A Páscoa está quase aí e essa é uma das datas mais importantes do ano para o comércio, especialmente para negócios como mercados e mercearias. Uma das maneiras de aumentar ainda mais o potencial de vendas do seu negócio nessa época é criando uma decoração de Páscoa bem atrativa para os clientes.
E não vale a pena esperar até o último momento para fazer isso: você pode começar a lucrar bem antes do dia da Páscoa se começar a decorar com antecedência.
Não sabe como fazer uma decoração de Páscoa? Confira essas dicas e deixe seus clientes de queixo caído!
A importância da decoração
O setor de supermercados está bem otimista cc om as previsões de vendas para a Páscoa de 2019. Cerca de 60% dos empresários esperam estabilidade em relação ao ano anterior, enquanto outros 22% esperam aumento.
Uma das maneiras de assegurar que o seu negócio se beneficie desse cenário é apostando em decoração de Páscoa.
Você pode até pensar: mas isso é importante mesmo? As pessoas vão comprar o que elas precisam, com ou sem decoração!
Só que não é bem assim. A decoração tem um papel importante em despertar a vontade de comprar, especialmente em casos como a Páscoa, quando as pessoas estão comprando itens que não são de primeira necessidade. Ela pode ser o incentivo que faltava para aquele cliente que está em cima do muro.
Dicas para a decoração de Páscoa
1. Aposte em elementos lúdicos
Talvez o grande público-alvo da Páscoa sejam as crianças e, por isso, apostar em elementos lúdicos na decoração é uma maneira inteligente de criar um apelo maior aos pequenos consumidores.
Para as crianças, o coelho é o grande símbolo desse feriado. Então, colocar coelhos, pegadas de coelho, orelhas de coelho e até cenouras por toda parte é uma maneira de chamar a atenção para os produtos que você quer vender.
2. Aproveite as cores dos produtos
As grandes estrelas desse feriado são as barras de chocolate e os ovos de Páscoa. Esses produtos têm uma característica importante: as embalagens coloridas. Aproveite para tornar sua decoração mais interessante, então, organizando esses itens de uma maneira que valorize as cores.
3. Distribua a decoração por toda a loja
Em vez de criar apenas uma seção de Páscoa, pode ser mais interessante distribuir a decoração por toda a loja. Quanto mais visibilidade, melhor. Ah, e cuidado com a velha técnica de colocar os ovos de Páscoa no alto, porque essa não é, necessariamente, a posição em que eles vão chamar mais atenção dos seus clientes.
4. Use decorações gigantes
Todo mundo adora decorações gigantes, porque elas são ótimas para fotos e ficam muito bem nas redes sociais.
Então, colocar um coelhão na loja pode ser uma maneira de atrair mais pessoas e manter os clientes por mais tempo lá dentro. E quanto mais tempo dentro da loja, maior a chance de comprar.
5. Crie atividades envolvendo a decoração
A decoração de Páscoa não precisa ser apenas algo para as pessoas verem. Ela pode ser muito mais interativa!
Por exemplo, que tal criar uma oficina para as crianças decorarem ovos e, depois, colocarem na decoração da loja? Ou, então, transformar os elementos da sua decoração em pistas para uma caça ao tesouro?
Mais uma vez, essas são formas de fazer com que as pessoas entrem na loja e fiquem lá pelo máximo de tempo possível.
6. Faça uma decoração mais adulta
Se, por um lado, as crianças são o foco principal da decoração de Páscoa, por outro, você não deve esquecer também dos adultos. Para eles, uma boa ideia de decoração é montar uma mesa representando o almoço de Páscoa.
Nessa mesa, podem ser colocados em exposição aqueles produtos que tipicamente estão presentes nessa refeição: vinhos, bacalhau, batatas, frutas. Com uma bela toalha, louça, talheres e outros elementos, você com certeza vai atrair a atenção de quem planeja oferecer um almoço para a família nessa data. Afinal, ovos de chocolate não são a única coisa que se vende nessa época!
7. Crie uma contagem regressiva
Uma sugestão final para a decoração de Páscoa é criar um painel de contagem regressiva até a data do feriado.
A cada dia, além de atualizar a contagem, pode ser colocado um produto específico em destaque para chamar a atenção dos clientes e aumentar as vendas desse item. Quem sabe até mesmo associar essa decoração com uma promoção-relâmpago na sua loja?
A decoração é um aspecto muito importante para as vendas, seja na Páscoa ou em qualquer época do ano. E, muitas vezes, o próprio produto tem um aspecto decorativo por causa de sua embalagem chamativa.
Quer saber mais sobre como posicionar seus produtos da melhor forma possível para chamar a atenção dos seus clientes? Confira nosso post sobre visual merchandising!