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Como cuidar das redes sociais da sua loja?

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Cuidar das redes sociais da loja é um trabalho que todo mundo que abre um negócio precisa fazer para vender mais. As redes sociais te trazem maior reconhecimento entre o público e podem melhorar a imagem da sua loja como um todo, além de oferecer informações úteis para clientes em potencial.

Horário de funcionamento, endereço, avaliações dos compradores, telefone: tudo isso é muito importante para quem está considerando comprar com você. Mais do que isso, cuidar das redes sociais te dá uma oportunidade única de interação com o seu público.

Cuidar das redes sociais é como contar uma história: quanto mais relevante ela for, mais engajamento você terá, e mais suas vendas aumentam com as visualizações. Fique de olho na tendência para não perder o bonde, pois hoje em dia tudo quanto é loja está investindo nas redes sociais.

E aí, por onde começar?

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Cuidar das redes sociais é mais do que colocar informações no perfil

Não adianta só criar uma página para o seu negócio e deixar ela parada sem nada de interessante. Tudo bem que ela está ali para reunir suas informações importantes, mas suas postagens, sob o olhar dos clientes, fazem com que eles tirem algumas conclusões sobre a sua loja.

Imagine por um momento que você esteja procurando um restaurante para comemorar o seu aniversário de casamento. Ao procurar por restaurantes da sua cidade nas redes sociais, você vai se deparar com uma lista de pelo menos 10 estabelecimentos. Todos eles provavelmente terão informações básicas na página do Facebook, então você vai saber a que horas eles fecham, qual é o telefone de contato e o endereço.

No entanto, você ainda tem outras dúvidas: será que é preciso fazer alguma reserva? Como é o menu? Será que vai ter o prato favorito da minha esposa?

Diante disso, antes de se decidir você pode buscar essas respostas nas redes sociais dos restaurantes ligar em todos eles, um por um, e tirar suas dúvidas. Eu mesmo não ligaria, e você? Ou seja, aquele lugar que tiver um perfil mais completo já sai em vantagem diante dos outros.

Não se esqueça da interação com os clientes

Os posts nas redes sociais são importantes por vários motivos. Ao falar sobre o assunto pensamos principalmente na possibilidade de captar novos clientes, aqueles que ainda não te conhecem. Mas e a fidelização dos que já compram, como fica?

Aí é que entra a interação. Para comprar de novo com você, seus clientes precisam de estímulo, precisam se sentir representados. Em poucas palavras, seu negócio precisa fazer parte da vida deles.

Os posts das redes sociais devem ter sempre esse objetivo em mente. Muito mais do que oferecer os seus produtos o tempo inteiro, o melhor é estimular a conversa com as pessoas que já compram com você.

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Pergunte coisas, demonstre interesse: Que tal um post questionando “Qual deve ser a promoção da semana?”, com uma enquete? Assim os clientes se sentem no controle do seu negócio, parte dele. Talvez outro dizendo “Qual é o seu ‘de sempre’?”. Talvez mais um falando “Você chama o garçom/caixa/atendente pelo nome?”, voltado para apresentar os colaboradores e humanizar seu estabelecimento.

Esses são só alguns exemplos, mas já deu pra entender qual é o ponto aqui, não é? Ao cuidar das redes sociais, é importante estimular uma conversa, uma interação, e não só as vendas. Vender é consequência.

Ainda assim, se você está buscando aumentar seu faturamento, tem algumas coisas que você pode fazer ao cuidar das redes sociais da loja. Vamos ver?

Cuidar das redes sociais buscando dinheiro? É possível também!

Mesmo que cuidar das redes sociais da loja seja um trabalho voltado principalmente para o relacionamento com o cliente, ainda é possível obter resultados diretos em vendas. Você só vai precisar entender um pouco mais sobre como a ferramenta funciona.

Só que pra ganhar dinheiro de forma expressiva você vai precisar investir, nem que seja um pouquinho. E como você trabalha no varejo físico, pode ser difícil medir o resultado do seu trabalho. Sendo assim, o melhor mesmo é fazer o que vamos sugerir aqui nesse tópico e ficar atento para mudanças no seu movimento a partir do seu trabalho nas redes sociais.

Atingindo mais público com postagens patrocinadas

O Facebook te dá a opção de fazer posts patrocinados que aparecem também na linha do do Instagram. Mas essa nem é a melhor parte: quando você patrocina o conteúdo, esses posts são enviados para uma segmentação de público que você escolhe.

Então, se você trabalha com um bar ou restaurante perto de uma faculdade, por exemplo, dá pra direcionar um anúncio para quem estuda lá. Então, todo mundo que tiver Facebook nessa faculdade vai pelo menos ver o seu post.

É possível segmentar ainda mais, filtrando por gênero, idade, preferências, páginas que curtiu, etc. E você nem precisa investir demais – R$ 30,00 a R$ 50,00 por semana já está ótimo.

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Criando catálogos de produtos

Outra ótima maneira de cuidar das redes sociais da sua loja e ainda garantir um bom ritmo de vendas é criando catálogos de produtos. Fazer é um pouco mais complicado, mas não é nada de outro mundo.

Escolha seus produtos mais populares, aqueles que contam com maior saída, e crie um catálogo com uns 10. Não precisa gastar demais, mas talvez um pouco mais do que o que você investe nos posts comuns. Anúncios vão aparecer em alguns momentos chave na navegação do usuário, como o feed, o messenger, no canto da página, etc.

Cuidar das redes sociais não é o trabalho mais complicado do mundo, mas você precisa ficar atento aos resultados que você está tendo. Fique sempre de olho no seu nível de alcance, que o Facebook mostra em todos os posts, e esteja atento aos comentários e compartilhamentos. Esses são índices bem mais importantes do que as curtidas.

Tudo isso faz parte da experiência de compra dos seus clientes, que começa do zero, quando ele ainda nem te conhece, e vai até a fidelização e a recomendação pra outras pessoas. Quer saber mais? Então vamos pro próximo artigo!


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