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mulher escolhendo o produto na farmácia

Sua farmácia está pronta para os cuidados com a saúde no inverno?

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O tempinho frio chegou, momento de preparar a farmácia e o estoque para a temporada de cuidados com a saúde no inverno. A estação é marcada pelo aumento na incidência de problemas respiratórios como resfriados, gripes e alergias, que acabam levando mais consumidores até as farmácias.

O inverno segue até 22 de setembro. São três meses de oportunidades para focar em ações para vender determinados produtos da época como itens de cuidado pessoais – corpo e face -, lenços umedecidos e alimentos de preparo rápido como chás e sopas, para aquecer no friozinho, claro.

O tempo frio e seco, sem chuvas, também faz com que a umidade relativa do ar fique abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, várias instituições climatológicas emitem alerta de risco à saúde por causa dessa umidade.

Toda atenção para o mix de umidificadores, purificadores de ar, soros fisiológicos e inaladores. Os de menor porte podem ser ideais para vender no canal farma por não ocuparem tanto espaço.

Bom, só nessa introdução dei algumas dicas de mix, mas continue comigo, que há um universo grande para você trabalhar na farmácia neste período de frio!

Farmácia além de medicamentos

Mesmo que muita gente ainda recorra às farmácias para a compra de medicamentos visando os cuidados com a saúde no inverno, é extremamente importante promover a prevenção e os tratamentos paliativos.

Além disso, em tempos de pandemia, a procura por produtos que fortalecem a imunidade é grande. Podemos citar vitaminas, pastilhas para garganta, sucos, água e bebidas da linha saudável, hidratantes, protetor labial etc.

Os não medicamentos correspondem a uma importante parcela nas vendas. Não se esqueça disse e vou te dar mais dicas de mix que podem compor essa temporada de cuidados com a saúde no inverno:

Cabelo e pele

Na categoria de cuidados pessoais, você pode, por exemplo, promover a prevenção ao ressecamento natural da pele e dos cabelos. Destaque a linha capilar com a qual você trabalha que estimule esses cuidados e desperte no seu consumidor o interesse de cuidar mais de si.

Ah! Shampoos e loções anticaspas continuam tendo uma grande demanda nesta época também.

O momento é bastante propício ao interesse por skincare. Aposte na proteção solar para rosto e corpo que nunca pode faltar e em uma linha, mesmo que básica. Algumas lojas já montam kits com os produtos essenciais de skincare para facilitar a vida do consumidor e estimular mais vendas por impulso. Você pode fazer o mesmo!

Exponha próximos um dos outros itens como água micelar, complexos vitamínicos para a pele, hidratante facial, esfoliante, algodão e lenços demaquilantes.

Sabe o que mais você pode fazer para fazer brilhar os olhos do seu cliente? Explicar para ele um passo a passo do processo de skincare e os benefícios dele para a saúde da pele. Se precisar de ajuda, aqui mesmo no blog tem um tutorial com tudo que você precisa saber!

Separei alguns produtos para os cuidados com cabelo e pele:

Aposte nas melhores estratégias

Além dos cuidados com a saúde no inverno, há ainda a preocupação com o contágio do coronavírus. Ele ataca diretamente o sistema respiratório nos casos mais graves e a prevenção continua sendo prioridade dos consumidores.

Então aproveite a ocasião e monte um “cantinho contra a Covid-19” para que os seus clientes reforcem ainda mais a segurança e a saúde neste inverno. Esse espaço pode conter álcool em gel, máscaras, higienizadores de mãos e ambiente, lenços de papel e umedecido, papel toalha, vitamina C etc.

Bem próximo, ainda na zona quente da loja, exponha os itens sazonais de cuidados com a saúde no inverno. Você ainda pode colocar algum letreiro ou explorar nas redes sociais um “se cuide neste inverno e cuide de quem você ama”, remetendo à importância de investir nesses produtos nesta época do ano.

“Rótulo vende”. Você deve considerar isso na hora de organizar os produtos nos expositores. Organize sempre categoria por categoria, destacando os produtos sazonais como os que já listei aqui.

As marcas mais conhecidas devem estar sempre em evidência nas prateleiras, no campo de visão direto do consumidor. Mais em baixo, tudo bem colocar os produtos de marcas secundárias e genéricos. Anota aí mais dicas de mix:

Água e estoque abastecido

Os especialistas sempre indicam para que todos bebam água e que a ingestão seja reforçada neste período de estiagem e secura. Se for o caso da sua farmácia ter um refrigerador para venda de bebidas, a oportunidade é muito boa para você incentivar a venda de garrafas d’água e conscientizar o público de se hidratar sempre.

Não se esqueça de sempre conferir o estoque. Como a tendência é de aumento pela procura de alguns produtos e categorias neste período, o desabastecimento não pode acontecer. Reforce o sortimento e fique atento aos medicamentos e não medicamentos para cuidados com a saúde no inverno.

Gostou? Então bora aplicar as dicas na sua farmácia!

Ah, como anda o seu delivery, seja próprio ou em parceria com aplicativos de entrega? Quando o cliente perguntar “entrega em quanto tempo?”, você deve ter uma estrutura desejável para responder e garantir a entrega no menor tempo possível. Se precisar de ajuda neste serviço de entrega baixe agora e de graça o Guia definitivo: como montar um delivery de sucesso.

Bom inverno e até a próxima!