Melhorar a cultura organizacional da loja é uma maneira interessante de deixar os colaboradores mais satisfeitos. Além disso, diminuir o turnover no varejo, reter os bons profissionais e tornar a imagem da empresa no mercado mais positiva.
Esse “clima bom” é a identidade da empresa, ou seja, como ela será vista e notada por toda a comunidade: funcionários, consumidores, futuros clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo os concorrentes.
Hoje queremos que você reflita sobre algumas questões. Como está a cultura organizacional da sua empresa? Seus clientes aparentam satisfação? E os colaboradores? Você tem dificuldade de manter bons funcionários?
Convidamos você a ler o artigo de hoje para entendermos um pouco mais sobre esse universo e o quanto ele pode influenciar no desempenho administrativo e financeiro da loja.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional está ligada aos valores e condutas praticadas em uma empresa e que influenciam no relacionamento com clientes e parceiros, além do clima na loja.
O comportamento das pessoas dentro da empresa e as interações entre as equipes por trás da marca vão ditar as regras sobre a cultura organizacional e mostrar para as pessoas como é a empresa.
Por exemplo: você já deve ter se deparado com aqueles rankings de “melhores empresas para se trabalhar”, certo? Com toda certeza essas empresas dispõem de um modelo ideal de cultura organizacional.
Uma cultura organizacional exemplar é aquela que acolhe toda a comunidade corporativa, independente do grau hierárquico e as posições que são ocupadas. É aquela que tem bem definida seus valores e missão da marca.
Quais são os 4 tipos de cultura organizacional?
Para exemplificar melhor do que se trata, vamos desmembrá-la em quatro tipificações e você, naturalmente, vai conseguir identificar qual se encaixa mais na sua realidade. São elas:
1. Cultura de poder
Nesse tipo de cultura organizacional, detém o maior poder de decisão quem está no alto escalão administrativo da loja. Como os resultados são a principal prioridade, é natural que haja um clima de competição entre os colaboradores.
A cultura do poder é individualizada, não foca no coletivo. A consequência disso é um ambiente de trabalho cada vez mais pesado, exaustivo e antiético.
2. Cultura de papéis
Aqui o principal foco é o desempenho dos colaboradores. Há procedimentos que devem ser seguidos à risca. Mas a engrenagem corporativa tende a ser mais lenta e menos produtiva.
Há uma dificuldade maior dos funcionários buscarem crescimento profissional e quase não existe espaço para troca de aprendizado e compartilhamento de ideias.
3. Cultura de pessoas
Na cultura de pessoas, a empresa busca a valorização das pessoas e promove maior interação entre os colaboradores e equipes. São geralmente as empresas com plano de cargos e carreiras definido.
Há maior abertura para crescimento já que o foco está em desenvolver e treinar novos gestores de equipes.
4. Cultura de tarefas
Por fim, temos a cultura de tarefas. Nesse formato, as empresas focam em solucionar problemas e exploram a criatividade. Os colaboradores têm funções definidas e maior flexibilidade para desempenhar as atividades.
Isso acaba estimulando maior motivação e engajamento dos funcionários em seus respectivos cargos.
Quais são os componentes da cultura organizacional?
Para definir o pensamento da empresa e impactar no comportamento dos funcionários, a cultura organizacional vai contar com o suporte de sete principais componentes:
- Artefatos;
- Valores compartilhados;
- Pressuposições básicas;
- Histórias;
- Rituais e cerimônias;
- Símbolos materiais;
- Linguagem.
Como o próprio nome já diz, os artefatos são aquilo que é concreto na loja como as mercadorias, a decoração e o organograma.
Os valores são criados pelos líderes da empresa e definem o padrão de comportamento da cultura organizacional.
As pressuposições básicas, por sua vez, passam a ser parte das pessoas da organização por meio das rotinas e histórias vividas no ambiente corporativo.
As histórias recontadas na empresa servem para respaldar as práticas atuais e não deixam morrer as recordações desde a inauguração do estabelecimento.
Rituais e cerimônias também definem a cultura organizacional de uma empresa. Reuniões rotineiras e momentos de confraternização motivam os colaboradores e reforçam a cultura da empresa.
A linguagem é definida pela comunicação verbal com o uso de termos próprios sobre processos e pessoas.
Já os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.
Qual é a função da cultura organizacional?
Definir os objetivos em comum entre empresa e colaboradores. Essa é a real função da cultura organizacional.
Além disso, ela proporciona um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável, ainda que com algum grau de competição inerente ao dia a dia corporativo.
A cultura organizacional deve ainda promover um ambiente de trabalho que respeite as diferenças e potencialize as qualidades de cada pessoa. Assim, a produtividade da sua empresa vai melhorar.
Entre outros benefícios estão a atração de talentos, aumento do senso de responsabilidade e maior desenvolvimento da ética profissional.
7 características da cultura organizacional
Uma cultura organizacional exemplo precisa ser permeada dentro de sete características, a depender do modelo de negócio que é adotado pela sua loja.
- Incentivo à inovação
- Tolerância ao erro;
- Cuidado com os detalhes;
- Focos nos resultados;
- Atenção com as pessoas;
- Fortalecimento do espírito de equipe;
- Estabilidade.
Como se aplica a cultura organizacional?
Existem inúmeras formas de aplicar a cultura organizacional na empresa, mas todas devem partir de um mesmo objetivo: promover o bem-estar dos colaboradores e todas as pessoas que participam dessa cultura.
Nesse sentido, podemos tomar como exemplo as empresas de tecnologia que promovem espaços de descanso aos trabalhadores, refeições gratuitas e outros tipos de incentivo como aulas de yoga, ginástica laboral e até momentos para massagens express.
Também são exemplos de cultura organizacional benefícios atrativos e um ambiente de trabalho descontraído e ergonômico. Empresas que valorizam os colaboradores, que reconhecem os potenciais talentos e os resultados obtidos pela equipe também se diferenciam.
E aí, qual cultura organizacional você quer promover na sua loja?
O começo: missão, visão e valores
Um bom ponto de partida é começar definindo qual é a missão, a visão e os valores da sua empresa. Mais do que um quadro com esses dizeres estabelecidos, é preciso praticá-los em todo o ambiente da loja.
Comunicar esses pilares aos colaboradores, principalmente para aqueles que estão entrando, é muito necessário. Teoria e prática precisam estar alinhadas para que a cultura organizacional funcione de forma positiva.
Bom trabalho e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.