O sucesso ou não do seu negócio depende de vários fatores, um deles é a satisfação do seu cliente. Hoje quem determina a política de vendas é o cliente, e não mais o dono do negócio. O cliente está mais bem informado, sabe o que quer e tem a consciência do seu poder de compra e da concorrência cada dia mais acirrada.

E a fidelização do cliente é um fator preponderante para o sucesso.

A satisfação do cliente consiste na sensação de prazer ou desapontamento que resulta da comparação do desempenho obtido de um produto em relação às expectativas do consumidor.

Se o desempenho for equivalente às expectativas, o cliente ficará satisfeito.

Se o desempenho não alcançar as expectativas, o cliente ficará insatisfeito.

Se o desempenho superar as expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado.

 

A equipe de vendas deve estar preparada para atender esse consumidor desde o momento da venda e não esquecer nunca da pós venda.

Um dos problemas de satisfação do cliente é só se preocupar com o momento da venda. Um consumidor não é cliente até o momento da venda, ele se torna cliente após a venda, e aí é que entra um dos diferenciais de várias empresas, um pós venda bem feito.

Ligar para saber se o produto correspondeu às expectativas gera ótimos resultados para empresas que fazem esse trabalho.

Tirar eventuais dúvidas que surgiram após a venda e de maneira rápida aumenta a fidelização desse cliente também.

Avaliar o comportamento de seus clientes fiéis desde o momento da compra e medir os resultados gera as informações necessárias para continuar retendo esses clientes e conquistar novos clientes sempre.

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