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Pessoas com trajes de trabalho segurando balões de diálogo em papelão colorido.

Como melhorar a comunicação corporativa?

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Sabia que garantir uma boa comunicação corporativa na empresa é tão importante quanto manter se relacionar com seus clientes? Aliás, em alguns casos é até mais importante, já que é impossível oferecer – e entregar! – produtos e serviços de qualidade quando não há direcionamento, clareza e confiança dentro da organização.

 

Falhas na comunicação corporativa são a causa de inúmeros problemas, desde funcionários desmotivados até prejuízos financeiros que ocorrem pela confusão das informações repassadas.

Uma pesquisa da SocialBase revelou que 63% das empresas não possuem ferramentas ou práticas de comunicação corporativa, e que 75% dos funcionários entrevistados reclama de dificuldades em achar informações necessárias para o trabalho. Viu a relação??

É hora de mudar esse cenário! Mas não precisa se desesperar: com as dicas do Fala Mart você vai fazer a diferença na comunicação corporativa hoje! Vamos lá?

Pessoas com trajes de trabalho segurando balões de diálogo em papelão colorido.

Crie canais de comunicação corporativa

O primeiro passo para melhorar a comunicação corporativa é criando os canais necessários para esse tipo de relacionamento com a equipe.

Que tal começar com um calendário de reuniões? O contato face a face é mais dinâmico e eficiente para a troca de informações e esses encontros podem ser feitos diariamente, semanalmente e mensalmente, cada um com seu propósito específico.

Nas reuniões diárias, o assunto deve ser as metas e orientações práticas para o dia a dia. Ao fim de cada semana, reserve um tempo para avaliação de desempenho da empresa, e ao fim de cada mês trate do desempenho dos colaboradores.

Não esqueça de registrar em ata o que está sendo dito e formalize por e-mail tudo que for acordado. Mantenha esse registro para guiar os esforços de melhorias nas relações interpessoais a partir deles.

Estabeleça sistemas de confiança

Sala de reuniões com pessoas sentadas à mesa com notebooks

Toda comunicação deve ser uma troca. Sem essa via de mão dupla a relação simplesmente não funciona. Tão importante quanto ser ouvido pelos colaboradores é estabelecer um ambiente seguro para que eles possam falar e sentir que são ouvidos e têm sua voz respeitada.

Só há confiança na comunicação corporativa quando a equipe se sente confortável para comunicar suas questões particulares e incômodos gerais, sem temer fofocas ou represálias.

Dependendo do tamanho da empresa não é necessário estabelecer uma estrutura de ouvidoria formalizada, mas o processo deve acontecer de maneira anônima e com garantia de resultados. As queixas e reivindicações devem ser respondidas, ainda que não haja solução imediata.

Um gestor de recursos humanos é o profissional mais indicado para lidar com esse tipo de situação. Caso não haja um à disposição, o líder deve reforçar que uma de suas atribuições é ser a pessoa que o colaborador deve procurar caso esteja enfrentando problemas.

Crie uma cultura de feedback

Homem e mulher olhando para computador em reservado com 2 sofás.

É muito mais fácil criar uma atmosfera de confiança quando há cultura de feedback na empresa. Essa é a única forma de tirar o estigma negativo da prática e transformá-la em algo orgânico na comunicação corporativa.

Se esse tipo de acompanhamento de perto – ou micromanaging – ainda não faz parte do cotidiano da organização, o ideal é começar aos poucos para não assustar os colaboradores e criar um clima de desconfiança, que é o oposto do seu objetivo.

Para estabelecer a confiança, comece de baixo pra cima: ao final de cada reunião, o líder pode pedir ele mesmo um feedback para os funcionários a respeito da forma como o trabalho está sendo conduzido. Assim a gestão tem a oportunidade de demonstrar uma postura aberta e receptiva, ganhando a confiança do time para em seguida oferecer sua perspectiva.

Mais importante do que um colaborador melhorar, é o líder melhorar. Aos poucos, vá instaurando o seu sistema: uma meta não foi atendida? Chame a equipe para descobrir o que aconteceu, sendo claro e objetivo. Alguém está chegando muito atrasado? Sente reservadamente e fale com essa pessoa.

A cultura de feedback, claro, é anônima. Não vale passar feedback na frente de todo mundo, certo?

Elimine os ruídos da comunicação

É impossível controlar o que os colaboradores conversam entre si. Em vez disso, é melhor direcionar a energia em se manter atento às informações que circulam e estar sempre pronto para esclarecer rumores e ruídos que eventualmente surgirem.

Uma maneira simpática de se dirigir a essas questões é instituir uma newsletter corporativa que funcione como um boletim quinzenal ou mensal que chegue na caixa de entrada dos colaboradores. O informativo pode conter o andamento das metas, atas das reuniões de equipe, lembretes e esclarecimentos necessários.

Além de ser uma boa ferramenta para integrar a equipe, braço importante para uma comunicação corporativa eficiente, o canal corta especulações direto na raiz e ainda evita o famoso climão. Dependendo da importância ou gravidade dos rumores, alguns pontos podem ser reforçados nas reuniões presenciais ou então tratados individualmente em reuniões com o RH.

A comunicação corporativa faz parte das estratégias de endomarketing. Quer saber como melhorar ainda mais a relação da empresa com seus colaboradores? Então confira nosso post!

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