Dicas de cuidados com a saúde no inverno para vender mais

Tempo de Leitura: 4 minutos
Venda mais com as dicas de cuidados com a saúde no inverno

Sumário

A estação fria está bem perto de começar e com ela chega também a preocupação dos cuidados com a saúde no inverno.

O tempo mais frio e seco é marcado pelo charme das roupas e das bebidas quentes. Mas também levanta um sinal de alerta para as doenças sazonais e o ressecamento da pele. 

Afinal, quem aí nunca ouviu falar que “toda vez que esfria, fica doente”? 

Então, é hora de preparar a loja com o mix ideal para o período e alertar seus clientes sobre os cuidados com a saúde no inverno pensando na segurança e no bem-estar de todos.

Inverno 2024: o que esperar?

O inverno 2024 aqui no Brasil começa oficialmente na tarde do dia 21 de junho, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ele segue até 22 de setembro, quando dá as boas-vindas à primavera.

Até lá, são três meses de frentes frias e tempo relativamente seco. Neste ano, especialmente, as chances de dias com frio um pouco mais intenso são grandes.

Isso porque haverá resfriamento do oceano Pacífico por causa do fenômeno La Niña. O órgão internacional Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) aponta probabilidade de 65% de o fenômeno retornar até agosto deste ano. 

Inclusive, há chances de, entre agosto e setembro, contarmos com episódios de chuvas intensas, ventos fortes, geadas ou até mesmo neve na região Sul do Brasil. 

Mix de cuidados com a saúde no inverno

Durante a temporada de inverno, canais de varejo como farmácias e supermercados viram referência para os consumidores em busca de produtos que ajudem a minimizar os efeitos das baixas temperaturas. 

É por isso que, com um sortimento de produtos, o varejista pode dispor de itens que vão ajudar no fortalecimento da imunidade e na proteção contra o frio. 

A seguir, acompanhe algumas categorias que não podem faltar na lista compras de inverno:

1. Fortalecimento imunológico

É muito comum a gente ouvir por aí frases como “foi só começar o frio e eu fiquei doente”. Isso acontece porque as temperaturas mais baixas aumentam a incidência de vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e Covid-19.

Além disso, as doenças respiratórias também tendem a aumentar consideravelmente com o tempo seco e ambientes fechados, com pouca ventilação.

Sinusite, rinite, bronquiolite (em crianças), crises de asma e bronquite são alguns exemplos. 

Por isso, durante o inverno, é muito importante fortalecer o sistema imunológico para resistir aos vírus sazonais. Aposte, então, na venda de alimentos ricos em nutrientes, como frutas e vegetais.

Venda também suplementos vitamínicos e minerais para fortalecer a imunidade dos consumidores.

Invista em um mix eletro com umidificadores e purificadores de ar para melhorar a qualidade do ar em casa. No caso de farmácias, inaladores e nebulizadores são essenciais, pois a demanda tende a aumentar. 

2. Proteção das vias respiratórias

Há uma recomendação pacificada de pediatras para fazer a lavagem nasal de rotina de crianças com soro fisiológico. É bom sempre manter o produto em estoque na farmácia, especialmente nesse período.

Outros itens como máscaras de proteção e álcool em gel também são interessantes para compor o mix de cuidados com a saúde no inverno. Sem contar a hidratação com água e sucos, tão necessária ao longo do dia.

3. Hidratação da pele e cabelo

Além das vias respiratórias, o ar frio e seco acabam prejudicando a pele e causando ressecamento. Hora de reforçar as categorias de cremes para as mãos e pés, hidratantes corporais, labiais e para os cabelos.

Máscara capilar, live-in e óleos de hidratação são fundamentais para proteger os cabelos dos efeitos do frio.

4. Higiene pessoal 

Não podemos deixar de falar sobre os cuidados pessoais, que podem ser uma ótima rotina de prevenção a doenças de inverno. 

Por isso, incremente o estoque com os seguintes produtos: sabonetes antibacterianos, desinfetantes para as mãos, lenços umedecidos, escova de dentes, creme dental e enxaguante bucal.

Veja uma lista com mais sugestões de produtos para cuidados com a saúde no inverno em supermercado e farmácia:

11 dicas para cuidar bem da saúde na estação fria

Como lojista de varejo, é fundamental que você prepare um mix eficiente para atender às necessidades dos seus consumidores. É igualmente importante ajudá-los nos cuidados preventivos.

Então, ajude o seu público nessa conscientização e compartilhe informações e iniciativas relevantes para os cuidados com a saúde no inverno. Por exemplo:

  1. Disponibilize álcool em gel na loja e incentive a lavagem das mãos com água e sabão;
  2. Evite locais com baixa circulação de ar;
  3. Mantenha os ambientes da casa, principalmente quartos, bem arejados;
  4. Incentive a lavagem nasal regularmente nas crianças;
  5. Faça maior ingestão de água e outros líquidos como sucos e água de coco ao longo do dia;
  6. Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico;
  7. Hidrate a pele e os lábios regularmente para evitar ressecamentos;
  8. Evite banhos muito quentes e faça uso de sabonetes com alto teor de hidratação;
  9. Utilize umidificadores e purificadores de ar ambiente em casa e, se possível, no trabalho;
  10. Mantenha o calendário vacinal em dia;
  11. Reforce o uso de protetor solar;

Segurança e bem-estar

Com o inverno 2024 bem próximo, é importante acompanhar as previsões meteorológicas e os possíveis impactos do fenômeno La Niña. 

O mix adequado de produtos pode ajudar a minimizar os efeitos das baixas temperaturas, fortalecendo a imunidade, protegendo as vias respiratórias e hidratando a pele e os cabelos. 

Mas, como varejistas, o dever é conscientizar os clientes sobre a importância dos cuidados preventivos durante o inverno, oferecendo produtos e compartilhando dicas úteis para garantir segurança e bem-estar durante toda a estação.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima