Como reter talentos diante da alta rotatividade no varejo? Pode ser uma tarefa desafiadora para todo lojista, mas há saídas para esse problema. Por causa desse entra e sai de funcionários, o empregador se vê com dificuldades de trabalhar os potenciais e acaba perdendo bons profissionais.
Esse desafio, no entanto, precisa ser enfrentado pelo sucesso e a estabilidade da loja, já que o capital humano é um dos principais fatores que contribuem para o crescimento da empresa.
A retenção de talentos vai muito além de fazer um bom processo seletivo. Em muitas situações, é preciso mudar toda a cultura da empresa ou trabalhar a melhoria do clima organizacional de determinado setor.
Você está disposto a reconhecer onde pode estar errando? Ou tem interesse em aprofundar o conhecimento para descobrir como reter talento na sua loja? Se sim, hoje essa leitura é para você!
O problema do turnover
Antes de saber como reter talento na sua loja, vamos contextualizar um pouco sobre turnover, que é um dos principais problemas no quadro colaborativo de uma empresa.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Robert Half, o Brasil lidera o ranking mundial com maior índice de turnover.
Foi registrado aumento de 56%, percentual acima de países europeus como França (51%), Bélgica (45%) e Reino Unido (43%). O número de saídas voluntárias em comparação ao de desligamentos passou de 33% para 48%.
As taxas são preocupantes, né? E é importante uma análise cautelosa da empresa para entender o motivo dessa rotatividade de funcionários. Em geral, as principais causas de turnover são:
- baixa qualidade do clima organizacional;
- falta de aumento de expectativas;
- ausência de reconhecimento;
- falta de um plano de carreira na empresa.
O que é a retenção de talento?
A retenção de talento nada mais é que um conjunto de estratégias e práticas adotadas pelo empregador para manter na loja seus profissionais mais talentosos e experientes.
São ações que a empresa e o empregador adotam para evitar a perda de colaboradores que agregam de várias formas ao negócio, garantindo que eles permaneçam comprometidos, motivados e engajados no ambiente de trabalho.
Reter talento é muito importante para qualquer empresa, de qualquer setor. Atrair profissionais qualificados é apenas o primeiro passo. A empresa precisa se engajar para mantê-los motivados e dispostos a “vestir a camisa”.
O que motiva os talentos?
Acreditamos que a resposta para essa pergunta pode variar de algumas formas, a depender do tipo profissional e da empresa que estamos falando. Mas alguns pontos são cruciais para motivar qualquer profissional no mercado.
O desenvolvimento profissional, por exemplo, cria oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira, o que pode ser uma injeção e tanto de ânimo para o colaborador.
Outro ponto é ser reconhecido pelo bom desempenho e recompensado pela empresa, seja simbólica ou financeiramente.
O ambiente de trabalho positivo, que valoriza a diversidade e que promove políticas flexíveis para conciliação entre trabalho e vida pessoal, é um fator importante também para motivar equipes.
Empresas com planos de carreiras, por exemplo, têm maiores chances de contar com funcionários mais satisfeitos e realizados com o trabalho.
Qual a importância e os benefícios de reter talentos?
Reter talentos evita que a empresa perca pessoas com alto potencial de trabalho, com conhecimento e experiência imprescindíveis para o desenvolvimento da organização. Lembrando que “mão de obra qualificada” não tem sido fácil encontrar por aí.
A retenção de talentos permite à loja contar com mais colaboradores satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos. Além disso, evita custos exagerados com contratação e capacitação de novos funcionários.
A empresa que tem a capacidade de reter talento e conta com funcionários satisfeitos e de longa data garante uma boa reputação da marca, o que acaba ajudando a atrair novos talentos para o quadro.
Além disso, podemos citar outros benefícios de como reter talento, como: funcionários com maior eficiência operacional, aprimoramento dos processos e crescimento sustentável da empresa em razão da retenção de uma força de trabalho estável e experiente.
Como reter talentos?
Acho que a essa altura da leitura você já entendeu como reter talento na sua loja, mas vamos reforçar com 5 estratégias fundamentais:
- Desenvolvimento de carreira: ofereça oportunidades claras de desenvolvimento e progressão na carreira para seus colaboradores;
- Remuneração competitiva: nem sempre vai ser possível ostentar salários acima do piso da categoria, mas ao menos garanta que os salários e benefícios ofertados pela empresa sejam competitivos no mercado;
- Reconhecimento: crie ações e uma rotina de valorização para reconhecer o trabalho e os resultados dos colaboradores;
- Comunicação transparente: importante sempre manter uma comunicação aberta e transparente sobre metas e expectativas da empresa;
- Ambiente de trabalho positivo: desenvolva um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e motivador para os colaboradores.
Como as empresas estão retendo talentos?
Para reter talento, as empresas precisam compreender as necessidades do colaborador e estar disposta a ouvir ideias, sugestões e reclamações que possam melhorar os processos internos.
Por isso, muitas organizações têm criado programas de inovação e ampliado o diálogo direto com os colaboradores.
As empresas também estão retendo talento com a ampliação de benefícios aos colaboradores e implementação de projetos de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Espaços de descanso e lazer dentro da empresa são alguns exemplos.
A flexibilidade de trabalho com opções de home office, licenças flexíveis e plantões esporádicos também têm sido atrativos para profissionais permanecerem em empresas que prezam pelo bem-estar.
Outra prática importante para retenção de talentos é a aplicação de avaliações regulares de desempenho para que os colaboradores possam receber feedback construtivo e estabelecer metas para o desenvolvimento individual.
Não é apenas uma questão salarial
Percebeu que para reter talento não se trata de oferecer apenas bons salários? É um conjunto de fatores que ajudam a estimular os colaboradores a serem cada vez mais comprometidos com o trabalho.
As dificuldades de reter talento no varejo são ainda maiores em virtude das mudanças de comportamento do consumidor e característica do próprio setor. Muita gente enxerga uma profissão no comércio como algo temporário e de curto prazo.
Além disso, o expediente de trabalho comercial, que inclui finais de semana e feriados, pode ser desmotivador para grande parte dos trabalhadores, já que fica complicado conciliar a vida social.
É preciso, então, pensar fora da caixa e investir em estratégias de sucesso para a sua loja. Ideias agora não faltam, não é mesmo? Então boa sorte e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.