Bora falar de mais uma oportunidade de vendas? Estamos falando da Cyber Monday, a Segunda-Feira Cibernética que acontece após a Black Friday, esse ano sendo celebrada dia 27 de novembro. É aquele momento de zerar o estoque de algo que acabou não saindo conforme sua campanha.
Seja na loja física ou virtual, a Cyber Monday é uma oportunidade real de incrementar as vendas! Vamos falar hoje sobre as oportunidades com o pós-Black Friday, sobre o que é a Cyber Monday e as suas origens.
Além disso, trazer estratégias de como seguir vendendo na sua loja durante esse período. Está preparado para dar aquela impulsionada lucrativa nos seus negócios? Pega papel e lápis ou faça prints pelo celular porque, juntos, vamos montar uma campanha de sucesso para a sua loja.
Afinal, o que é a Cyber Monday?
Vamos iniciar o artigo contextualizando o que é esse movimento comercial. O conceito começou a ser aplicado há 17 anos pela cultura norte-americana. A ideia era identificar, comercialmente, a segunda-feira conseguinte ao Dia de Ação de Graças.
Nos Estados Unidos, a data é comemorada na última quinta-feira do mês de novembro, antes da Black Friday. Só que enquanto a Black era focada no varejo físico, a Cyber Monday migrou as ações para o comércio eletrônico.
Com isso, a ação de segunda foi ganhando popularidade. E oferecia descontos de até 80% em produtos comercializados exclusivamente pela internet.
A princípio, a proposta era concentrar as vendas no varejo online de eletroeletrônicos. Devido à popularidade da data consecutiva à Black Friday, outros setores varejistas foram adotando a ação. Assim, a Cyber Monday, com o passar dos anos, se consolidou nas diversas categorias de varejo.
Aqui no Brasil, os lojistas passaram a adotar a data a partir de 2012 sendo considerada por muitos uma extensão das ações da Black Friday.
Cyber Monday em números
Eu sei que você, meu amigo e amiga lojista, que sempre acompanha a gente por aqui, gosta de parâmetros para poder colocar na balança as vantagens de se investir em uma campanha como a Cyber Monday.
Então, dá só uma olhada nesses números levantados conforme dados da NielsenIQ|Ebit:
- Em 2022, a Cyber Monday teve um faturamento de R$ 737 milhões;
- O ticket médio foi de R$ 493,95;
- A quantidade de pedidos foi 12% menor que em 2021, tendo a Copa do Mundo como um fator decisivo para essa queda nas vendas
- Entre as categorias de produtos com maior faturamento estão: Eletrônicos, Eletrodomésticos, Telefonia, Moda e Acessórios e Móveis.
Para este ano, há uma forte tendência para que a edição tenha um faturamento ainda maior. O setor já vem demonstrando os sinais de inclinação para isso.
Uma pesquisa da Ecglobal, empresa da Haus, do Grupo Stefanini, mostra que três em cada dez consumidores consultados irão comprar na Cyber Monday pela primeira vez.
Entre os clientes questionados, 67% têm a intenção de participar do evento, sendo que desses, 39% já tinham adquirido itens em uma Cyber Monday anterior.
A maioria dos entrevistados planeja gastar entre R$ 500 e R$ 1.000. É menos do que os R$ 1.380 que consumidores disseram que iriam gastar na Black Friday deste ano, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Oportunidades de venda na Cyber Monday
Com a Cyber Monday, você pode aproveitar o mix que sobrou das ações da Black Friday para vender com estratégias novas. O estoque que precisa circular também vira oportunidade de venda na segunda, por exemplo.
Além disso, essa pode ser a última oportunidade de o consumidor comprar produtos mais baratos pensando nos gastos do fim do ano. Muita gente antecipa as compras e presentes de Natal, aproveitando essas ofertas de novembro.
A Cyber Monday visa trazer mais visibilidade para o seu negócio. Sendo as vendas online o foco principal da sazão, estar dentro de um marketplace pode ser fundamental para a sua marca.
Estratégias para a Cyber Monday
Você precisa dar originalidade à Cyber Monday para que a ação não fique parecendo uma cópia de sobras da Black Friday. Não que isso seja errado, mas é bom ter um mix ampliado, ou seja, além do que você ofereceu na Black.
Em seguida, você precisa ter preços tão ou mais atrativos que nas campanhas anteriores. E não se esqueça de se comunicar com os clientes, seja por rede social, internamente, por WhatsApp ou nos diversos canais que usa para avisar os clientes que tem promoção rolando na sua loja.
Agora que te demos um breve resumo, vamos detalhar as dicas em 5 estratégias de sucesso para que a sua Cyber Monday funcione bem.
1. O preparo da venda
Já pensou no que você pretende vender durante a campanha e qual o seu objetivo de vendas? Então defina agora mesmo antes de a gente prosseguir a conversa.
Se sua pretensão é de fato o rescaldo da Black Friday, então liste as categorias que você acha que podem acabar não saindo tão bem e já deixe na manga um plano B para elas.
Agora, se você quer focar em uma proposta diferenciada, reserve o mix que será destacado na segunda-feira e pense em como você vai antecipar a divulgação desses itens.
Importante deixar as regras e condições da compra muito claras para que o consumidor não se sinta lesado. Assim como os preços e promoções reais devem ser destacados.
2. Comparação de ofertas
O cliente vai pesquisar antes e durante a ação para comparar os preços e ter certeza de que a promoção é vantajosa. Esteja ciente disso ao definir a precificação promocional dos seus produtos em oferta.
Crie ainda outros atrativos para a Cyber Monday como frete grátis e agilidade na entrega. Esses são dois atrativos que se associam bem às campanhas promocionais.
Muitas vezes o cliente nota que o preço de um produto está mais caro do que na loja concorrente. Porém, ao calcular o frete e o prazo de entrega, ele pondera a compra que compensa mais. Acaba comprando o mais caro em razão do custo-benefício.
Aproveite e se inspire em grandes nomes do e-commerce varejista que sempre surgem com ótimas campanhas de Cyber Monday, por exemplo: Amazon.com, Magalu, Americanas.com e Dafiti.
3. Promova compras coletivas
Uma ação que tem tudo para dar certo para atrair vendas e aumentar o ticket médio da loja na data é estimular as compras coletivas na sua loja.
Fale para os seus clientes que se eles comprarem outros itens junto a amigos e familiares, na mesma compra, todos saem ganhando seja por cupons de desconto, frete grátis, descontos progressivos etc. Mas seja claro que a medida só vale para a Cyber Monday.
Aproveite para oferecer kits promocionais aos clientes que englobam produtos semelhantes no mesmo combo.
4. Recorra ao gatilho de urgência
Uma estratégia eficiente de vendas é despertar no cliente o gatilho de urgência. Utilizando-se da técnica de forma correta, o valor do seu produto irá lá em cima!
Use na divulgação expressões como “só hoje na Cyber Monday”, “promoção válida para as próximas duas horas”, “últimos itens do estoque”. Esses gatilhos vão ajudar a despertar a atenção do consumidor e fazer com que ele compre na campanha.
A sensação imediata é de que ele estaria perdendo uma ótima oportunidade para comprar algo que já tinha interesse. Os gatilhos mentais também podem ser usados para antecipação das compras de Natal:
“O presente de Natal está aqui. Última oportunidade é na Cyber Monday!”
5. De olho no marketplace
Para que você alcance um destaque maior para a sua campanha, aposte na visibilidade de um marketplace. As plataformas são ótimas estratégias para ajudar o pequeno varejista a vender mais, especialmente em datas como a Cyber Monday.
Entre as principais vantagens de vender em um marketplace, podemos citar:
- Maior alcance da marca
- Giro alto de visitantes na loja virtual
- Facilidade para administrar
- Custo operacional baixo
- Melhor reputação da marca
- Facilidade logística
Comece a pesquisar agora mesmo uma plataforma para que você possa ao menos fazer um período de experiência. Essa dica nem precisa ser implementada este ano, já que está rolando a Cyber, mas anote para que fique no seu radar de ações.
Além disso, você sabia que o Martins.com.br é o maior marketplace atacadista do Brasil? Lá você encontra as melhores ofertas para a sua campanha Cyber Monday e pode vender seus produtos por lá, ampliando o seu negócio. Navegue pelo site e aproveite as oportunidades!
Cyber Monday com operação que funcione!
Para que a campanha da Cyber Monday na sua loja alcance os objetivos de venda, tenha em mente que você precisará contar com uma operação de vendas eficientes em todas as etapas.
Atenda muito bem os clientes e treine a equipe de vendas para que dê tratamento atencioso e humano a todos os consumidores. Agilize a entrega dos produtos e certifique-se de que a compra chegou em ótimo estado e dentro do prazo ao destino.
O pós-venda também não pode ser esquecido, por exemplo. Mantenha o contato com os consumidores mais fiéis e tente fidelizar os novos que apareceram durante a Cyber Monday.
É sobre o que a gente fala sempre por aqui: a experiência e a satisfação do cliente devem vir sempre em primeiro lugar.
Ótimo planejamento e muito sucesso na Segunda Cibernética.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.