A decoração de Páscoa é uma poderosa estratégia para aumentar as vendas e engajar os clientes para a sazonalidade.
Embora muita gente veja isso apenas como um detalhe estético, a verdade é que uma boa decoração tem o poder de influenciar diretamente nas decisões de compra.
A Páscoa é uma data com forte apelo emocional e exige mais do que simplesmente ter produtos à venda. É necessário criar uma experiência que impacte no desejo de comprar.
Então, hoje você vai saber como a decoração de Páscoa pode transformar o ambiente para alavancar as vendas na loja. Além disso, vamos falar sobre o papel que o mix de produtos exerce para alcançar esses resultados.
Boa leitura!
Decoração de Páscoa e as vendas
A Páscoa é uma data comemorativa que, apesar de ser associada principalmente aos ovos de chocolate, envolve uma série de produtos que vão desde itens para o almoço em família até decorações e brinquedos.
É nesse contexto que a decoração de Páscoa se torna uma ferramenta estratégica para influenciar o comportamento de compra. Já pensou como fará a sua neste ano? A hora de planejar é agora.
Embora seja verdade que muitas pessoas já têm suas compras planejadas para a data, a decoração bem elaborada pode atuar como um gatilho emocional, aumentando o desejo de compra.
Quando bem executada, a decoração de Páscoa faz com que os consumidores se sintam imersos no clima festivo e mais propensos a adquirir itens que, muitas vezes, não fazem parte das necessidades imediatas.
Um bom exemplo disso são as crianças, que tendem a se encantar com os elementos lúdicos e, com isso, impulsionam as vendas de produtos voltados para elas, como chocolates e brinquedos.
Páscoa 2025: o que esperar
A Páscoa é uma das datas mais celebradas no Brasil. Conforme uma pesquisa realizada pela Globo, a decoração de Páscoa também é uma prioridade para muitos consumidores.
- 61% dos consumidores que pretendem decorar suas casas para a Páscoa vão procurar itens em lojas físicas de departamento;
- 56% optarão por marketplaces online para adquirir artigos decorativos;
- Em termos de gasto, 40% das pessoas planejam investir de R$ 51 a R$ 200 em decoração, o que aponta para uma movimentação significativa no setor de produtos para decoração sazonal.
Além disso, 75% dos consumidores gostariam que as lojas explorassem os significados religiosos da Páscoa em suas campanhas, o que demonstra o desejo de ver a data celebrada de forma mais profunda e significativa, além da comercialização de produtos.
Ainda sobre as intenções de celebração e hábitos de consumo para a data, o levantamento mostra que a expectativa é que, neste ano, a data seja celebrada ainda mais.
Cerca de 83% dos brasileiros disseram que pretendem comemorar a Páscoa, um aumento significativo em relação aos 68% que comemoraram no ano passado.
Esse crescimento pode ser atribuído, em parte, ao feriado prolongado com a emenda do Dia de Tiradentes, que leva algumas pessoas a ajustarem seus planos de viagem, mas também reforça o desejo de celebrar a data.
Estratégias de decoração de Páscoa
E para completar nosso bate-papo de hoje, vamos de boas práticas de decoração de Páscoa para você impactar os seus clientes e também as vendas.
1. Use elementos lúdicos
Se tem algo que pode ser explorado ao máximo na decoração de Páscoa, são os elementos lúdicos que têm grande apelo para o público infantil. Coelhos, ovos coloridos, cenouras e até as famosas pegadas de coelho são símbolos poderosos da Páscoa.
Sem dúvida as crianças são o principal público-alvo dessa data. Por isso, usar esses elementos de forma criativa faz com que seus produtos ganhem visibilidade e apelo.
Que tal criar uma entrada temática com coelhos gigantes ou uma árvore de Páscoa com ovos pendurados? Essa abordagem vai chamar a atenção das crianças e, consequentemente, dos pais, que acabam comprando mais.
2. Integre a decoração com o mix

A decoração de Páscoa ganha ainda mais força quando é alinhada ao mix de produtos. O ambiente festivo criado pela decoração pode ser um grande impulsionador para destacar os produtos que você deseja vender, como ovos de chocolate, brinquedos, utensílios de cozinha, roupas e itens para presentes.
Além disso, um bom mix de produtos deve estar em sintonia com a decoração de Páscoa, criando um fluxo natural para a experiência do cliente.
Por exemplo: se você está destacando produtos de chocolate, adicione uma decoração que remeta a um coelhinho de chocolate ou a um grande ovo de Páscoa. Isso cria uma narrativa visual e emocional que conecta o cliente ao produto.
Aproveitando o tema, veja a seguir alguns produtos, além de chocolates, para trabalhar na sua loja para a data e contrastando com a decoração de Páscoa:
- Chocolate em barra e em pó
- Caixa de bombom
- Ovos de Páscoa
- Doces sortidos
- Leite condensado
- Creme de leite
- Leite de coco
- Paçoca
- Pasta de avelã
- Manteiga
- Leite
- Amendoim torrado e salgado
- Coco ralado
- Biscoitos amanteigados
- Granulado
- Essência de baunilha
- Outros itens relacionados à Páscoa
3. Distribua a decoração estrategicamente
Em vez de limitar a decoração de Páscoa a uma única área da loja, considere distribuí-la por todo o espaço. Quanto mais visibilidade sua decoração tiver, maior será o impacto no comportamento de compra.
Caso você tenha uma seção de alimentos, você pode posicionar alguns ovos de Páscoa perto dos produtos de mercearia ou vinhos, criando uma associação entre esses produtos e a celebração.
4. Decoração maximalista
As decorações gigantes são sempre um sucesso e, no caso da Páscoa, podem ser uma excelente maneira de atrair mais clientes. Um coelho de pelúcia gigante ou um ovo de Páscoa inflável podem ser atrações que chamam a atenção de quem passa em frente à sua loja.
Além disso, as pessoas adoram tirar fotos para as redes sociais, e as decorações grandiosas oferecem ótimas oportunidades para isso.
Ao criar pontos “instragamáveis”, você não só aumenta a visibilidade do seu ponto de venda, mas também gera divulgação espontânea nas redes sociais, o que pode atrair mais visitantes e consequentemente mais vendas.
5. Decoração interativa
Transformar a decoração de Páscoa em uma experiência interativa é uma excelente maneira de aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja, o que impacta diretamente nas vendas.
Uma ideia interessante é promover atividades como oficinas de pintura de ovos de Páscoa para crianças ou uma caça ao tesouro em que as pistas estão relacionadas aos produtos que você deseja vender.
6. Decoração para adultos
Embora as crianças sejam o centro das atenções em muitas campanhas de Páscoa, os adultos também são consumidores importantes, especialmente para produtos relacionados ao almoço ou jantar de Páscoa.
Criar uma decoração temática voltada para a refeição de Páscoa pode ser uma excelente estratégia.
Uma ideia é montar uma mesa de Páscoa com pratos e talheres sofisticados, exibindo vinhos, bacalhau e outros itens típicos da ceia de Páscoa.
Você também pode criar pequenos kits para a refeição, combinando alimentos e bebidas, pode ser um grande atrativo para aqueles que estão se preparando para o feriado.
Seja criativo e encante!
Esperamos que a decoração de Páscoa por aí seja um sucesso, trazendo alegria e encanto para os seus clientes.
Busque a criatividade e tenha carinho na preparação dos detalhes para que a decoração se traduza em ótimos resultados, tanto em satisfação quanto em rentabilidade. Boas vendas!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
