Hoje em dia estamos acostumados com alta tecnologia no mundo dos negócios: tablets, smartphones, softwares, inteligência artificial, etc. Mesmo com os avanços tecnológicos, uma ferramenta comercial básica para qualquer loja de materiais de construção ainda é indispensável: o catálogo de produtos.
O catálogo apresenta aos clientes quais produtos sua loja oferece e isso gera novas oportunidades de vendas. Além disso, é uma ferramenta de fácil divulgação, que pode alcançar novos clientes e fazer a diferença na hora de fechar um negócio.
Imagine ter que lembrar todos os itens da sua loja de materiais de construção de cabeça? Sem chance!
Sendo assim tão útil, só há vantagens em você criar um catálogo para a sua loja. Nesse post, você vai descobrir os seis passos essenciais para montar um catálogo de materiais de construção. Preparado? Então vamos juntos!
Passo #01: organizar todos os seus produtos
Se montar um catálogo já dá trabalho, vai ficar ainda pior se o estoque da sua empresa estiver bagunçado. Por isso, antes de mais nada, é preciso colocar ordem na casa, ou melhor, nos produtos do seu mix.
Vale a pena lembrar que a prática de organizar os produtos não é importante somente na hora de montar um catálogo, mas faz toda a diferença para a eficiência do negócio. Com um estoque em que existe uma lógica na posição dos produtos que é mantida de maneira consistente, fica muito mais fácil conferir quais produtos acabaram ou preparar pedidos.
Passo #02: contratar fotógrafos profissionais
Um bom catálogo traz fotos de qualidade de cada item, e isso só é possível contando com a ajuda de um fotógrafo profissional – de preferência, especializado nesse tipo de trabalho.
Conselho de amigo: cuidado para não cair na tentação de querer economizar nesse passo e fazer as fotos de maneira amadora!
O catálogo é como uma vitrine de papel: ele não serve apenas para mostrar os produtos, mas também para construir uma imagem do seu negócio. E você não vai querer passar a imagem de que a sua loja de materiais de construção é amadora, não é mesmo?
Passo #03: reunir e revisar as especificações técnicas
Além das fotos, é muito importante que o catálogo de materiais de construção traga as especificações técnicas de cada item.
Afinal, em uma obra, existem normas que devem ser obedecidas, e isso significa que a escolha de um produto ou outro nem sempre está ligada ao preço, mas depende das especificações técnicas.
Então, o terceiro passo é justamente reunir todas essas especificações técnicas e revisá-las. Uma recomendação adicional: padronize o formato de apresentação dessas informações no catálogo. Assim, fica muito mais fácil para o seu cliente comparar as diferentes opções do mesmo tipo de produto!
Passo #04: definir a estrutura e diagramação
A estrutura e a diagramação do catálogo não são apenas um detalhe. O profissional que fará a arte do seu catálogo deve estar atento a esses aspectos, que podem ajudar sua equipe comercial ou seus clientes a encontrar qualquer produto.
Por exemplo, como serão os índices? Como você vai organizar as categorias e mostrar a divisão entre elas? Dentro das categorias, qual vai ser o critério para ordenar os itens? E como os itens serão distribuídos: vários na mesma página ou um por página? Essas são apenas algumas questões que você, amigo, precisa considerar e definir com o auxílio de um profissional.
Passo #05: definir a apresentação física
Se a gente quiser resumir esse passo em uma palavra, seria acabamento. É a hora de definir detalhes da finalização do catálogo, como a fonte, o esquema de cores, o tamanho de folha, o tipo de papel, o tipo de capa.
As escolhas feitas nesse passo costumam ser subjetivas, dependem da sua preferência. Uma boa dica para a apresentação física é respeitar a identidade visual da marca. Se a logo da sua loja de materiais de construção usa as cores vermelho e branco, não faz sentido que as cores do catálogo sejam azul e verde, concorda?
Passo #06: planejar a distribuição do seu catálogo de materiais de construção
Nesse ponto, você já está com o catálogo pronto, mas seu trabalho ainda não acabou. Agora, é preciso planejar como ele vai ser distribuído para os clientes.
Algumas lojas enviam o catálogo para todos clientes ativos. Outras enviam apenas para os clientes-chave, que fazem compras mais recorrentes. Outras deixam o catálogo com a equipe comercial para ser utilizado no contato direto com os clientes.
Outro fator que viabiliza a distribuição do seu catálogo de materiais de construção é o seu custo final. Pense bem: se você fez um material top de linha, ficaria muito caro distribuí-lo amplamente, enviando para clientes que talvez nem venham a comprar de novo.
Por isso, uma alternativa inteligente é que, para esses clientes menores, você envie apenas uma versão digital do catálogo – que pode, inclusive, ficar disponível para download no site da sua loja!
E aí, entendeu quais são os passos para montar um catálogo de materiais de construção? Então, não perca tempo para começar o seu. Será um bom investimento, já que essa ferramenta, além de tudo, é um forte recurso persuasivo para estabelecer parcerias vantajosas com arquitetos e construtoras!
Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, aproveite para ler nosso post exclusivo sobre como fazer parcerias com arquitetos!