Home Dicas Covid-19 Cursos online gratuitos para varejistas fazerem durante a pandemia

Cursos online gratuitos para varejistas fazerem durante a pandemia

0
368

Desde o início da pandemia, tenho feito aqui no FalaMart um trabalho para mostrar para você, amigo varejista, a importância de sair da inércia e se reinventar. Em tempos de isolamento social, cursos online gratuitos podem te dar o embasamento necessário para ajudar seu negócio a atravessar a crise da Covid-19.

 

Até o mais experiente dos varejistas pode se beneficiar com os conteúdos oferecidos pelos cursos online. Dicas como as que publico aqui ajudam, e muito, nos primeiros passos, mas quem deseja crescer não pode virar as costas para as contribuições que uma educação formal pode oferecer.

Assim como a inovação é importante para o crescimento das empresas, aprimorar o conhecimento de teorias e técnicas do universo do varejo faz toda a diferença no desempenho de gestores e colaboradores, além de contribuir para a inovação.

Para te ajudar, separei uma lista com os melhores cursos gratuitos e online para varejistas. Assim você pode dar o passo inicial na sua capacitação profissional. Prepare lápis e caderno e vem comigo!

Dois programadores sentados de costas para a foto. Eles estão em escritório com dois monitores e um notebook.

Os melhores cursos gratuitos – e online – para varejistas

Se você está pensando em usar esse período de quarentena para voltar a estudar, saiba que não está sozinho nessa. De acordo com a apuração feita pelo Diário do Comércio, em algumas instituições voltadas para cursos online a procura chegou a aumentar 400% nos últimos meses.

Segundo o superintendente de Educação Executiva da FGV, Luis Arruda, “as limitações de mobilidade impostas pela Covid-19 e a aceleração na transformação digital do trabalho provocada pelo isolamento social impulsionaram a busca por qualificação profissional para aumentar a produtividade e alavancar a competitividade”.

Portanto, seja você experiente ou iniciante, o melhor momento para começar é agora. Escolha o curso que combina melhor com as necessidades da sua empresa e vamos pra cima varejo!

1) Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Logomarca da FGV. Ao lado site portal.fgv.br.

Graças à parceria com a Open Education Consortium (OEC), consórcio de instituições de ensino que oferecem cursos online e materiais didáticos, a FGV possui uma ampla variedade de conteúdos gratuitos em diversas áreas. Os temas vão desde Liderança e Processos de Negociação, passando por Finanças Pessoais, Aposentadoria e até o Sistema Tributário Brasileiro.

A plataforma oferece a opção de fazer o curso na modalidade “ouvinte”, em que o aluno tem acesso às aulas mas não recebe titulação no final. Para obter um certificado, é necessário fazer um cadastro com dados pessoais básicos e, ao final do curso, responder um teste com 10 questões objetivas.

2) SEBRAE

Logomarca da SEBRAE.

O SEBRAE já é um velho conhecido de todo micro e pequeno empresário. Desde sua criação em 1972, a entidade tem como objetivo promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo nas iniciativas de micro e pequeno porte do Brasil. E isso tudo por meio da capacitação profissional, eventos e até mesmo iniciativas de acesso ao crédito.

Os cursos online gratuitos não são uma novidade do serviço, mas ganharam força nessa quarentena. Os temas também são variados, mas selecionei alguns que podem ajudar você nesse momento: marketing digital, como vender pela internet na crise do coronavírus e como planejar seu negócio.

Para começar, basta se cadastrar na plataforma e escolher o seu favorito. Confira as opções de cursos gratuitos no SEBRAE.

4) FINDES

Logomarca e slogan da FINDES: pelo futuro da indústria.

FINDES é a sigla para Federação das Indústrias do Espírito Santo. Apesar de ser uma iniciativa local, os cursos gratuitos estão disponíveis para qualquer pessoa que se interessar no Brasil e no mundo.

Voltados para a atividade industrial, mais especializada, as formações oferecidas pelo FINDES são interessantes tanto para donos de negócios, quanto para os funcionários que estão em casa durante a pandemia. Mesmo para quem está parado, a quarentena pode ser produtiva para aprimorar as próprias habilidades e conhecimentos.

Aproveitar o tempo para desenvolver o potencial das pessoas é um investimento no próprio negócio. Dentre os cursos gratuitos oferecidos na plataforma EAD, você encontra formações de manufatura, comunicação e administração. Escolha o seu!

5) Escola Virtual

Logomarca da escola virtual da fundação bradesco

A Escola Virtual é uma iniciativa da Fundação Bradesco dedicada a oferecer cursos gratuitos e 100% online em diferentes áreas, como Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Educação Básica e Pedagogia.

Um dos diferenciais da plataforma está na seção de Roteiros de Estudo, que são agrupamentos do curso para quem deseja obter uma formação mais aprofundada, com habilidades em temas específicos. No entanto, os cursos online também podem ser feitos de maneira independente, respeitando o ritmo de aprendizagem e a disponibilidade de cada um.

Confira a lista de cursos online da Escola Virtual e aproveite a oportunidade.

6) Facebook Blueprint

Logomarca do Facebook Blueprint num fundo azul.

Muitos varejistas tiveram que mudar a estratégia de vendas do próprio negócio do dia para a noite, por conta da pandemia. Em alguns casos, isso significou ter que aprender na marra o funcionamento de algumas ferramentas digitais essenciais para quem trabalha com internet, como é o caso do Facebook.

O Facebook Blueprint existe justamente para atender esse tipo de demanda. O serviço oferece treinamentos gratuitos para diferentes funções da plataforma. Mesmo para quem já domina o básico, saber mais sobre compra de mídia online pode ser um enorme diferencial competitivo na hora de vender mais. Para ter acesso aos cursos é só clicar aqui.

E é claro que o Martins está aqui para complementar todo esse aprendizado! Além da minha série especial sobre a COVID-19 aqui no blog do FalaMart, no Flix do Varejo você também encontra uma série de conteúdos para enriquecer sua experiência e compartilhar com a equipe.