Você sabe o que é Cyber Monday?
Assim como a Black Week e o Black November, a data nada mais é do que mais uma das “primas” da Black Friday surgida nos últimos anos. O evento acontece sempre na segunda-feira que vem logo após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos
Conhecida também como Segunda-Feira Cibernética, a ação tem como objetivo fazer promoções direcionadas ao segmento de informática e eletrônicos, com descontos que chegam a 80%. Outro diferencial do evento é que ele acontece exclusivamente nas lojas online, oportunidade para muitos lojistas alavancarem seus e-commerces.
Em 2020, a Cyber Monday cairá no dia 30 de novembro e muitos lojistas já estão pensando em como aproveitar essa oportunidade não só para vender eletrônicos, mas também para promover uma espécie de “ressaca” da Black Friday. É hora de liquidar os produtos de outros segmentos para começar o Natal com um armazém zerado!
Agora que você já sabe o que é, continue a leitura e veja como inserir o evento no calendário comercial da sua loja também!
Vale a pena participar da Cyber Monday?
Mais importante do que saber o que é Cyber Monday, é entender como fazer dela uma oportunidade para vender mais sem perder dinheiro no meio do caminho. Muita gente tem me perguntado ultimamente se vale a pena ou não aderir ao evento. Para chegar a essa resposta é importante avaliar os dados de anos anteriores.
Em 2019, a Cyber Monday brasileira apresentou um crescimento de 31,5% em relação ao ano anterior. De acordo com o balanço feito pela Compre&Confie, o comércio eletrônico brasileiro vendeu R$ 303,9 milhões até as 17h de segunda-feira e o valor médio das compras subiu 4,9%, chegando a R$457,10 por cliente.
Não posso bater o martelo para ninguém e só você conhece a realidade da sua loja, mas o cenário é favorável para quem estiver disposto a investir em boas estratégias para estender um pouco mais a temporada de promoções. Que tal apresentar isso aos seus clientes?
Impulsione o e-commerce!
O comércio eletrônico está no cerne de o que é a Cyber Monday desde a sua criação e não vai ser diferente agora. Quem atende no ponto de vendas pode aproveitar a oportunidade para apresentar uma alternativa de vendas online para a clientela, trazendo mais um canal para o público e ampliar o negócio.
A solução também é perfeita para quem preferiu não sair de casa durante a Black Friday, além de te ajudar a conquistar uma nova gama de clientes que é nativa do e-commerce. Se não sobrar tempo para implementar uma plataforma própria até o dia 30, o atendimento à distância via Whatsapp ou redes sociais junto com serviço de entrega já dá conta do recado.
Queima de estoque
Vendeu menos do que esperava na Black Friday? Não tem problema! Em vez de esperar até o Natal para liquidar o estoque, aproveite a Cyber Monday para fazer uma queima geral e garantir o giro necessário para deixar o armazém vazio. Em alguns casos, pode ser interessante até aumentar os descontos ainda mais, garantindo o lucro pelo volume de vendas.
Não se esqueça que todo o segmento de eletrônicos sofreu aumento nos preços nos últimos meses, fazendo crescer também a demanda por promoções na área. Afinal, estamos falando dos queridinhos da temporada Black e até o consumidor que não sabe o que é Cyber Monday vai fazer de tudo pela oportunidade de comprar com desconto.
Se sua loja não trabalha com itens de informática, use as plataformas online para promover a “ressaca” da Black Friday. Usar argumentos como “última oportunidade” ou “até acabar o estoque” estimulam o consumidor a correr para garantir esse último suspiro de ofertas.
Como se preparar para a Cyber Monday?
Assim como acontece na Black Friday e outras datas comerciais importantes, não basta simplesmente saber o conceito para garantir sucesso nas vendas. Um bom aproveitamento exige planejamento e estratégia, mas a boa notícia é que boa parte desse trabalho já está sendo feito para a sexta-feira, agora é só dar aquele último gás.
Mas, antes de tudo, avalie o estoque e veja se a quantidade de mercadorias é suficiente para dar conta de mais um dia de compras, considerando a projeção de vendas esperada para a Black Friday. Caso esteja na dúvida, faça um reforço antecipado ou espere até o final de semana para divulgar as ações de Cyber Monday.
Ainda dá tempo de fazer seu pedido lá no Martins, viu? Basta acessar Martins.com.br para abastecer o armazém em poucos cliques e deixar o resto por conta da eficiência da nossa frota!
Decididos os produtos, é preciso muito pouco para ter uma Cyber Monday de sucesso:
- Não se esqueça do mercado: antes de fechar seu planejamento, faça uma análise da concorrência e veja quais são os planos do segmento para a Cyber Monday. Essa perspectiva vai ser útil tanto para estabelecer os preços, quanto para decidir as melhores estratégias de divulgação.
- Foco no marketing digital: o canal certo para apresentar o que é Cyber Monday para os clientes é no próprio local onde ela irá acontecer, na internet. Depois de fechar o mix de produtos e seus respectivos descontos, use e abuse das mídias sociais para fazer a informação chegar até o público interessado sem se esquecer daqueles clientes cativos. O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de nutrição de leads e pode ser útil para apresentar a nova ação para quem já conhece sua loja.
Agora que você já sabe o que é Cyber Monday, é só se cadastrar no site do Martins para comprar eletrônicos com desconto e aproveitar todos os nossos benefícios durante o mês de novembro e além. Vem com a gente!