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mão segurando balão preto com escrito da Black Friday

Decoração da loja para Black Friday: saiba como fazer e baixe o kit gratuito

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Na nossa conversa de hoje, vamos mostrar como pequenas estratégias podem deixar sua loja muito mais atraente aos olhos do cliente. Como você já sabe, o grande chamariz da Black Friday está nas ofertas. Mas, cá entre nós, todos os seus concorrentes se programaram para oferecer boas promoções e você quer se destacar, não é mesmo? Pois vamos te contar um segredo: a decoração da loja para Black Friday é uma forte aliada.

E não estamos falando de qualquer decoração. De simplesmente encher sua loja de penduricalhos, de enfeitar por enfeitar, para parecer bonito. Decorar vai muito além. O foco está em organizar o espaço físico que você tem aí com propósito, para que o cliente passeie pela sua loja, conheça seu portfólio (que ultrapassa o das pechinchas) e, claro, compre.

O assunto aqui é proporcionar uma experiência que o consumidor só vai encontrar comprando de você. Tem que ser bonito? Tem. E precisa ser funcional também. Afinal, as promoções passam, a memória fica e dá vontade de voltar.

Pronto para esse assunto? Esperamos que sim, até porque decorar sua loja para Black Friday é transformar as vendas na jornada do seu público. Segue com a gente, então, porque temos ainda um kit gratuito de decoração da loja para Black Friday para você baixar!

No caminho das compras

Segundo a empresa de auditoria e consultoria PwC, 89% dos brasileiros dizem que uma boa experiência é fator decisivo para concretizar a compra. A pesquisa ainda mostra que os consumidores gostam de interagir durante as compras e que a tecnologia sozinha não é suficiente para resolver todos os problemas e desafios da experiência do cliente.

É. Podemos estar diante da Black mais digital de todos os tempos. Porém, mais da metade dos brasileiros ainda prefere fazer suas compras em lojas físicas. Essa informação está na pesquisa que a Waze (aquela mesmo do aplicativo, com as rotas da cidade) feita no começo deste ano em parceria com a consultoria Box 1824.

Ao investigar o comportamento dos usuários da plataforma após mais de um ano de pandemia, a empresa também constatou a tendência de saídas cada vez mais planejadas. Ou seja, o consumidor quer estar na sua loja, mas só fará isso por um bom motivo.

Falando especificamente de Black Friday, a pesquisa anual da agência de marketing digital Conversion sobre consumo no período aponta que o interesse do consumidor por lojas físicas cresceu quase 30% em relação a novembro de 2020.

Ofereça um ambiente acolhedor

Além de caprichar nas promoções, na qualidade dos produtos e no atendimento, por que não criar um ambiente acolhedor e prático para esse consumidor que fez reserva financeira apenas para aproveitar a data? Sobram motivos para apostar na decoração da loja para Black Friday.

Uma estratégia de marketing bastante eficiente para ajudá-lo a decorar sua loja física para a Black Friday é o Visual Merchandising. O nome é complicado, mas as técnicas que ele engloba são simples e de fácil aplicação, como veremos a seguir.

Conhecendo melhor essa ferramenta, você será capaz de construir a experiência que o consumidor busca, com reconhecimento de marca e fidelização da clientela. A proposta é causar uma impressão marcante no cliente assim que ele entra; seja pelo que vê, seja pelo que pode perceber com outros sentidos.

Conquiste propaganda espontânea

De quebra, a decoração da loja para Black Friday pode ser amplamente capitalizada para os canais digitais durante a campanha. Portanto, trata-se de um recurso que amplia as estratégias de atração e engajamento junto aos consumidores.

Sim, além dos demais benefícios, você terá boas imagens garantidas para compartilhar nas redes sociais, aplicativos como WhatsApp e Telegram, e-mails, sites, blogs e landing pages. Mas também vai aumentar as chances de conseguir uma propaganda voluntária de quem passa pelo seu ponto de venda. Isso não tem preço.

Pense: com um celular na mão e presença nas redes sociais, todo cliente é um divulgador potencialmente abrangente. Imagine a força que tem o relato espontâneo de uma pessoa que encontrou os produtos que procurava por um bom custo-benefício? E ainda se sentiu tão acolhida que quis compartilhar essa experiência com amigos, familiares e conhecidos em toda a parte. Imaginou? Então vamos para a prática!

Regras de ouro

25% desconto pendurado em balões no fundo vermelho

Ao iniciar o planejamento de decoração da loja para Black Friday é importante ter claros os seus objetivos. Lembre-se de que você quer chamar a atenção do público; deseja que ele compre não apenas o que está em promoção, mas também outros produtos disponíveis; trabalhe para que ele volte e fale do seu empreendimento para mais pessoas.

Com essas metas em mente, atente-se para três regras de ouro de um Visual Merchandising. Elas são capazes, por exemplo, de elevar o nível da decoração do ambiente durante toda a campanha:

  1. Confiança é o primeiro item a ser oferecido. Ainda vivemos uma pandemia e o cliente precisa ter certeza de que está em um ambiente seguro, que é tratado com respeito e responsabilidade. No campo das vendas, as ofertas devem ser verdadeiras e coerentes com o perfil do negócio.
  2. Esteja focado no estilo de vida do seu público-alvo. Será que faria sentido buscar equipamentos para a prática de yoga em um local decorado como uma oficina de carros? É preciso refletir como combinar o interesse dos consumidores com a proposta do empreendimento.
  3. Estabeleça um posicionamento estratégico: essa postura vai comunicar de forma clara no ponto de venda o que está em oferta e promover conexões racionais e emocionais.

Promova conforto

Após refletir sobre as regras de ouro do Visual Merchandising, elencando as prioridades do seu planejamento visual, é hora de desenvolver os estímulos corretos que ajudarão você a reter o público. Ao pensar na decoração da loja para Black Friday, lembre-se de que o ambiente precisa ser agradável.

Assim, a promoção do conforto está muito menos ligada ao tamanho do espaço disponível e mais à forma como esse local é trabalhado. Ou seja, o cliente precisa se locomover com facilidade, sem ter a distração de incômodos.

Dessa forma, estude formas de garantir uma climatização agradável, iluminação adequada (nem escura nem clara demais) e informações sobre preços visíveis e acessíveis. Cestinhas e carrinhos de compras devem estar limpos e devidamente organizados para acesso a qualquer momento. Nos provadores, suportes para pendurar roupas e banquinhos são bem-vindos.

Cada detalhe importa e pode ser determinante para que o consumidor decida permanecer no PDV e levar um número maior de produtos.

Uma festa para os sentidos

Cheiros, sons e sabores podem reforçar o conforto do ambiente, ajudando a criar memórias e conexões emocionais. Promover essas sensações também colocam a decoração da loja para Black Friday a serviço da experiência do cliente e certamente vai potencializar seus resultados.

Cada estímulo aos sentidos pode ser integrado de maneira sutil e simples ao layout do PDV. O dinamarquês Martin Lindstrom, especialista em neuromarketing, afirma que 85% das compras são decididas pelo subconsciente.

Veja alguns exemplos:

  • Audição: organize uma playlist que se integre com o ambiente e o perfil do público. Se fizer parte da sua campanha, aproveite comerciais publicitários e os usados no e-commerce da loja para esse tipo de exposição. Alguns estabelecimentos costumam contratar locutores e animadores para fortalecer a ambientação sonora.
  • Visão: o estímulo está na construção da identidade visual, com uso de cores e formas fortemente associados à sua loja. Elementos decorativos, como balões, plantas, os próprios mostruários, fazem parte da lista de opções a serem trabalhadas.
  • Olfato: quem já entrou em uma padaria no exato momento em que o pão sai quentinho sabe o bem-estar que essa sensação traz. É algo que fica na memória. Se você gosta de um cafezinho com pão e manteiga como muitos brasileiros então… Viu? O cheiro do ambiente pode acolher tanto que a gente tende a querer repetir a experiência. Pense aí se algum perfume faz sentido para estar na sua loja.
  • Paladar: os supermercados são campeões em usar essa técnica. Você está lá, concentrado na lista de compras para o mês, e logo se depara com um simpático expositor com torradinhas, sucos, queijos… Dá ou não dá uma relaxada? E cliente relaxado, feliz, você sabe, olha tudo com muito mais carinho. Pense nisso.

Tenha atenção com as cores

Com as redes sociais cada vez mais usadas como canal de divulgação comercial, o impacto psicológico das cores voltou a ganhar popularidade. Mas esse assunto não é relevante apenas no ambiente virtual. Na loja física, as cores são um componente de decoração e você deve buscar formas de explorá-las.

Tudo bem que preto é a cor oficial da Black, mas é possível brincar com mais cores e elementos para deixar sua loja bem atrativa. Na hora de fazer essa mistura, tente não fugir muito da identidade visual da sua loja. Ela é importante para o reconhecimento do cliente.

Em alguns casos, apenas o uso de tonalidades diferentes já oferece um diferencial decorativo para a sua loja em clima de Black Friday. Olha só nossas dicas para o período:

  • Utilize balões pretos para decorar a entrada da loja, como um arco, por exemplo;
  • Um tapete preto (ou vermelho, dependendo da identidade visual da sua marca) na entrada da loja dá um charme a mais;
  • Pendure balões pretos e de outra cor alternados no alto, dentro da loja;
  • Crie etiquetas chamativas para os produtos em promoção;
  • Espalhe cartazes com o tema da campanha pela loja, dentro e fora.

Outro cuidado é buscar uma cartela que favoreça os produtos, destaque as sinalizações internas e esteja em sintonia com a proposta da empresa.

Priorize e destaque

E você já pensou que o vazio também ajuda na decoração da sua loja? Criar áreas de respiro, garantindo pequenos espaços entre os diversos tipos de produtos tornam o ambiente mais agradável para o cliente.

Deixe de lado a ânsia de expor o máximo possível de produtos. Priorize. Cuide para que a disposição no PDV permita a criação de mini vitrines com os campeões de vendas e as ofertas. Use placas para reforçar o percurso do cliente e ajudar na localização de cada seção, se esse for o seu caso.

Ufa! Quantos detalhes, hein? E que bom que você chegou até aqui, porque temos um kit gratuito para você baixar com peças de divulgação que vão te ajudar na decoração da loja para Black Friday 2021.

Nele tem cartaz, faixa de gôndola, testeira, mobiles, wobblers e layout para balões e camisas Black Friday, tudo no formato para a Black. É só baixar e imprimir.

Esperamos que você aproveite bem o nosso kit e as dicas desta publicação. Por falar em conteúdo, já se cadastrou para receber materiais de apoio e ofertas em primeira mão sobre a Black Friday 2021. É tudo gratuito também!

Continue ligado, pois novos conteúdos estão chegando.

Até a próxima!