A COVID-19 vem apresentando grande influência no varejo – e de todas as formas que você pode imaginar. Desde a migração em massa de empresas para o home office até lojas fechando suas portas sem previsão de abrir novamente por pelo menos um mês. Os impactos são sentidos em várias esferas do comércio.
Nesse momento, a criatividade e a resiliência de vocês, amigos varejistas, é o que dá o tom às novas formas de trabalho que vão surgindo e às novas oportunidades de fazer o caixa se movimentar em plena pandemia.
Eu, Mart, e todo pessoal do Martins estamos com você nesse momento tão delicado, e vamos fazer o possível para te ajudar ao longo desse período de quarentena. Hoje vou trazer uma visão geral de como o varejo está se comportando em tempos de COVID-19 e te mostrar algumas estratégias que você pode pôr em prática agora mesmo. Vamos começar?
Como está o varejo com a COVID-19?
O cenário atual do varejo ao lidar com tudo isso é complexo. Algumas lojas tidas como não essenciais já estão fechando as portas em vários estados do país. As que permanecem abertas – restaurantes, postos de gasolina, farmácias, supermercados e conveniências – apontam uma diminuição drástica no volume de vendas.
Essa baixa no movimento é causada pela quarentena da COVID-19. No Brasil, ela ainda é voluntária mas também bastante eficaz. Só que com mais pessoas em casa, menos o comércio vende. A matemática parece simples e até um pouco desanimadora, não é?
Na verdade, ela não é nenhuma das duas. O movimento realmente vai diminuir por lógica, mas a busca por produtos específicos vai aumentar, tendo como exemplo outros países mais afetados que o Brasil. Veja:
Os produtos que vão ter mais saída durante a COVID-19 no varejo:
- Suprimentos: em vários países afetados como China, Coréia do Sul, Itália e Espanha, a procura a médio prazo por alimentos aumentou em até 46%. É o efeito estoque: clientes compram em volume maior para não ter que sair de casa e comprar de novo;
- Limpeza: nos países que implementaram quarentena,a busca por produtos de limpeza – como desinfetante e água sanitária – cresceu em até 32%;
- Higiene: é o segmento campeão nas vendas do varejo durante a COVID-19. Na Coréia do Sul, sabonetes líquidos tiveram um aumento de 229% nas vendas. No Canadá, a procura por álcool em gel aumentou 144%. Em geral, higiene pessoal é o que mais vende durante a quarentena. No Chile, a demanda por máscaras chegou a crescer mais de 800%;
- Suplementação alimentar: na Itália, o aumento nas vendas foi de 17%, e ao redor do mundo o resultado foi similar.
As informações são fruto de um estudo disponibilizado gratuitamente e em português pela Nielsen. Você pode baixá-lo clicando nesse link.
Esses são os principais segmentos que você precisa investir para não perder nenhuma venda. Todos esses tipos de produtos, não por coincidência, são vendidos exatamente nos comércios que vão ficar abertos. Você é um deles? Invista onde e como puder!
O Martins.com.br vai te ajudar durante a quarentena da COVID-19
A sua parceria com o Martins vai te ajudar a lidar bem com esse momento delicado que o varejo passa. Você já sabe, aqui é sempre com frete grátis, na certeza de ter o estoque que precisa, e claro, com todas as outras vantagens que a gente consegue te oferecer.
Veja uma lista que preparei com as estratégias que o seu varejo, juntamente com o Martins.com.br, podem colocar em prática hoje. Não esqueça: quanto mais você vende esses produtos essenciais, melhor estará sua comunidade durante esse momento de pandemia.
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O varejo precisa combater a COVID-19 com muito conhecimento e essa plataforma traz bastante informações sobre todas as necessidades do seu negócio, como gestão financeira, controle de caixa, atendimento, gestão de estoque e muito mais. Aproveite para capacitar tanto você quanto seus colaboradores!
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Estamos a todo vapor com a campanha #CompreOnline no Martins.com.br, um incentivo para que vocês varejistas conheçam nosso e-commerce com todas as vantagens Martins que você já conhece, seja para repor o estoque ou para consumo próprio.
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Vantagens exclusivas Tribanco
As duas estratégias anteriores estão relacionadas com comodidade, prevenção e conhecimento. Só que a gente sabe: durante a quarentena da COVID-19, o varejista precisa de crédito.
E é exatamente isso que o Tribanco oferece. Muitos comércios estão sofrendo porque o giro de caixa está prejudicado. Sem dinheiro entrando, fica difícil conseguir continuar as compras que você tem que fazer.
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Resolva seu giro!
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E para além dos problemas no giro, a COVID-19 influencia, inclusive, no lucro, que fica mais difícil de alcançar quando as vendas estão baixas.
Uma ótima maneira de driblar essa situação é trabalhando ativamente na sua margem. E para aumentá-la, o Dinheiro de Volta – Cashback é a solução!
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Ah, e ainda tem outro ponto: o home office. Seu varejo tem um setor administrativo? Sua empresa tem pessoas que vão trabalhar em casa? Então você precisa ver minhas recomendações para o home office. Saiba mais!