O primeiro passo para o crescimento de uma empresa é a satisfação dos funcionários, já que equipe motivada produz com mais qualidade e dedicação. É com essa visão que trabalha o endomarketing, um conjunto de estratégias que visa tornar mais agradável a relação entre a empresa e seus colaboradores.

         Você, varejista, com certeza já ouviu a expressão "vestir a camisa da empresa", não é mesmo? Se sua intenção é despertar esse sentimento no seu grupo de trabalho, esse texto é perfeito para você! Essencialmente, o endomarketing, ou marketing interno tem o poder de transformar pensamentos individualistas em coletivos. Vamos começar?

         Para iniciar, é preciso prestar muita atenção às necessidades de cada funcionário e encará-las individualmente, ciente de que cada pessoa possui particularidades, defeitos e qualidades. Saber identificá-los é essencial, assim, você descobre as funções mais adequadas para os colaboradores e designar tarefas se torna muito mais fácil. Se um membro do grupo costuma ser mais comunicativo, simpático e sorridente, por exemplo, com certeza ele vai desempenhar um bom papel atuando diretamente com o público. Isso será positivo para o rendimento do trabalho, e também deixará o funcionário satisfeito por fazer aquilo que gosta e tem facilidade, diminuindo a rotatividade da equipe.

         É importante destacar que o endomarketing é uma forma eficiente de resolver e evitar contratempos do cotidiano, já que tem como foco a valorização do indivíduo. É aí que muitas empresas erram, pois ignoram os sentimentos, problemas e questões pessoais de cada trabalhador. Esses assuntos, quando mal resolvidos, podem influenciar diretamente o desenvolvimento do trabalho, por isso, não podem ser deixadas de lado, invista em momentos de descontração e estimule a amizade e convivência entre todos. Outra boa forma de mostrar que a empresa se preocupa com o grupo é por meio de treinamentos e capacitações, que, mais uma vez, são positivas para ambas as partes: o funcionário adquire novos conhecimentos, logo, começa a usá-los em benefício da empresa.

         Depois de uma reorganização de tarefas e da capacitação dos funcionários, os resultados positivos estão praticamente garantidos. E sabe o que deve vir depois? Reconhecimento! Afinal, funcionários dedicados são fontes de benefícios para a empresa, por isso, merecem algumas recompensas. Que tal investir em ações que envolvam a participação da família ou amigos queridos? Ou, quem sabe, um jantar especial pago pela empresa? Há inúmeras formas de agradecer a equipe pelo bom trabalho, e essa também é mais uma maneira de incentivá-los a realizar sempre mais.

         Ofereça benefícios, faça com que os trabalhadores desejem um cargo na sua empresa. Valorize-os e recompense-os, para que continuem a almejar crescimento pessoal e profissional. Esse é o caminho para o sucesso, que os funcionários deixem de considerar uns aos outros como colegas de trabalho e passem a lidar como parceiros. Por falar em parceria, conte com o www.martins.com.br, o maior aliado do varejista, e aumente seus lucros oferecendo as melhores marcas com ótimos preços!

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