O setor de eletrodomésticos tem experimentado um bom momento nas vendas graças à redução dos juros nos financiamentos e ao aumento de crédito promovidos para tirar a economia da estagnação e estimular o consumo. Isso significa que esse é o momento mais propício para pensar em como vender mais eletrodomésticos no seu negócio!
Para começar, é preciso entender que os “eletrodomésticos” fazem parte de uma categoria ampla, que pode ser dividida em diversos nichos: linha branca (geladeira, máquina de lavar e fogão), linha marrom (televisão, vídeo e som), eletroportáteis (liquidificador, sanduicheira, batedeira) e etc.
Entender essa diferenciação é importante, porque quem busca maneiras para vender mais eletrodomésticos precisa saber quais são os itens mais buscados pelo seu público-alvo. Como em qualquer outra estratégia, essas medidas precisam ser desenhadas de acordo com sua realidade e seus objetivos.
Se o seu negócio for um mercadinho também é possível se beneficiar com a venda de eletrodomésticos. Mas como? A partir da pesquisa do seu público-alvo, você vai perceber que é melhor focar na venda de eletroportáteis, que combinam mais com o perfil de vendas de um armazém.
Parece confuso? Então calma que até o final do texto você vai encontrar tudo que precisa saber sobre como vender mais eletrodomésticos, com direito a um checklist exclusivo para te ajudar a operacionalizar essa empreitada.
Como vender mais eletrodomésticos?
Parece óbvio, mas impulsionar as vendas de determinada categoria de produtos não significa apenas reduzir os seus preços. Preços baixos são atrativos, claro, mas nem a melhor das promoções é capaz de sustentar o interesse do público por muito tempo.
Se você deseja saber como vender mais eletrodomésticos a médio e longo prazo, e não só no curto período que dura uma promoção, é preciso ir além. Você precisa sair da zona de conforto e pensar mais na experiência e fidelização do cliente.
Conheça seu consumidor
O primeiro passo para qualquer empreitada comercial, especialmente nas voltadas para reforçar as vendas, deve ser um levantamento rigoroso de dados que revele quem é seu consumidor padrão e o que ele busca na hora de comprar eletrodomésticos.
Lembra do exemplo do armazém que dei na introdução? Ele é importante porque mostra que não importa o quão boa seja a divulgação e os preços, isso não vai servir de nada se o dono do mercadinho decidir ir contra o que o público-alvo deseja e investir na venda de geladeiras.
O cliente de um mercadinho não sai de casa para comprar óleo e, de repente, decide comprar uma geladeira. Agora, se ele lembrar que o liquidificador de casa está quebrado e a mercearia oferece um a um preço bacana, a compra se torna atrativa e ainda poupa uma visita ao centro da cidade.
Já um supermercado pode vender mais eletrodomésticos se diferenciando da concorrência. Ou seja, ao integrar os produtos da linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar, chama atenção do público para a variedade. Incluir televisões, aparelhos de som e afins também é uma boa estratégia.
Por fim, uma loja de departamentos especializada em eletrodomésticos pode encontrar meios de vender mais ao se atentar para o público dos pequenos empresários e negócios locais. Empresas também precisam desses materiais e muitas não têm acesso a grandes fornecedores. Que tal desbravar esse mercado?
Aposte na experiência do cliente
Outra técnica infalível para impulsionar as vendas de eletrodomésticos está na apresentação dos produtos e como ela pode aprimorar a experiência do cliente. Eletrodomésticos, em sua maioria, demandam um investimento mais alto, e é mais fácil conquistar o consumidor se ele tiver a chance de testar o item e comprovar sua qualidade.
Ter produtos de mostruário é essencial, mas não basta mantê-los desligados ou inacessíveis. Quanto mais as pessoas puderem interagir com as mercadorias, de preferência podendo vê-las em ação, melhor.
Veja alguns exemplos práticos de como incorporar os eletrodomésticos no ponto de venda:
- Televisores e monitores devem estar sempre ligados;
- Mesmo aparelhos que não podem ser mantidos ligados, como geladeiras, devem estar expostos de modo que os clientes possam manuseá-los, abrindo portas, observando o interior, etc.;
- Periodicamente, promova ações demonstrativas de itens como liquidificadores, ferros de passar e afins. Ter um colaborador fazendo sucos ao longo do expediente ajuda a atrair consumidores e ainda demonstra a eficácia dos produtos.
Checklist para vender mais eletrodomésticos
Até aqui você já leu bastante sobre como vender mais eletrodomésticos, mas qual seria o primeiro passo? E o segundo? Confira no checklist exclusivo que preparei!
- Realize uma pesquisa de mercado para identificar as preferências do público;
- Planeje estratégias de venda (precificação, divulgação) de acordo com os resultados da pesquisa;
- Identifique os fornecedores que oferecem as melhores condições;
- Adapte o layout da loja para receber os eletrodomésticos e torná-los atrativos;
- Faça um treinamento com os colaboradores, que devem conhecer a fundo todos os detalhes dos produtos e estar prontos para responder dúvidas;
- Estabeleça metas de vendas para que o objetivo de vender mais eletrodomésticos não seja deixada de lado;
- Estruture uma boa política de trocas e devolução para os eletrodomésticos;
- Faça um cronograma de divulgação em diferentes plataformas de acordo com o perfil do público-alvo;
- Organize a vitrine para estimular as vendas de eletrodomésticos;
- Avalie periodicamente os resultados e reveja as estratégias de como vender mais eletrodomésticos de acordo com o desempenho das vendas.
Depois de passar por todo esse checklist, testar, melhorar e aplicar as estratégias tenho certeza uma das partes mais importantes está em encontrar um bom fornecedor. Ficou com dúvidas nessa parte do processo? Para saber mais veja esse texto aqui!