ERPs e entenda mais sobre eles! Você provavelmente vai encontrar soluções que funcionam perfeitamente para o seu negócio, seja ele qual seja: mercearia, restaurante, farmácia, etc.

Contratando o profissional e o serviço

Depois que você estruturou o seu sistema, chega a segunda parte de como montar delivery, e talvez uma das mais complicadas: contratar seus funcionários e estabelecer a frota.

Tudo isso vai depender da realidade do seu negócio e da demanda que você tem pelo uso do delivery. Separamos por tópicos pra ficar mais fácil de entender, olha só:

Contratar funcionário CLT ou terceirizar?

Esse é um dos grandes debates na hora de fazer a contração dos seus profissionais de entrega. Será que o melhor é já contratar alguém com carteira assinada ou terceirizar o serviço para alguma empresa ou profissional MEI?

Depende. Não dá pra dizer que um é melhor que o outro, tudo vai depender do tamanho da sua operação. Se a demanda é intensa, muitas vezes sai até mais barato contratar CLT. Agora, se você não faz tantas entregas assim, talvez o melhor seja mesmo terceirizar.

Só tenha cuidado ao contratar os serviços de MEIs. Esses profissionais não podem ter vínculo empregatício, portanto trabalham sob demanda. Eles não são obrigados a estar nas dependências da empresa o tempo todo e não precisam cumprir horários, apenas prestar o serviço!

Frota própria é uma boa ideia?

Na hora de pensar em como montar delivery, muita gente se pega com essa dúvida: será que a frota própria é o melhor caminho?

como montar delivery: rapaz em cima de caminhão

Foi o melhor para o Martins, que é atacado distribuidor, mas talvez pra você, no pequeno varejo, nem tanto. Tudo depende também da demanda, que se for alta justifica a compra, mas se for baixa o retorno do investimento pode demorar a chegar.

Alguns motoboys solucionam esse dilema de como montar delivery com frota própria trabalhando com seus próprios veículos. Isso vai aliviar alguns custos pra você, mas é importante saber que, em muitos casos, você terá que pagar pela manutenção e se responsabilizar por acidentes. A moto estragou? Ou você conserta ou não tem entrega!

Lançando o serviço de vez

A última parte de como montar delivery é o lançamento do serviço. Agora tudo está planejado, seu sistema está testado e aprovado, você já contratou seu pessoal e investiu em criar sua frota. E agora?

Agora é a hora de realmente oferecer o serviço de delivery! Para ter certeza de sucesso, siga a metodologia 3 R’s do Martins: Rotina, Rotas e Respeito. Continue a leitura para saber mais!

Rotina para atender mais e melhor

Como montar delivery é um questionamento que você vai continuar se fazendo mesmo quando ele já está pronto. Sempre há espaço para melhorar e mudar alguma coisinha aqui e ali, desde que essas alterações não atrapalhem sua rotina de atendimento.

Você precisa chegar a um prazo de entrega consistente com o mercado e organizar seus processos internos para que atrasos não ocorram de jeito nenhum. Estabelecer uma rotina que vai desde o atendimento, passa pelo preparo da mercadoria, segue para a conferência e então sai para a rua é o melhor a se fazer para ter um serviço cada vez mais eficiente.

Rotas para chegar mais longe com mais agilidade

Como montar delivery se você não conhece bem a cidade? Não tem como, né? Ter até tem, mas você vai perder bastante tempo em rotas que você não conhece tentando chegar nas casas.

Esse é um aspecto que a maior parte dos negócios desconsidera ao pensar sobre como montar delivery. Estabeleça rotas para os principais bairros da cidade e saiba como é o trânsito nelas durante seus horários de pico.

Também crie rotas alternativas junto com o seu profissional para garantir que você não vai errar o caminho quando mais precisar!

Respeito para fidelizar clientes

Respeitar os prazos e a qualidade do produto é fundamental para que a sua empresa estabeleça um bom serviço de delivery. Mas além disso, também é necessário respeitar o que se espera da sua empresa e até do segmento. Opa, ficou confuso? Espera aí que a gente resolve!

Cada segmento possui algumas qualidades que os consumidores estão esperando. Como montar delivery é uma extensão da sua empresa e dessas qualidades, os clientes esperam coisas distintas de cada tipo de oferecimento. Um exemplo?

  • Bares e restaurantes – Entrega rápida, com qualidade e temperatura adequada;
  • Mercados – Sem produtos faltando, sem embalagens amassadas;
  • Farmácias – Agilidade na entrega, medicamentos corretos, mínimo de erros;
  • Agrovet – Embalagem intacta, entrega pontual;
  • Mobiliário e eletrônicos – Produtos em perfeito estado, nota, carregadores;

Em termos práticos, isso é o que você vai precisar para realmente montar o delivery. Depois de tudo isso funcionando, você só vai precisar gerenciá-lo.

Esse é o assunto da terceira parte do Guia de Como Montar Delivery no Varejo! Acompanhe o FalaMart que semana que vem ele chega pra você. Até a próxima!