Já está na hora de fazer planos para 2020 e muitas empresas aproveitam o início do ano para contratar vendedores, renovando ou aumentando a equipe.
O vendedor é uma peça chave em qualquer negócio, já que é ele que está em contato direto com o cliente e suas habilidades são determinantes para o sucesso de toda a equipe. Contratar vendedores exige um olhar clínico capaz de identificar qual o profissional mais capacitado para estar nessa linha de frente, levando a empresa rumo a seus objetivos.
Se contratar vendedores é uma tarefa que está no seu horizonte, continue conosco para desvendar todo esse processo e acertar na escolha!
Quais as características de um bom vendedor?
Antes de contratar vendedores, você precisa saber exatamente o que procura. “Um bom vendedor, ué!”, você deve ter respondido, mas para acertar no recrutamento é preciso destrinchar as habilidades que esse profissional deve apresentar.
Não existe um único perfil ideal de bom vendedor, mas aquele que se encaixa melhor na realidade da sua empresa. Muitas vezes, uma pessoa que possui menos experiência mas se mostra aberta e disposta a aprender pode ser melhor do que um candidato que cumpre todos os requisitos técnicos, mas não se encaixa na equipe.
Para elaborar o perfil, portanto, considere a cultura da empresa e também todas as etapas envolvidas na rotina de trabalho. Dependendo do produto, por exemplo, contratar vendedores com conhecimento especializado na área é essencial, mas em alguns segmentos basta conhecer o mix e ter uma boa capacidade argumentativa.
De modo geral, algumas características são indicativas de um bom profissional de vendas:
- Boa comunicação;
- Dinamismo;
- Jogo de cintura;
- Capacidade de persuasão;
- Cordialidade.
Como avaliar currículos para contratar vendedores?
O currículo é a primeira impressão que você vai ter dos candidatos, mas nem o melhor dos currículos é capaz de comunicar perfeitamente as competências de alguém. É por isso que alguns pontos são mais relevantes na hora de fazer a triagem inicial.
O ideal é checar as referências profissionais do candidato, principalmente as mais recentes. Ao entrar em contato com os antigos empregadores, vale perguntar o motivo da saída, como a pessoa lida com adversidades e quais são seus pontos positivos e negativos. Na entrevista essas informações podem ser cruzadas com as respostas do candidato.
Ao avaliar currículos para contratar vendedores, é importante ficar atento à descrição das atividades exercidas pela pessoa nos cargos que ocupou, sua experiência dentro do segmento da sua empresa e qualificações profissionais, como formação e outros cursos.
O cuidado com a apresentação também deve contar pontos. Não é sobre priorizar o currículo mais bonito, mas observar o uso correto do português e a organização das informações.
Como fazer uma boa entrevista de emprego para contratar vendedores?
A entrevista é a oportunidade de conhecer o candidato de perto e observar suas habilidades. O que o profissional diz conta muito nessas horas, mas todo o comportamento deve estar sob avaliação.
De cara, por exemplo, é possível perceber quem tem desenvoltura para exercer a função. É normal sentir nervosismo durante uma entrevista de emprego, mas um candidato que não se comunica bem nesse momento já demonstra que não é adequado ao cargo.
A entrevista para contratar vendedores é como um teste prático, onde a mercadoria que está sendo vendida é o próprio profissional!
Aproveite para fazer perguntas sobre a trajetória profissional e o que motivou suas escolhas. Essa é a hora de identificar se aquelas habilidades desejadas se refletem no perfil da pessoa e como elas poderiam se encaixar na empresa.
Se possível, conte com a ajuda de um profissional de recursos humanos para ajudar na avaliação e também para elaborar as perguntas mais certeiras para a entrevista!
Como contratar vendedores?
Escolheu o seu vendedor perfeito? Agora vem o momento da formalização! É possível contratar vendedores como funcionários regulares da loja ou optar pelos serviços de um vendedor autônomo.
O vendedor autônomo recebe apenas uma comissão sobre as vendas, sem salário fixo. Isso reduz os custos fixos da empresa e pode servir de motivação para o trabalhador, já que ele só ganha se fizer um bom trabalho.
Vendedores contratados também recebem comissão, mas atreladas a um salário mínimo fixo. Para estimular a produtividade, muitas empresas optam por oferecer uma base salarial baixa com uma porcentagem mais elevada na comissão, e complementar a remuneração com bônus associados ao cumprimento de metas.
Dependendo das necessidades da empresa, é possível contratar vendedores nas duas modalidades, combinando as atuações em frentes diferentes. Uma boa estratégia é usar os representantes comerciais para fechar novos contratos, e os vendedores internos para manter o contato e receber novos pedidos de clientes fidelizados.
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