Home Destaque Como montar um minimercado? Guia exclusivo do Fala Mart!

Como montar um minimercado? Guia exclusivo do Fala Mart!

0
197

Antes de mostrar o passo a passo de como montar um minimercado, é preciso esclarecer do que se trata esse empreendimento. Um minimercado é um pequeno estabelecimento caracterizado pelo oferecimento de produtos diversos, voltados para necessidades básicas dos consumidores. Geralmente o consumidor entra no local, encontra o que quer e paga no caixa. Tudo de maneira rápida e descomplicada.

Isso dá ao minimercado uma característica local, ou seja, é comum que esse tipo de negócio funcione como uma espécie de mercado de vizinhança.

Se você tem interesse no assunto e está pensando em como montar um minimercado nesse ano que está começando, não deixe de conferir o texto para saber o que é preciso em relação ao tema. Acompanhe e saiba como montar um minimercado.

Como montar um minimercado: supermecado

Como montar um minimercado com pouco dinheiro?

A não ser que você tenha um grande capital disponível, o que raramente é o caso para pequenos empreendedores, você vai precisar otimizar seu orçamento o máximo possível.

Para começar, tenha cuidado com a estrutura a ser montada: se ela for exagerada ou muito sofisticada, futuramente você terá problemas para fazer sua manutenção. Tenha em mente que, logo no início das atividades, será necessário fazer muitos investimentos e um ambiente simples e bem pensado é suficiente para agradar os clientes num primeiro momento. Procure se planejar e gastar de acordo com suas possibilidades.

É interessante também estruturar-se para realizar uma operação enxuta, reduzindo ao mínimo o número de funcionários para evitar gastos trabalhistas que podem dificultar o crescimento do negócio. Cada colaborador representa uma série de gastos como salários, comissões, vales e rescisões; por isso, se você tem pouco dinheiro, reduza a operação, invista em automação e esteja disposto a bater ponto no negócio todos os dias.

Saiba mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro? Um guia do FalaMart!

Como abrir uma mercearia MEI?

Ter o próprio CNPJ é uma das grandes vantagens apresentadas para quem deseja aprender como montar um minimercado e a formalização como Microempreendedor Individual é o caminho mais simples para isso. O registro permite respaldo jurídico para a empresa emitir notas fiscais, algo que valoriza e dá credibilidade ao empreendimento. Além disso, é possível contar com benefícios trabalhistas concedidos para quem pertence à categoria e contratar um funcionário com carteira assinada.

Para tanto, basta acessar o Portal do Empreendedor e fazer a sua inscrição. Tenha todos os documentos em mãos para seguir as orientações e formalizar sua empresa.

Seguindo as exigências do programa você se formaliza rapidamente. Nesse caso, será cobrada uma taxa de R$ 50 mensais e será exigida a permissão da prefeitura da sua cidade em relação ao local em que você pretende atuar profissionalmente.

Saiba mais: Mercearia MEI vale a pena? É possível?

Como montar um minimercado: carrinho de supermecado

Como fazer análise de concorrência?

Como montar um minimercado sem estar preparado para lidar com empresas que atuam na mesma atividade que você? Considere como concorrência empresas que possuem o mesmo público-alvo que o seu, que têm produtos similares, que trabalham com inovações que podem se sobrepor às soluções que a sua empresa oferece, entre outras. Concorrência, em geral, são companhias que competem direta ou indiretamente com o seu negócio.

Isso não significa que os concorrentes são rivais. A análise da concorrência serve mais como inspiração para entender melhor o mercado e ver se há lugar pra você, além de te dar a chance de conhecer outros aspectos do empreendimento que você ainda não havia percebido.

Sendo assim, saiba quem é a sua concorrência. Considere aspectos gerais, como quais são os diferenciais dessas empresas e quais são os preços dos produtos que concorrem com os seus. Em função das informações obtidas, você tem como se diferenciar e conquistar seu espaço no mercado.

Saiba mais: Como fazer análise de concorrência para abrir negócio?

Como escolher a localização do negócio?

O ideal é que você defina a sua localização de acordo com alguns elementos, como o produto, a acessibilidade e o movimento. É muito simples: considere as necessidades do que você vai vender, como o estoque, por exemplo. Além disso, fique atento às exigências legais de acessibilidade para garantir uma atuação em conformidade com a lei.

Outro ponto a ser analisado em relação a como montar um minimercado é o do movimento na rua, pois disso também dependem seus resultados. De nada adianta montar um negócio com bons produtos e preços atraentes se ele fica longe de onde as pessoas passam naturalmente.

Saber onde seus consumidores costumam comprar e a localização da concorrência também é importante nesta etapa. Busque uma distância razoável para que uma atividade não interfira negativamente na outra.

Saiba mais: Localização do negócio é grande fator no seu sucesso

Como trabalhar bem o layout da loja?

Procure encantar seus clientes já na primeira impressão. Nesse sentido, trabalhar o layout da loja de maneira a torná-la atrativa é uma arte.

Para tanto, valorize a boa iluminação. Os corredores devem ser largos o bastante para facilitar o tráfego e ventilação deve gerar uma sensação de conforto. Pense também na organização das gôndolas. As categorias devem ser intuitivas, de modo que o cliente consiga se orientar de acordo com a sessão. Por isso, planeje suas gôndolas com critérios e facilite o trânsito dentro da loja.

Saiba mais: Layout da loja: como começar por fora e terminar por dentro?

Como montar um minimercado: gandolas de supermecado com produtos

Vale a pena gastar um tempo planejando como montar um minimercado, pois essa é uma boa possibilidade de negócio. Sabendo o que fazer você diminui a sua margem de erro e tende a crescer mais em menos tempo.

Quer ir além e saber mais sobre como montar um minimercado? Então baixe nosso material “Abra seu minimercado agora

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome