Home Segmento Bar Como montar um bar? Guia para sua estrutura e arquitetura

Como montar um bar? Guia para sua estrutura e arquitetura

0
9461

Quer saber como montar um bar mas não sabe por onde começar? Além de definir o lugar estratégico para o seu negócio, que deve ser acessível e ter uma grande movimentação de pessoas, é preciso pensar na sua estrutura e arquitetura para destacar o que o bar tem de melhor.

 

Um dos pontos que mais atraem os clientes é a infraestrutura do ambiente. Se ela é bem feita e faz com que eles tenham uma experiência incrível no local, com certeza eles irão se fidelizar e farão recomendações para outras pessoas, atraindo uma maior quantidade de clientes!

Então vamos ao que interessa. Como montar um bar? No guia do FalaMart nós vamos tirar todas as suas dúvidas para você colocar o seu negócio para funcionar agora mesmo!

Vem com a gente!

Defina a identidade visual do seu bar

Esse é o primeiro passo para você aprender como montar um bar. Definir a identidade visual do local é fundamental para harmonizar todos os móveis e objetos que serão colocados no ambiente.

Antes de mais nada, é fundamental que você conheça o público que o seu bar irá atender e, a partir disso, defina a temática que você deseja aplicar no seu negócio para atrair essas pessoas.

Por exemplo, se você quiser montar um bar mais rústico, é bem interessante que você utilize mesas de madeiras e outros elementos que combinem com essa proposta, como carretéis, pallets, paredes de tijolinhos e luminárias suspensas.

Investir em estrutura metálica também pode ser uma boa ideia, principalmente se você quiser uma decoração mais industrial. Apesar de ser mais cara que a estrutura de alvenaria, que é muito utilizada nos bares, ela dá um charme especial ao local, além de deixá-lo mais caracterizado pelo o que realmente é o estilo industrial!

Trabalhe a iluminação

Depois de definir qual será a identidade visual do seu bar, é hora de trabalhar a iluminação para combinar com tudo que você pretende colocar no ambiente.

Não pense que é qualquer tipo de luz que combina com os objetos e o estilo do seu bar. Se tem algo que tem que ser estudado em como montar um bar, é a iluminação!

  • Para bares menos elaborados: o ideal é investir em uma iluminação com lâmpadas de LED mais frias, somente com alguns focos quentes em lugares específicos, como no balcão de pedidos. Se o seu bar não segue uma linha sofisticada e você está querendo colocar somente o básico para não precisar gastar muito, essa dica pode ser uma boa opção para você saber como montar um bar; 
  • Para bares despojados: se a sua proposta for montar um bar com uma pegada mais industrial ou rústica, o ideal mesmo é que você invista em uma iluminação com uma luz mais amarelada para dar aquela sensação de aconchego ao ambiente. As luminárias suspensas com lâmpadas com filamento aparente podem ser uma boa ideia se você estiver disposto a gastar um pouco mais com iluminação. Além de ser uma tendência do design de interiores, elas deixam o ambiente mais jovem e estão sendo muito utilizadas nos bares mais descolados! 

Independente de qual for a proposta para o seu bar, é essencial que você invista na iluminação de acordo com a decoração do local. É um detalhe fundamental que faz diferença na experiência do cliente, deixando-o mais confortável e com vontade de passar mais tempo na casa!

Estabeleça um design para o salão

A organização dos ambientes é uma das peças chave para atrair mais pessoas e aumentar a reputação do seu bar. Saber como será feita a disposição dos elementos dentro do salão é tão importante quanto definir questões sobre a decoração. Por exemplo:

  • Você definiu onde será a área do balcão de pedidos?
  • Como as mesas serão colocadas?
  • O bar contará com um espaço reservado para músicos convidados?
  • Haverá corredores de acesso para os garçons circularem tranquilamente?

Questões como essas são essenciais para te ajudar na hora de pensar em como será a logística e o design do seu bar. Quando você for fazer o planejamento de como montar um bar, leve esses fatores em consideração pensando em questões logísticas sem esquecer do conforto do cliente!

Invista na acessibilidade

Pensar em acessibilidade é fundamental para que seu bar esteja de acordo com a legislação vigente. Investir nesse ponto, além de ser obrigação de qualquer empresário, significa incluir como público uma grande parcela da população, e seu bar pode tornar-se referência como local com maior facilidade de mobilidade e acesso!

Segundo dados do IBGE, cerca de 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, ou seja, aproximadamente 23,91% da população brasileira. Que tal dar a oportunidade para que essas pessoas se divirtam no seu bar?

Trabalhar a inclusão social é fundamental e para isso seu melhor guia é a norma reguladora NBR 9050. Por isso, na hora de pensar em como montar um bar, não se esqueça que o seu estabelecimento precisa ter:

  • Um espaço de circulação adequado para cadeiras de rodas;
  • Portas com vão livre de no mínimo 2,10m de altura e 0,80m de largura;
  • Banheiros com acessibilidade;
  • Rampas de acesso;

Entre outros pontos que podem ser conferidos aqui.

Viu que não tem segredo na hora de pensar em como montar um bar? É só você seguir todas as dicas trabalhadas aqui que com certeza seu negócio será um sucesso!

Outro ponto muito importante na hora de planejar um bar são as bebidas que farão parte do seu cardápio. Quer saber como montar a sua lista de bebidas? Confira nesse artigo do FalaMart!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.