Você conhece seu negócio?

 

Para que uma empresa cresça de forma saudável, é preciso conhecer bem todos os processos que ocorrem dentro dela. Uma boa gestão de custos é um dos segredos para que seu empreendimento tenha sucesso!

Faz parte de uma boa gestão financeira administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços ou produtos.

 

Como fazer uma boa gestão de custos?

 

Custos se dividem em fixos e variáveis. É muito importante saber quais são os custos para calcular o valor de venda de seu produto, para que ele não fique fora da realidade, nem dando prejuízo nem estando muito acima do valor de mercado.

 

  • Custos fixos

São gastos que seu empreendimento tem como pagamento de contas (luz, água, etc), fornecedores, aluguel, e outros.

 

  • Custos variáveis

São os gastos que se tem com a produção ou comercialização de seu produto ou serviço, tal como os impostos sobre mercadoria e comissão de vendedores.

Não se esqueça de colocar como custo variável o desgaste com equipamentos.

 

Na relação dos custos variáveis entra também a negociação com o distribuidor, que interfere diretamente no valor final, uma boa negociação diminui os custos e aumenta a lucratividade da empresa.

 

Faça um registro de todos os gastos, para identificar investimentos desnecessários e outros que merecem atenção especial, por resultarem em maior quantidade ou volume de vendas. Faça um calendário mensal com todos os gastos, fixos e variáveis.

 

Manter um bom controle de gastos é essencial para mensurar a rentabilidade e o desempenho das atividades da empresa.

 

Manter uma boa gestão de custos exige disciplina, deve-se analisar constantemente os procedimentos financeiros, detalhá-los em planilhas, fazer registros organizados. Saber a hora de aproveitar boas oportunidades de investimentos também a ajuda a empresa a crescer de forma saudável.

 

Analisando sempre e forma cuidadosa, é possível armazenar informações importantes na tomada de decisões, não importa o valor, tudo que entra e sai deve ser registrado.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.