Como a decoração Black Friday pode ser determinante no varejo

Sumário

O mês de novembro tem um marco importante para o comércio e o varejo precisa se preparar para a montagem da decoração Black Friday. A data é um fenômeno em vendas e campanhas promocionais e vale a pena investir em um bom layout.

De acordo com um relatório do Google com a consultoria Ipsos, 75% dos consumidores brasileiros planejavam, em 2022, iniciar as compras um mês antes da data comercial. Além disso, a consultoria Offerwise também constatou que 85% dos brasileiros estão comprando de forma mais intencional na Black Friday.

Não há dúvidas de que você, lojista, precisa estar alinhado com o mercado e a decoração Black Friday é um dos pilares mais importantes da sua campanha. Já planejou o que pretende executar neste ano?

Ainda não? Estamos em tempo, não se preocupe! No blog de hoje, nosso papo é sobre como planejar uma decoração Black Friday de impacto para atrair mais clientes e mais faturamento para a sua loja.

Vem com a gente, pois a Black esse ano é dia 24 de novembro e já está chegando!

4 pilares da decoração Black Friday

A montagem de uma decoração Black Friday precisa, em primeiro lugar, se encaixar em seu planejamento financeiro. Comece contando quanto você poderá gastar dentro do que você planeja fazer.

Para isso, você precisa considerar quatro pilares importantes: vitrine, corredores principais, checkout e redes sociais. Sim, redes sociais porque o maior apelo da data é virtual e elas carecem da sua atenção quando o assunto é layout.

A seguir, vamos explicar um por um trazendo algumas práticas para te ajudar a montar a melhor decoração Black Friday que a sua loja já teve até hoje. 

1. Vitrine 

A vitrine é literalmente a porta de entrada da loja. Dependendo da sua localização, muita gente passa em frente à loja todos os dias, mas sequer entrou em algum deles. 

Quando uma vitrine é bem decorada, principalmente em uma data sazonal, o consumidor passa a olhar aquele estabelecimento com outros olhos. A decoração Black Friday na sua vitrine deve ser quase um “choque de realidade” no cliente para que ele sinta interesse em entrar.

Organize e deixe o espaço limpo. Depois, dê destaque na vitrine para os principais produtos que estarão em oferta para a campanha Black Friday. Ou você pode optar por não expor nada, mas destacar as ofertas: essa é uma tática muito usada!

Dicas:

  • Você pode pintar no vidro da loja ou expor em cartazes e balões os percentuais de desconto que a sua loja oferecerá durante a ação;
  • Um bom jogo de iluminação para deixar aceso durante as noites que antecedem a BF também pode ser genial;
  • Também pode utilizar de recursos para a vitrine como faixas, adesivos e painéis repletos de balões. A paleta de cores da data geralmente é composta por: preto, branco, vermelho e amarelo.

2. Corredores

O segundo ponto de atenção para a decoração Black Friday é preparar os corredores principais da sua loja. Quanto mais produtos em oferta expor nas pontas de gôndolas, mais percepção o cliente terá das ofertas.

Uma boa ideia pode ser agrupar os produtos por percentual de desconto concedido. Destaque também aqueles que são peça-chave da sua Black Friday neste ano.

Nesses casos, aproveite para compor a decoração com uma boa sinalização das ofertas, seja com faixas de preços grandes, fitas ou balões da paleta BF.

Dicas:

  • Decore o chão com alguma sinalização indicando que naquela área tem promoção Black Friday;
  • Faça um tripé de balões nas extremidades dos corredores principais da loja;
  • Etiquete as gôndolas promocionais com as cores da Black Friday;
  • Se o pé-direito da loja for mais baixo, pregue balões com fitas no teto do armazém. Fica muito bonito e não obstrui os corredores de acesso dos consumidores

3. Checkout 

O setor de checkout é a sua última oportunidade de aumentar o ticket médio da venda do cliente, bem como impulsionar o consumo. Por isso, é uma área que também cabe uma boa ação de decoração Black Friday, ainda que um pouco mais clean. 

Faça algumas ofertas exclusivas para os caixas. Um combo promocional, por exemplo. Ou leve Y, pague X com as guloseimas e produtos de conveniência que ficam expostos na área. 

Dicas:

  • Faça um cordão de bandeirolas entre os caixas;
  • Operadores uniformizados com o tema da Black Friday também é uma boa ideia;
  • Ou ainda um arco de balões nas cores da campanha nos caixas e balcões de atendimento

4. Redes sociais

A estratégia de decoração deve transcender a loja física e se expandir para o ambiente virtual da sua loja. 

De acordo com um estudo feito pela empresa de cashback Méliuz, o e-commerce é o canal de compra preferido para quase praticamente todos os consumidores (98%) ouvidos na pesquisa.

Isso porque, para eles, há uma crença de que as promoções da data são melhores nas lojas virtuais do que nas lojas físicas (51%). Isso nos mostra que a maior parcela dos clientes que vai comprar na BF está conectada.

Então, foque em uma decoração Black Friday atrativa para a sua loja virtual e para as redes sociais do negócio.

Dica:

  • Padronize as cores do perfil e dos conteúdos do feed durante toda a campanha;
  • Crie conteúdos que use o mesmo padrão de cores e fonte;
  • Troque as fotos do perfil do Instagram e WhatsApp para que os clientes notem que a campanha está no ar ou que se aproxima;
  • Desperte a curiosidade dos clientes com uma “palhinha” do que está por vir;
  • Lance uma promoção exclusiva ou cupons de descontos;
  • Capriche na interação com os clientes com enquetes, brincadeiras, sorteios etc.

A data já bate à porta!

A sexta-feira de Black Friday cai no dia 24 de novembro neste ano. Aproveite para antecipar suas ações com uma decoração montada pelo menos com uma semana de antecedência. 

Você pode até pensar em uma ação de lançamento nas redes sociais ou na loja física, com um espaço decorado e “instagramável” para os clientes tirarem fotos e marcar a loja, ganhando brindes ou descontos para usar durante a campanha.

Crie uma decoração atemporal, sem mencionar 2023. Assim, você pode reaproveitar parte ou todo o material em futuras ações na loja.

A ideia é que o varejo consiga criar um ambiente temático e influente, com cores, aromas e sons que permitam o cliente se sentir bem na loja e motivado a gastar na campanha. A decoração exerce total influência sobre isso. Então, capriche e sucesso nas vendas!

Até a próxima!

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