Estratégias infalíveis de como reter talento

Tempo de Leitura: 4 minutos
Estratégias infalíveis de como reter talento

Sumário

Como reter talentos diante da alta rotatividade no varejo? Pode ser uma tarefa desafiadora para todo lojista, mas há saídas para esse problema. Por causa desse entra e sai de funcionários, o empregador se vê com dificuldades de trabalhar os potenciais e acaba perdendo bons profissionais.

Esse desafio, no entanto, precisa ser enfrentado pelo sucesso e a estabilidade da loja, já que o capital humano é um dos principais fatores que contribuem para o crescimento da empresa.

A retenção de talentos vai muito além de fazer um bom processo seletivo. Em muitas situações, é preciso mudar toda a cultura da empresa ou trabalhar a melhoria do clima organizacional de determinado setor. 

Você está disposto a reconhecer onde pode estar errando? Ou tem interesse em aprofundar o conhecimento para descobrir como reter talento na sua loja? Se sim, hoje essa leitura é para você!

O problema do turnover

Antes de saber como reter talento na sua loja, vamos contextualizar um pouco sobre turnover, que é um dos principais problemas no quadro colaborativo de uma empresa.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Robert Half, o Brasil lidera o ranking mundial com maior índice de turnover.

Foi registrado aumento de 56%, percentual acima de países europeus como França (51%), Bélgica (45%) e Reino Unido (43%). O número de saídas voluntárias em comparação ao de desligamentos passou de 33% para 48%.

As taxas são preocupantes, né? E é importante uma análise cautelosa da empresa para entender o motivo dessa rotatividade de funcionários. Em geral, as principais causas de turnover são:

  • baixa qualidade do clima organizacional;
  • falta de aumento de expectativas;
  • ausência de reconhecimento;
  • falta de um plano de carreira na empresa.

O que é a retenção de talento?

A retenção de talento nada mais é que um conjunto de estratégias e práticas adotadas pelo empregador para manter na loja seus profissionais mais talentosos e experientes. 

São ações que a empresa e o empregador adotam para evitar a perda de colaboradores que agregam de várias formas ao negócio, garantindo que eles permaneçam comprometidos, motivados e engajados no ambiente de trabalho.

Reter talento é muito importante para qualquer empresa, de qualquer setor. Atrair profissionais qualificados é apenas o primeiro passo. A empresa precisa se engajar para mantê-los motivados e dispostos a “vestir a camisa”.

O que motiva os talentos? 

Acreditamos que a resposta para essa pergunta pode variar de algumas formas, a depender do tipo profissional e da empresa que estamos falando. Mas alguns pontos são cruciais para motivar qualquer profissional no mercado. 

O desenvolvimento profissional, por exemplo, cria oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira, o que pode ser uma injeção e tanto de ânimo para o colaborador. 

Outro ponto é ser reconhecido pelo bom desempenho e recompensado pela empresa, seja simbólica ou financeiramente. 

O ambiente de trabalho positivo, que valoriza a diversidade e que promove políticas flexíveis para conciliação entre trabalho e vida pessoal, é um fator importante também para motivar equipes. 

Empresas com planos de carreiras têm maiores chances de contar com funcionários mais satisfeitos e realizados com o trabalho. 

Qual a importância e os benefícios de reter talentos? 

Reter talentos evita que a empresa perca pessoas com alto potencial de trabalho, com conhecimento e experiência imprescindíveis para o desenvolvimento da organização. Lembrando que “mão de obra qualificada” não tem sido fácil encontrar por aí.

A retenção de talentos permite à loja contar com mais colaboradores satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos. Também evita custos exagerados com contratação e capacitação de novos funcionários. 

A empresa que tem a capacidade de reter talento e conta com funcionários satisfeitos e de longa data garante uma boa reputação da marca, o que acaba ajudando a atrair novos talentos para o quadro. 

Além disso, podemos citar outros benefícios de como reter talento, como: funcionários com maior eficiência operacional, aprimoramento dos processos e crescimento sustentável da empresa em razão da retenção de uma força de trabalho estável e experiente.

Como reter talentos?

Acho que a essa altura da leitura você já entendeu como reter talento na sua loja, mas vamos reforçar com 5 estratégias fundamentais:

  1. Desenvolvimento de carreira: ofereça oportunidades claras de desenvolvimento e progressão na carreira para seus colaboradores;
  2. Remuneração competitiva: nem sempre vai ser possível ostentar salários acima do piso da categoria, mas ao menos garanta que os salários e benefícios ofertados pela empresa sejam competitivos no mercado;
  3. Reconhecimento: crie ações e uma rotina de valorização para reconhecer o trabalho e os resultados dos colaboradores;
  4. Comunicação transparente: importante sempre manter uma comunicação aberta e transparente sobre metas e expectativas da empresa;
  5. Ambiente de trabalho positivo: desenvolva um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e motivador para os colaboradores.

Como as empresas estão retendo talentos? 

Para reter talento, as empresas precisam compreender as necessidades do colaborador e estar disposta a ouvir ideias, sugestões e reclamações que possam melhorar os processos internos.

Por isso, muitas organizações têm criado programas de inovação e ampliado o diálogo direto com os colaboradores. 

As empresas também estão retendo talento com a ampliação de benefícios aos colaboradores e implementação de projetos de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Espaços de descanso e lazer dentro da empresa são alguns exemplos.

A flexibilidade de trabalho com opções de home office, licenças flexíveis e plantões esporádicos também têm sido atrativos para profissionais permanecerem em empresas que prezam pelo bem-estar. 

Outra prática importante para retenção de talentos é a aplicação de avaliações regulares de desempenho para que os colaboradores possam receber feedback construtivo e estabelecer metas para o desenvolvimento individual. 

Não é apenas uma questão salarial

Percebeu que para reter talento não se trata de oferecer apenas bons salários? É um conjunto de fatores que ajudam a estimular os colaboradores a serem cada vez mais comprometidos com o trabalho.

As dificuldades de reter talento no varejo são ainda maiores em virtude das mudanças de comportamento do consumidor e característica do próprio setor. Muita gente enxerga uma profissão no comércio como algo temporário e de curto prazo.

Além disso, o expediente de trabalho comercial, que inclui finais de semana e feriados, pode ser desmotivador para grande parte dos trabalhadores, já que fica complicado conciliar a vida social. 

É preciso, então, pensar fora da caixa e investir em estratégias de sucesso para a sua loja. Ideias agora não faltam, não é mesmo? Então boa sorte e até a próxima! 

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima