Diversos fatores são analisados durante uma seleção de emprego, como a formação e as experiências do candidato, porém, o modo como essas informações são apresentadas ao empregador podem fazer toda a diferença! É exatamente por isso que, cada vez mais, as pessoas se preocupam em oferecer currículos organizados e claros. Eles representam o primeiro contato entre a empresa e o candidato, às vezes antes mesmo de um encontro formal entre eles. Capriche na hora de arquitetar o seu e conquiste as melhores vagas!

             Antes de arregaçar as mangas e montar seu currículo, o ideal é tirar um tempo para uma retrospectiva de sua vida profissional. Tente lembrar de todos os cursos já realizados, de oficinas e eventos dos quais você já participou e reúna os pontos mais importante e interessantes da sua carreira. Depois disso, é só anotar tudo e separar em subcategorias, assim fica bem mais fácil estruturar tudo no currículo. Especialistas recomendam iniciar pelas atividades mais recentes.

             É preciso entender, também, que os recrutadores querem conhecer os candidatos, por isso, não tem problema algum contar um pouco sobre você além das informações básicas que estão em todo currículo, como nome, telefone, e-mail, área de atuação… De forma objetiva e sem exageros, está liberado expor algumas qualidades e interesses pessoais. Melhor ainda se tudo isso for apresentado de forma criativa, então fuja dos textos prontos, a intenção aqui é dar ênfase às suas características exclusivas, que podem chamar a atenção em meio aos outros candidatos.

              Seja sincero quanto às suas habilidades! Se o seu inglês não é assim tão bom, não tente passar outra impressão. A tentativa de dar um “plus” com essas informações é muito comum e pode até parecer uma boa tática a princípio, mas logo que o candidato precisar desempenhar tal função, o resultado pode ser muito prejudicial. Ao contrário de tentar fortalecer os pontos fracos, conheça e exalte os seus pontos positivos!

             Um bom currículo deve ser, ao mesmo tempo, completo e compacto, sem informações deslocadas ou aleatórias. A foto costuma ser opcional, mas, na dúvida, é melhor colocar! Escolha uma imagem que represente sua essência profissional. Uma boa identidade visual faz toda a diferença, então invista também em um bom layout e capriche na paleta de cores. Outra opção é o LinkedIn, confira aqui algumas dicas para garantir um ótimo currículo também na internet! Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.