Passo a passo de como vender no Facebook

Tempo de Leitura: 4 minutos
Como vender no Facebook: passo a passo para criar sua loja virtual

Sumário

Faz tempo que o Facebook deixou de ser só uma rede social para reencontrar colegas da escola ou parentes de longe. A rede social continua firme no pódio das redes mais acessadas do Brasil e com um celular na mão e uma boa dose de criatividade, qualquer lojista pode aprender como vender no Facebook.  

Se você tem um pequeno negócio e quer se destacar no digital sem gastar com plataformas complexas, o texto de hoje é para você! Vamos te mostrar como criar uma loja no Facebook, como atrair clientes e ainda compartilhar algumas tendências atualizadas para 2025 que estão transformando o varejo online.  

Preparado? Então, bora aprender como vender no Facebook e transformar seu feed em uma vitrine virtual muito lucrativa!

Vender no Facebook ainda vale a pena? 

Antes de te ensinar o passo a passo de como vender no Facebook, deixa a gente contextualizar uma coisa rapidinho. O Brasil tem mais de 110 milhões de usuários ativos na plataforma.

Isso significa que seu cliente ideal, seja ele fã de artesanato, eletrônicos, roupas ou cosméticos está por lá, rolando o feed neste exato momento. Além do alcance gigantesco, vender pelo Facebook traz algumas vantagens reais como: 

  • É gratuito: Você pode criar sua página, configurar sua loja e publicar produtos sem pagar nada. 
  • Não precisa de site: Tudo acontece dentro da rede social, inclusive o atendimento ao cliente. 
  • Tem integração com o Instagram: Ou seja, uma loja pode aparecer nas duas plataformas ao mesmo tempo. 
  • Acompanhe resultados em tempo real: Métricas como cliques, alcance e vendas ficam disponíveis para análise no Gerenciador de Comércio. 
  • Venda por mensagem: Os clientes podem te chamar direto no Messenger, tirar dúvidas e finalizar compras. 

Viu só como você não tem nada a perder estando presente por lá? Muito pelo contrário! Só basta agora aprender e praticar como vender no Facebook. E é sobre isso que a gente conversa a seguir. 

Passo a passo de como vender no Facebook

A plataforma mudou bastante nos últimos anos. Então, se você já tentou montar sua loja antes e achou complicado, vale dar mais uma chance agora. Abaixo, explicamos como vender no Facebook, do zero até a vitrine virtual pronta para receber os primeiros pedidos. 

1. Crie uma página comercial (Fanpage) 

Atenção: não dá pra vender direto do seu perfil pessoal. O primeiro passo é criar uma página profissional para o seu negócio. Vá até o menu do Facebook, clique em “Páginas” e depois em “Criar nova Página”. 

Aqui, escolha um nome profissional (de preferência o da sua marca), escreva uma descrição caprichada e selecione a categoria que melhor define o seu negócio (moda, alimentos, construção, pet shop, etc). 

2. Acesse o Gerenciador de Negócios 

Agora que sua página foi criada, você vai acessar o Meta Business Suite, que é o painel de controle das suas vendas, publicações, anúncios e mensagens. 

  • Acesse: https://business.facebook.com 
  • Faça login com o mesmo perfil da sua página 
  • Selecione a Fanpage criada.  

Pronto, sua conta comercial está no ar! 

3. Ative a guia “Loja” na sua página 

Esse passo é fundamental para começar a vender. No menu lateral da página, vá até “Configurações da Página > Modelos e Guias”. Lá, escolha o modelo “Compras”. Isso vai adicionar a guia “Loja” no seu menu principal. 

Assim que ativada, clique em “Loja”, aceite os termos do vendedor e siga para o próximo passo: configurar formas de pagamento e entrega. 

4. Cadastro de produtos  

Ainda na aba “Loja”, clique em “Adicionar Produto” para montar o seu catálogo de produtos no Facebook. Você vai preencher: 

  • Nome do produto 
  • Preço 
  • Descrição 
  • Foto (ou vídeo, se quiser) 
  • Estoque (opcional) 
  • Link para compra ou chat 

Capriche na descrição! A dica é usar palavras-chave e destacar os diferenciais do mix virtual, informando tudo o que o cliente precisa saber. Além disso, use imagens nítidas, bem iluminadas e com fundo neutro. Produtos bem apresentados vendem muito mais! 

Outra dica de como vender no Facebook é que você pode criar coleções dentro da sua loja, como se fossem prateleiras de um supermercado. Pode organizar por: categoria, promoções, lançamentos e edições limitadas. 

Cada coleção pode ter entre seis e 30 produtos. Essa organização ajuda o cliente a navegar com mais facilidade e melhora sua taxa de conversão. 

5. Divulgue com frequência e estratégia 

Sabe aquele mito de que se a loja está no ar, os clientes vão chegar sozinhos? Pois é, não cola aqui. Parte essencial de como vender no Facebook é movimentar a página com frequência. 

Use e abuse de fotos dos produtos no dia a dia, vídeos curtos mostrando usos criativos dos seus produtos e promova interação com o público-alvo. Você pode fazer isso por meio de depoimentos de clientes e criando enquetes, perguntas e reels (vídeos curtos), que agora também podem ser feitos na plataforma.  

E não se esqueça: responda os comentários, tire dúvidas rápido no Messenger e seja presente. Vendedor que aparece e é prestativo com os clientes, vende mais! 

6. Invista em anúncios inteligentes 

A boa notícia de como vender no Facebook é que dá para começar com pouco: a partir de R$ 5 por dia, você já pode impulsionar um produto ou sua loja como um todo. Em 2025, os anúncios do Facebook estão cada vez mais segmentados, o que significa que você pode escolher exatamente quem vai ver sua vitrine. 

Tem supermercado? Direcione anúncios para pessoas da sua região que buscam por promoções, alimentos frescos ou cestas básicas. Dá até pra segmentar por interesses em economia doméstica, receitas ou mães com filhos pequenos, por exemplo.  

Tem loja de eletroeletrônicos? Que tal focar em jovens de até 29 anos interessados por tecnologia, fãs de games ou profissionais que trabalham em home office e estão de olho em notebooks e acessórios? 

Essa personalização é um dos grandes segredos de como vender no Facebook com retorno real. 

Novas formas de pagamento pelo Facebook 

Para finalizar, te contamos uma grande novidade em como vender no Facebook: a integração com carteiras digitais.  

Além de receber por PIX, também dá pra configurar o pagamento por WhatsApp Pay e Meta Pay, a carteira digital do grupo Meta lançada oficialmente no Brasil neste ano. Você pode escolher entre três formas de finalização: 

  1. Mensagem para comprar: o cliente clica no produto e te chama no Messenger. 
  2. Finalizar compra fora do Facebook: você direciona para um link de WhatsApp, site ou app. 
  3. Checkout direto na plataforma (em fase beta no Brasil): o cliente paga sem sair da rede social. 

O Facebook pode parecer uma rede social “do passado” para alguns, mas para quem quer vender, ele continua sendo uma vitrine poderosa e gratuita! Percebeu, né? Então bora aproveitar essa oportunidade e transformar curtidas em conversões? 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima