Dez anos atrás, vender pela internet parecia algo muito distante e complexo. Mas hoje, tudo está muito diferente: de repente, ter uma loja virtual não demanda mais nem mesmo uma página hospedada na web – um site.
Com alguns cliques é possível comercializar os produtos usando apenas as redes sociais, e tudo super formalizado na medida que você precisa. Hoje vamos mostrar como vender no Facebook e o passo a passo para criar a sua loja virtual na plataforma.
Segundo a RD Station, o Facebook é a maior rede social do Brasil e se mantém a cada dia entre as mais tradicionais do mundo, sempre crescendo em número de adeptos. No ano passado, o Facebook voltou ao top 1 das redes sociais, à frente do WhatsApp, Instagram e Twitter.
São mais de 130 milhões de contas ativas no Brasil, além de 2,7 bilhões em todo o mundo. E entre as funcionalidades em único lugar estão: encontrar pessoas que há muito tempo não vemos, manter contato à distância em tempos de pandemia, construir novos relacionamentos e amizades, compartilhar e acessar conteúdos de interesse e vender produtos e serviços.
É nessa última parte que a gente vai trabalhar hoje. Tudo pronto por aí? Hoje o assunto é na prática, então prepare o papel e caneta e vamos lá!
Vantagens para abrir a sua loja virtual no Facebook
A partir do Gerenciador de Comércio do Facebook, onde sua loja será criada, a rede de relacionamentos se profissionalizou e voltou os olhos para o consumo, a fim de ajudar principalmente os pequenos varejistas. Foi então que criar uma loja dentro do Facebook virou mais uma opção de lucratividade para quem quer se destacar no varejo online.
Os benefícios para criar a sua própria loja virtual no Facebook são muitos, mas vamos pontuar aqui pelo menos seis das principais vantagens:
1. Gratuito
Além de fácil, vender pelo Facebook é gratuito. É isso mesmo o que você leu: custo zero.
A plataforma, assim como acontece no Instagram, rede do mesmo grupo, não cobra taxas para a criação das páginas profissionais e lojas virtuais. E fique tranquilo, pois você também não terá gastos com algum profissional da área de marketing digital ou consultor para criar a sua página.
2. Facilidade para vender online
Você vai criar a vitrine e o catálogo de produtos dentro do próprio Facebook. Então não precisa ter uma plataforma de e-commerce para criar a sua loja virtual.
Caso você ainda não tenha experiência com as vendas online, melhor oportunidade que essa não há. O Facebook é uma boa oportunidade de você começar a sentir como é vender pela web e conhecer um novo público consumidor para o seu negócio.
3. Acompanhamento das vendas em tempo real
O Facebook não só oferece as ferramentas para criar a sua página como disponibiliza todos os resultados dela. Ou seja: você vai conseguir mensurar as visualizações da loja, a interação que cada produto exposto recebeu e a quantidade de vendas de cada um deles.
Todas essas métricas ficam disponíveis para você acessar no momento que quiser, desde a data de criação da loja. Dessa forma, você vai conseguir ter um parâmetro melhor das vendas para direcionar novas estratégias para que elas aumentem ainda mais.
4. Atendimento direto com o cliente
Outra importante vantagem é que pela sua loja virtual no Facebook você conseguirá atender diretamente e de forma personalizada os seus consumidores. Os clientes podem mandar mensagens para tirar dúvidas sobre os itens e as formas de pagamento, por exemplo.
5. Alcance maior para as vendas
À medida que você expõe os produtos no Facebook e começa a criar um relacionamento das pessoas que curtem e seguem a sua página, bem como capta outros usuários da rede social, a probabilidade de ganhar novos clientes é muito grande.
Além disso, com o investimento pequeno você já consegue fazer links patrocinados da sua loja e impulsioná-la na rede para aumentar o engajamento da marca e, claro, aumentar as vendas.
6. Processo de compra rápido
Comprar dentro de um site leva a alguns processos: formulário para preenchimento dos dados pessoais, escolha dos produtos, mandar para o carrinho, depois confirmar a compra, escolher a forma de pagamento, endereço de entrega, efetuar o pagamento, esperar que ele seja aprovado para só depois começar a esperar a postagem do item.
Com a loja virtual criada dentro do Facebook, essa jornada se torna mais prática, já que o cliente pode comprar direto de você pela plataforma.
Funcionamento da loja virtual

As lojas do Facebook são uma forma prática de você conseguir criar a vitrine virtual dos seus produtos. A configuração é muito fácil e o uso mais ainda, porque o carregamento direto pela plataforma acaba sendo bem mais ágil do que se estivesse hospedada em um site de e-commerce ou marketplace.
Além disso, se você tem uma página no Instagram, também terá a possibilidade de incorporar a sua loja virtual por lá também e vice-versa. Se sua empresa já conta com uma loja na página do Facebook e um perfil do Instagram vinculados, vai poder ter uma vitrine compartilhada nas duas redes sociais.
Como os recursos das redes são unificados, você pode acessar a sua loja e as coleções de produtos de qualquer um dos dois perfis. Legal, não?! E pode melhorar.
Da mesma forma que é prático para você acessar e configurar sua loja virtual de uma das suas contas, para o consumidor também fica prático te encontrar. Pelos aplicativos de uma das duas redes, ele consegue acessar a sua loja e visualizar os produtos.
Além disso, sempre que você inserir um novo catálogo de produtos na sua loja, os seguidores vão conseguir vê-lo pelo seu feed, na guia “Loja do Facebook”.
Ou ainda poderão receber uma notificação – caso liberem o recurso no aplicativo deles – que vai incentivá-los a visitar a sua página e comprar.
É por isso que você precisa considerar alguns pontos na hora de criar e movimentar a sua loja:
- Atualização
- Criatividade
- Capricho
- Redação
- Estética
Página atualizada
Não basta simplesmente criar a sua loja na página do Facebook. Você precisa trabalhá-la frequentemente para que consiga chegar até seus clientes.
É muito importante estar sempre atualizando com novos catálogos e produtos, apostar na criatividade para chamar a atenção do usuário.
Uma boa redação, com a descrição informativa de produtos e sem erros de ortografia, e uso de boas fotos para ilustrar os produtos vão dar uma ótima estética para a sua loja virtual. Capricho nunca é demais!
Afinal, não é porque a loja é virtual que não tem que ser organizada.

Passo a passo para criar a loja virtual
Passo 1
Crie o seu perfil na rede social utilizando um e-mail e depois crie a fanpage para a sua loja. Basta clicar no botão “criar” na barra azul que fica na parte superior da tela e depois em “página”. Se você já tem uma, faça o login e pode pular para o próximo passo.
Passo 2
Para ter acesso aos recursos da loja virtual e às métricas do desempenho da sua loja no Facebook você precisa aderir ao Facebook Business (Gerenciador de Negócios). Então cadastre-se para profissionalizar a sua página.
Passo 3
Agora acesse a sua página e vá em Configurações > Modelos e guias > Editar. Nessa etapa o Facebook vai te oferecer diversos modelos e você vai escolher “Compras”. Confirme a opção para que a sua loja seja criada.
Passo 4
Nesse momento é hora de você configurar a sua loja e colocar na página principal as informações que você acha essencial para o cliente identificar, atendendo às necessidades dele. Por exemplo: contato, prazos de entrega, descrição da loja etc.
Para isso vá em “Loja”, no canto esquerdo, leia e concorde com os termos do vendedor e clique em “Continuar”. Escolha as formas de pagamento, moeda e preencha a guia “Descrição” para que os seus clientes entendam qual o seu segmento de vendas.
Passo 5
Hora de adicionar os produtos ao catálogo. Basta cadastrar o nome do produto, descrição, valor e adicionar uma foto dele. É possível ainda sinalizar sobre o estoque dele. Adicione o produto e agora é só aguardar!
O cadastro de produtos na loja passa por uma avaliação prévia e geralmente não é liberado instantaneamente. Pode levar minutos ou até horas. Então se você tem pressa para o catálogo entrar ao ar, se programe para postar os produtos com antecedência. Você pode criar quantas coleções quiser e adicionar de seis a 30 produtos em cada uma delas.
Passo 6
Agora que você criou a sua loja e suas coleções, basta dar aquela personalizada no visual dela antes de publicar. Assim que o Facebook analisar e aprovar as coleções, as pessoas já poderão visualizar a sua página no Facebook e no Instagram.
E tem mais: se também quer marcar presença no Instagram, temos um vídeo que ensina como criar sua loja por lá.
Ah! Aproveite para ler sobre dicas de marketing para você usar no seu negócio.
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
