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Visão de cima de uma mesa de escritório com cinco notebooks abertos e pessoas usando aparelhos eletrônicos.

O que é Cyber Monday? Compensa fazer na minha loja?

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Você sabe o que é Cyber Monday?

Assim como a Black Week e o Black November, a data nada mais é do que mais uma das “primas” da Black Friday surgida nos últimos anos. O evento acontece sempre na segunda-feira que vem logo após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

Conhecida também como Segunda-Feira Cibernética, a ação tem como objetivo fazer promoções direcionadas ao segmento de informática e eletrônicos, com descontos que chegam a 80%. Outro diferencial do evento é que ele acontece exclusivamente nas lojas online, oportunidade para muitos lojistas alavancarem seus e-commerces.

Em 2020, a Cyber Monday cairá no dia 30 de novembro e muitos lojistas já estão pensando em como aproveitar essa oportunidade não só para vender eletrônicos, mas também para promover uma espécie de “ressaca” da Black Friday. É hora de liquidar os produtos de outros segmentos para começar o Natal com um armazém zerado!

Agora que você já sabe o que é, continue a leitura e veja como inserir o evento no calendário comercial da sua loja também!

Smartphone, headphone, notebook e smartwatch sobre uma mesa

Vale a pena participar da Cyber Monday?

Mais importante do que saber o que é Cyber Monday, é entender como fazer dela uma oportunidade para vender mais sem perder dinheiro no meio do caminho. Muita gente tem me perguntado ultimamente se vale a pena ou não aderir ao evento. Para chegar a essa resposta é importante avaliar os dados de anos anteriores.

Em 2019, a Cyber Monday brasileira apresentou um crescimento de 31,5% em relação ao ano anterior. De acordo com o balanço feito pela Compre&Confie, o comércio eletrônico brasileiro vendeu R$ 303,9 milhões até as 17h de segunda-feira e o valor médio das compras subiu 4,9%, chegando a R$457,10 por cliente.

Não posso bater o martelo para ninguém e só você conhece a realidade da sua loja, mas o cenário é favorável para quem estiver disposto a investir em boas estratégias para estender um pouco mais a temporada de promoções. Que tal apresentar isso aos seus clientes?

Impulsione o e-commerce!

O comércio eletrônico está no cerne de o que é a Cyber Monday desde a sua criação e não vai ser diferente agora. Quem atende no ponto de vendas pode aproveitar a oportunidade para apresentar uma alternativa de vendas online para a clientela, trazendo mais um canal para o público e ampliar o negócio.

A solução também é perfeita para quem preferiu não sair de casa durante a Black Friday, além de te ajudar a conquistar uma nova gama de clientes que é nativa do e-commerce. Se não sobrar tempo para implementar uma plataforma própria até o dia 30, o atendimento à distância via Whatsapp ou redes sociais junto com serviço de entrega já dá conta do recado.

 Pessoa segurando smartphone com uma outra mão e com a outra sobre o teclado de notebook.

Queima de estoque

Vendeu menos do que esperava na Black Friday? Não tem problema! Em vez de esperar até o Natal para liquidar o estoque, aproveite a Cyber Monday para fazer uma queima geral e garantir o giro necessário para deixar o armazém vazio. Em alguns casos, pode ser interessante até aumentar os descontos ainda mais, garantindo o lucro pelo volume de vendas.

Não se esqueça que todo o segmento de eletrônicos sofreu aumento nos preços nos últimos meses, fazendo crescer também a demanda por promoções na área. Afinal, estamos falando dos queridinhos da temporada Black e até o consumidor que não sabe o que é Cyber Monday vai fazer de tudo pela oportunidade de comprar com desconto.

Se sua loja não trabalha com itens de informática, use as plataformas online para promover a “ressaca” da Black Friday. Usar argumentos como “última oportunidade” ou “até acabar o estoque” estimulam o consumidor a correr para garantir esse último suspiro de ofertas.

Como se preparar para a Cyber Monday?

Visão de cima de uma mesa de escritório com cinco notebooks abertos e pessoas usando aparelhos eletrônicos.

Assim como acontece na Black Friday e outras datas comerciais importantes, não basta simplesmente saber o conceito para garantir sucesso nas vendas. Um bom aproveitamento exige planejamento e estratégia, mas a boa notícia é que boa parte desse trabalho já está sendo feito para a sexta-feira, agora é só dar aquele último gás.

Mas, antes de tudo, avalie o estoque e veja se a quantidade de mercadorias é suficiente para dar conta de mais um dia de compras, considerando a projeção de vendas esperada para a Black Friday. Caso esteja na dúvida, faça um reforço antecipado ou espere até o final de semana para divulgar as ações de Cyber Monday.

Ainda dá tempo de fazer seu pedido lá no Martins, viu? Basta acessar Martins.com.br para abastecer o armazém em poucos cliques e deixar o resto por conta da eficiência da nossa frota!

Decididos os produtos, é preciso muito pouco para ter uma Cyber Monday de sucesso:

  • Não se esqueça do mercado: antes de fechar seu planejamento, faça uma análise da concorrência e veja quais são os planos do segmento para a Cyber Monday. Essa perspectiva vai ser útil tanto para estabelecer os preços, quanto para decidir as melhores estratégias de divulgação.

  • Foco no marketing digital: o canal certo para apresentar o que é Cyber Monday para os clientes é no próprio local onde ela irá acontecer, na internet. Depois de fechar o mix de produtos e seus respectivos descontos, use e abuse das mídias sociais para fazer a informação chegar até o público interessado sem se esquecer daqueles clientes cativos. O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de nutrição de leads e pode ser útil para apresentar a nova ação para quem já conhece sua loja.

Agora que você já sabe o que é Cyber Monday, é só se cadastrar no site do Martins para comprar eletrônicos com desconto e aproveitar todos os nossos benefícios durante o mês de novembro e além. Vem com a gente!

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