Como vender tinta de cabelo do jeito certo

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Como vender tinta de cabelo do jeito certo

Sumário

O mercado de tinturas segue em expansão e o varejo que acompanha esse ritmo só tem a ganhar. O problema é que, muitas vezes, o grande desafio está em como vender tinta de cabelo e para qual público.

De primeira já avisamos que é preciso ter variedade e um sortimento de qualidade. Os rótulos fazem muita diferença para os consumidores, que tendem a ser acostumados com algumas marcas-chave. 

No entanto, nada impede de o seu negócio explorar o que há de mais novo no mercado e apostar em novos nichos. E é sobre isso que nós vamos conversar hoje.

A seguir, vamos te atualizar sobre o mercado mundial e te mostrar como vender tinta de cabelo do jeito certo. Se prepare para acompanhar as tendências do setor e preparar um mix de sucesso na sua loja.

Mercado global

Antes de a gente falar sobre como vender tinta de cabelo, vamos trazer alguns indicadores de relevância. Veja o potencial desse mix para agregar nas vendas da sua loja! 

De acordo com uma pesquisa da Euromonitor International, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global de consumo de tinturas capilares, atrás apenas dos Estados Unidos.

As vendas corresponderam a um total de US$ 1,022 bilhão no ano passado, o que corresponde a mais de R$ 5 bilhões. O valor resultou em uma alta de 12,55% em relação a 2021.

A pesquisa ainda mostra uma tendência de crescimento do mercado para os próximos cinco anos. Isso quer dizer que o Brasil pode alcançar US$ 1,337 bilhão (R$ 6,6 bilhões) com as vendas de tintas para o cabelo em 2027.  

A estimativa representaria um aumento de quase 31% para a economia brasileira. Já o mercado global de tinta para o cabelo espera acréscimo de 46,6% nas vendas no mesmo período. 

Outro estudo, dessa vez da Consumer Insights 2023, da Kantar, mostrou crescimento de 13% no volume de unidades vendidas no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O desempenho da categoria de tinturas capilares ficou acima dos 10% que registrou a cesta de higiene e beleza.

3 tendências em tinturas capilares 

O mercado de tinturas vive em constante mudança para trazer aos consumidores cada vez mais produtos de qualidade e inovadores. Para o próximo ano, três tendências se destacam mais entre os novos lançamentos. Veja: 

1. Linha natural e saudável 

Os produtos que priorizam uma composição mais natural, com o mínimo de dano possível aos fios, vêm com tudo neste verão. Exemplo disso é a Cor&Ton, que lançou recentemente uma coleção zero amônia.  

A nova linha conta com ingredientes naturais como pantenol e manteiga de karité. A preocupação com a representatividade também ficou evidente. A maior parte das embalagens estampam modelos negras. A meta, segundo a empresa, é aumentar para 65% nas colorações campeãs de vendas. 

Já consolidada no mercado, a Natucor detém uma produção 100% natural. Todas as colorações são à base de água e nutrientes naturais como ervas e flores. A tintura age em 30 minutos, sem a necessidade de amônia e água oxigenada. 

2. Linha semi permanente 

As tinturas semi permanentes são outra forte tendência. O produto promete cores vibrantes e uma coloração relativamente duradoura, sem prejudicar tanto o cabelo. 

Esses produtos são menos agressivos e não modificam tanto a estrutura capilar. O que acontece é que o pigmento dá um resultado mais leve no fio, realçando a cor natural do cabelo. É indicado principalmente para mulheres com alisamentos constantes.

3. Linha ruiva

O ruivo e suas variações de vermelho e cobre vêm com tudo para as principais tintas para cabelo em 2024. As principais marcas já se mobilizaram para apresentar as novas cores da linha. 

Como vender tinta de cabelo

Jovem mulher pintando o próprio cabelo com o auxílio de um pincel específico.

Cenário contextualizado, então agora mãos à obra! Afinal, como vender tinta de cabelo no varejo? Preparamos quatro dicas para o seu negócio. Farmácias, loja de cosméticos e supermercados… tem espaço de venda para todo mundo. 

1. Estabeleça um público-alvo 

Lembra no começo da nossa conversa quando falamos sobre variedade e sortimento? Esses sem dúvidas são os pilares para definir como vender tinta de cabelo na sua loja. A grande questão é que não dá para abraçar tudo. 

Você deve saber para quem você está vendendo, quem é esse público e o que de fato estão consumindo. 

Quanto tiver tudo isso na ponta do lápis, é hora de investir em produtos e marcas que agradem o seu consumidor. A melhor forma de estabelecer isso é com pesquisas de opinião e feedbacks frequentes dos clientes. 

2. Seja organizado 

A organização é essencial na exposição de tintas para o cabelo. Aproveite os espaços na gôndola de forma criativa e linear para que o cliente encontre o produto com facilidade. 

As embalagens precisam estar padronizadas e a parte de melhor visualização dos modelos virada de frente, para a visão de impacto do consumidor. É neste primeiro momento que o cliente vai se orientar sobre a coloração de preferência. 

Também é muito importante que você agrupe esses itens por subcategorias: marcas e cores.

3. Venda online 

Expanda seu negócio para as vendas online. E antes que você pense em como vender tinta de cabelo na internet, vamos logo adiantando que não há segredo e é bem menos burocrático que uma loja física. 

No caso da venda online, o maior apelo vem pelas imagens. Por isso, vale muito a pena divulgar o antes e depois de uma coloração, fazer vídeos com a execução dos produtos, entre outros.  

Nessa hora, vale o relacionamento com parceiros comerciais ou influenciadores digitais para poder criar conteúdo para divulgar nas páginas da loja.

Já que vai começar, aposte em um catálogo de produtos no Instagram ou até mesmo uma página virtual dentro de um marketplace.

4. Aposte no mix complementar

A primeira e última dica de como vender tinta de cabelo do jeito certo no varejo é apostar em produtos agregados para estimular as compras por impulso e aumentar o ticket médio. A seguir uma lista de sugestões para você: 

O Martins conta com um portfólio enorme de produtos que podem fortalecer o mix da sua loja ou expandir o negócio com a venda da categoria. Aproveite para dar aquela boa navegada no site e boas compras.  

Te espero aqui em breve novamente! Até!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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