Home Segmento Bar Produtos próximos da data de validade: o que fazer com eles?
Gôndola de supermercado com produtos próximos da data de validade

Produtos próximos da data de validade: o que fazer com eles?

0
4106

Ninguém gosta de descobrir que está levando prejuízo ao fechar a mercearia no fim do dia. Isso pode acontecer por muitos motivos, e um dos mais frequentes é quando a data de validade de algum produto expira e ele precisa ser descartado.

Isso é inevitável: todo produto perecível vai, uma hora ou outra, vencer. Por isso é necessário vendê-los antes desse período para não perder dinheiro. Porém, o que fazer quando você não consegue acabar com o estoque à tempo – ou seja, antes da data de validade chegar?

Nesse artigo vamos explicar como funciona o processo de vencimento dos produtos e te dar dicas de promoções para eliminar seu estoque. Assim você vai parar de jogar mercadorias – e dinheiro – no lixo!

Prateleira com produtos próximos da data de validade

Data de validade: como funciona?

O prazo de vencimento dos produtos perecíveis é sempre calculado por meio de testes em laboratórios. As análises buscam definir até quando o item estará seguro para o consumo, além de verificar questões como textura e sabor para garantir a qualidade das mercadorias.

Esses testes são feitos em ambientes controlados e com critérios rígidos, sempre com uma margem de segurança nos resultados para evitar riscos tanto para os consumidores quanto para os fabricantes e comerciantes. Assim é possível ter a garantia que, se armazenados corretamente, os produtos chegarão em perfeitas condições para os consumidores.

Porém, mesmo com todos esses cuidados, quem tem uma mercearia sabe que nem sempre tudo é vendido. Às vezes os itens acabam ficando nas prateleiras e atingem a data de validade, ainda que estejam dispostos estrategicamente no lugar mais à mão para os clientes. Vendê-los é crime de acordo com a Lei Nº 8.137/90, Artigo 7, inciso IX, então os comerciantes ficam no prejuízo.

Mas este problema pode ser evitado de forma fácil! Basta investir pesado em promoção!

Gôndola de supermercado com produtos próximos da data de validade

Como fazer promoção com produtos perto da data de validade?

Cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas para economizar, principalmente em momentos de crise, e isso inclui comprar produtos próximos ao prazo de vencimento para pagar mais barato.

Como dissemos, o controle de qualidade que determina a data de validade é muito rígido e feito com uma grande margem de segurança, de modo que essas mercadorias prestes a vencer são seguras para o consumo.

Muitos estabelecimentos viram nisso uma oportunidade para liquidar o estoque e até um novo nicho de mercado, já que os preços baixos são receita fácil para conquistar novos clientes.

Algumas mercearias já chegam a oferecer itens com 50% de desconto! É claro que isso vai chamar a atenção do público. Essa estratégia vem dando tão certo que algumas empresas se especializaram em buscar e vender esses produtos, apesar do risco iminente da data de validade expirar antes que eles sejam vendidos e o único destino ser o lixo.

Apesar dessa prática ser cada dia mais comum e popular, é preciso tomar alguns cuidados para se prevenir de prejuízos, não expor seus clientes a riscos e evitar encrencas.

Pra começar, ter um bom controle de estoque é fundamental nesse processo para evitar que muitos – e repito, muitosproblemas aconteçam. É importante fazer um levantamento de quais produtos estão perto da data validade, quais já passaram do prazo e qual a quantidade em estoque de cada, por exemplo.

Desta forma, é mais fácil separar os itens que entrarão em promoção e saber até quando você poderá vendê-los. Esse controle é imprescindível para evitar vender algo estragado e ser processado mais tarde.

É preciso ter cautela ao realizar uma promoção. Não adianta vender esses produtos muito mais barato só para evitar o prejuízo de perdê-los por conta da data de validade, mas acabar no vermelho por não cobrir nem o preço de custo das mercadorias, não é?

Por isso, sempre calcule bem quanto será o desconto oferecido para que pelo menos seu investimento seja coberto. Ao mesmo tempo, avalie se os preços são realmente atrativos, do contrário a promoção não chamará a atenção do público e os produtos continuarão encalhados nas prateleiras.

Uma dica final é deixar um espaço reservado para os produtos que estejam próximos da data de validade, com cartazes e sinais que deixem tanto os descontos como essa informação bem claros. Essa é uma forma de cumprir com a lei ao ser transparente com o consumidor e atrair o olhar do público para sua mercearia ao mesmo tempo.

Cartazes de promoção de produtos perto da data de validade

Conclusão

Fazer a gestão de uma mercearia nunca é tarefa fácil, mas algumas estratégias podem te ajudar a evitar prejuízos e vender mais. Fazer promoções com os produtos que estão próximos da data de validade é uma forma de conseguir um lucro a mais, mesmo com itens que poderiam ser descartados, levando junto o dinheiro investido neles.

Saber transformar os desafios em oportunidades é uma característica de todo comerciante de sucesso. Agora que você já sabe como fazer uma promoção para queimar o estoque, confira nosso artigo dicas de marketing para vender mais no início do ano e aumente ainda mais o movimento da sua loja!

Deixe um Comentário!