O processo de gestão de compras é a parte responsável pela aquisição de produtos e matérias-primas dentro da empresa, incluindo os cálculos relacionados à estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.
Uma boa gestão de compras possibilita a redução de gastos desnecessários, são atribuições do responsável planejar as aquisições no tempo correto, na quantidade certa e fazer a verificação do recebimento. Uma função muito importante é manter um bom relacionamento com os distribuidores, de modo que o processo seja vantajoso para ambos.
Para que não haja desperdícios é necessário o planejamento de estoques, para a otimização do volume de compras.
– Sempre avaliar o custo de cada produto, determinar o período de compras e os tamanhos dos lotes.
– Estabelecer o estoque de segurança, mínimo e máximo para cada produto, baseadas em previsões de vendas.
– Etiquetar, ordenar e listar os produtos.
Com um planejamento eficiente de previsão de vendas, torna-se desnecessário aumentar o volume de compras em determinados períodos, mantendo assim um maior capital parado no estoque.
Desenvolver um bom plano de compras reduz os custos com essas aquisições, já que eliminam a possibilidade de compras de última hora, correndo o risco de pagar mais caro pelos mesmos produtos. As compras devem ser realizadas considerando-se o tempo de entrega necessário para que se ocorrer eventuais atrasos não comprometa o estoque. Comprar de um atacado traz vantagens porque o volume de compras será maior e o custo menor.
A boa negociação com fornecedores resulta em melhores condições para a empresa, principalmente no que diz respeito às condições de pagamento equilibrando preço, prazo e qualidade.