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Braço carregando sacolas de compras

Como vender mais e melhor? 5 dicas para gestores de vendas

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Liderar uma equipe de vendas é uma tarefa reservada para aqueles que já dominam bem a arte de como vender mais e melhor, com anos de trabalho e resultados no chão de loja. Mas isso não significa que a batalha está ganha, já que uma das principais qualidades de um bom gestor é saber que esse trabalho não acaba nunca.

 

Você queria vender mais e melhor e conseguiu. Agora você precisa vender mais ainda – e melhor ainda.

Foi pensando nisso que o Fala Mart preparou uma lista com 5 dicas de como vender mais e melhor, caso você esteja precisando de um empurrãozinho. Vem com a gente!

Dois homens apertando as mãos em reunião de negócios

Como vender mais e melhor: liderança incansável

Já demos o “spoiler” na introdução, mas é impossível fugir desse ponto: quem quer saber como vender mais e melhor não pode abrir mão da presença do gestor de vendas junto da equipe, acompanhando o dia a dia do negócio. Todo time precisa do seu capitão.

Saber os resultados através de relatórios te dá acesso apenas aos números, mas é o cotidiano do time comercial que vai te mostrar do que sua equipe precisa em termos de treinamento, planejamento, direcionamento e feedback.

Como vender mais e melhor é uma missão que só se completa com líder e equipe trabalhando de maneira integrada, é sua responsabilidade guiar os vendedores rumo aos melhores resultados. Isso só é possível quando você sai do escritório fechado e se envolve no processo, gastando os sapatos como todo mundo.

Conheça seus clientes

Mulher segurando blusa contra o corpo

Tão importante quanto estar próximo dos seus vendedores, é entender quem é e como pensa a sua clientela.

Isso pode ser feito através de pesquisas que incluam questões demográficas (idade, renda média, etc) e comportamentais (frequência de compra, dificuldades, desejos). Com esses dados, é possível formar personas que representem os perfis que compõem seu público ideal, e é pensando neles que você deverá formular suas estratégias.

Tenha um diferencial

 Um guarda-chuva amarelo no meio de vários guarda-chuvas pretos

Faz tempo que preço e produto deixaram de ser as respostas para a eterna dúvida de como vender mais e melhor. O mercado nunca foi tão competitivo e seus clientes precisam ser encantados, o que é bem diferente de só ter uma necessidade pontual atendida.

O seu diferencial é a arma secreta que ninguém conhece, e que pega a concorrência de surpresa. Para encontrar o seu, é preciso observar as demandas da clientela, as deficiências dos seus concorrentes e as necessidades da região.

Além de fidelização, oferecer bons diferenciais traz outras vantagens, como vender mais e melhor e fortalecer o posicionamento da marca.

Ofereça sempre mais

Braço carregando sacolas de compras

Consumidores devem ser encantados, mas não podemos esquecer que antes de tudo eles buscam soluções. Quem sabe como vender mais e melhor não perde o foco nesse objetivo.

Um time de vendas campeão é aquele que não se limita a atender uma necessidade, mas está pronto para se antecipar aos desejos do público. É isso que chamamos de cross-selling ou venda cruzada, técnica que estimula o cliente a comprar mais pela oferta de produtos complementares.

Conhecendo seus carros-chefe de venda, é possível identificar quais itens podem complementar o produto principal. Uma loja de colchão também pode vender travesseiros e roupas de cama e um mercadinho pode dividir seu layout com seções de produtos da mesma família, como cantinhos do churrasco ou das guloseimas.

Treinamento constante

Muita gente se frustra tentando entender como vender mais e melhor porque, na prática, não existe segredo – a resposta está na busca constante. O mundo muda, a economia circula e seus clientes precisam de coisas diferentes a cada dia.

Como vender mais e melhor dá trabalho, muitas empresas adotam duas ou três estratégias de sucesso e depois não conseguem entender a estagnação nos resultados. O problema não está na estratégia, mas sim em se acomodar acreditando que existe solução mágica.

Existem técnicas, claro, e já falamos de algumas aqui, mas treinamento e capacitação precisam fazer parte da rotina de qualquer equipe de vendas. Além das formações tradicionais, a internet oferece inúmeros recursos que podem ser utilizados dentro da empresa, como vídeos, palestras e até as redes sociais podem ajudar na manutenção diária do conhecimento.

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