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Produtos próximos da data de validade: o que fazer com eles? (+3 dicas práticas e 1 bônus)

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Ninguém gosta de descobrir que está levando prejuízo ao checar os produtos da mercearia no fim do expediente. Isso pode acontecer por muitos motivos, e um dos mais frequentes é quando a data de validade de algum produto expira e ele precisa ser descartado.

 

Isso é inevitável: todo produto perecível vai, uma hora ou outra, vencer. Por isso é necessário vendê-los antes desse limite para não perder dinheiro. Porém, o que fazer quando você não consegue acabar com o estoque a tempo – ou seja, antes da validade chegar?

No texto de hoje vou explicar como funciona o processo de vencimento dos produtos e te dar três dicas de promoções para eliminar seu estoque antes da data expirar. Assim você vai parar de jogar mercadorias – e dinheiro – no lixo!

Gôndola de supermercado com queijos nas prateleiras.

Data de validade: como funciona?

O prazo de vencimento dos produtos perecíveis é calculado por meio de testes em laboratórios. As análises buscam definir até quando o item estará seguro para o consumo, além de verificar questões como textura e sabor para garantir a qualidade das mercadorias.

Esses testes são feitos com critérios rígidos, sempre com uma margem de segurança nos resultados para evitar riscos tanto para os consumidores quanto para os fabricantes e comerciantes. Assim é possível garantir que, se armazenados corretamente, os produtos chegarão em perfeitas condições para os consumidores até a data de validade.

Porém, quem tem uma mercearia sabe que nem sempre é possível esgotar o estoque antes do vencimento dos produtos. De acordo com a Lei Nº 8.137/90, vender mercadorias com a data de validade expirada é crime, o que significa que os comerciantes ficam no prejuízo quando não conseguem vender tudo a tempo.

Por mais comum que seja o problema, a boa notícia é que ele pode ser evitado de forma fácil! Por isso, preparei essas dicas pra te ajudar a nunca mais jogar mercadorias fora por conta disso!

1) Faça promoção com produtos próximos da data de validade

Placa de promoção nas cores amarelo e vermelho na prateleira do supermercado.

Cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas para economizar, principalmente em momentos de crise, e isso inclui comprar produtos próximos ao prazo de vencimento para pagar mais barato.

Muitos estabelecimentos viram nisso uma oportunidade não só para liquidar o estoque, mas também para lançar um novo nicho de mercado. Muitos mercadinhos, por exemplo, possuem uma seção fixa para itens em promoção que estão próximos do vencimento. Algumas mercearias chegam a oferecer itens com 50% de desconto!

Apesar dessa prática ser cada dia mais popular, é preciso tomar alguns cuidados para evitar prejuízos, não expor seus clientes a riscos e se prevenir de problemas futuros.

Mulher com carrinho de compras perto de produtos em oferta ao fundo de um supermercado.

Para começar, é preciso ter cautela ao realizar uma promoção, mesmo com itens perecíveis. Não adianta vender tudo muito mais barato só para não jogar fora por conta da data de validade, e depois acabar no vermelho se as vendas não cobrirem nem o preço de custo das mercadorias.

Por isso, sempre calcule bem quanto precisará vender para que seu investimento seja coberto e a partir desse número defina o valor do desconto oferecido.

Ao mesmo tempo, avalie se os preços estão realmente atrativos: a mercadoria perde valor por estar próxima da data de validade, então o consumidor precisa de um incentivo maior do que uma promoção regular.

Por fim, não se esqueça de deixar a informação sobre a validade dos produtos bem clara ao divulgar as oferta. Utilizar cartazes bem visíveis nas prateleiras dedicadas a eles é um bom exemplo, essa é uma forma de ser transparente com o consumidor e conquistar mais credibilidade para o negócio.

2) Otimize seu Ponto de Venda

Potes de doces caseiros dispostos em uma prateleira de madeira.

Nós já vimos que acumular produtos com data de validade próxima é inevitável, mas recorrer aos descontos para liquidá-los não é a única saída para essa situação. O ideal, na verdade, é que esse acúmulo seja mínimo para que seja possível usar algumas estratégias para vender todas as mercadorias.

Por exemplo, na hora de para posicionar os produtos nas gôndolas utilize o critério data de validade. Por instinto e praticidade, o consumidor tende a pegar os itens que estão mais à frente; portanto, garanta que as mercadorias sejam dispostas em uma ordem crescente de acordo com o vencimento: quanto mais próxima a vencimento, mais à frente o produto deve ficar.

Como adiantei no tópico acima, alguns varejistas já reservam uma seção fixa no ponto de vendas para produtos que estão quase vencendo. Em vez de organizar promoções periódicas para liquidá-los, ter um lugar próprio para eles na loja cria um fluxo contínuo de mercadorias e pode ser um diferencial importante da loja.

3) Invista na gestão do estoque

Estante de madeira com diversos produtos alimentícios em um estoque.

Independente de qual seja sua estratégia para lidar com produtos próximos da data de validade, é essencial manter um controle rígido desses itens. Para isso, é necessário trabalhar a gestão do estoque da sua loja, uma atividade que deve ter manutenção constante e não pode se limitar apenas ao momento de fazer compras e guardar os novos produtos.

O vencimento deve ser um dos critérios usados também no armazenamento, e pode ser controlado por meio de planilhas ou até mesmo etiquetas coloridas. É uma informação imprescindível que deve constar na ficha de cada mercadoria, para ser utilizada pelo gestor na hora de decidir o que vai ser exposto e o posicionamento dos produtos na gôndola.

Com um sistema assim, fica muito mais fácil implementar as estratégias listadas acima e definir quais produtos podem entrar em promoção.

Com um bom controle de estoque também é possível tomar melhores decisões de compra, para que haja o mínimo possível de itens encalhados. Se determinado produto sobra em grandes quantidades todo mês, é hora de comprar uma quantidade menor, melhorar seu posicionamento no ponto de vendas ou reconsiderar sua presença no mix.

DICA BÔNUS: Agregue valor

Símbolo da sustentabilidade ilustrada sob a mão de uma pessoa segurando o mundo. Montagem feita sob um fundo de grama verde.

Atualmente sustentabilidade é a palavra de ordem! Os produtos próximos do vencimento são uma excelente forma de trabalhar valores como consumo sustentável e combate ao desperdício dentro da loja. Pensar em estratégias para dar vazão a esses produtos não deve ser visto como um demérito, mas sim um diferencial importante do estabelecimento.

Seus clientes devem enxergar o movimento da mesma forma. Se você tem uma seção especial para produtos próximos do vencimento em oferta, não trate a alternativa como “xepa”, mas transforme seu cliente em aliado para acabar com o desperdício na loja, principalmente de alimentos.

Quer otimizar ainda mais esse tipo de ação? Crie um cadastro para os consumidores interessados em mercadorias com desconto especial e avise sobre os itens em oferta da semana. Dessa forma você tem acesso aos hábitos de consumo da sua clientela, podendo sempre atualizá-los sobre os preços especiais.

Além dos descontos, esse canal de comunicação – que pode ser uma lista de transmissão no Whatsapp, uma newsletter via e-mail ou até mesmo um aplicativo para celular – pode ser usado para compartilhar informações a respeito do consumo sustentável. Dê dicas de como reaproveitar outras mercadorias, como cascas de vegetais, embalagens e outros itens que iriam para o lixo.

Uma loja que se mostra preocupada com o meio-ambiente e o impacto que suas mercadorias provocam no mundo sai à frente da concorrência. Os consumidores têm, cada vez mais, tomado decisões de compra a partir de valores mais subjetivos, alinhados com sua visão de mundo.

Aproveite para unir esses valores a uma oportunidade de impulsionar as vendas e minimizar um possível prejuízo. Quem diria que a data de validade teria tanto impacto positivo dentro de uma loja, não é mesmo?

Para estreitar ainda mais seu relacionamento com os clientes, confira mais dicas para transformar essa relação de consumo em uma verdadeira parceria!

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