Se engana quem pensa que precisa de muito dinheiro para decorar um bar. Embora a ambientação seja um dos aspectos mais importantes na hora de atrair a clientela, uma decoração harmônica e agradável nem sempre é sinônimo de gastos elevados.
Identidade visual e coerência estética podem falar muito mais alto do que móveis e objetos caros. Saber como decorar um bar, restaurante ou qualquer outro negócio está muito mais ligado a encontrar uma unidade temática, seja ela qual for, e se comprometer.
Tudo é possível desde que você esteja disposto a usar a criatividade e aberto ao improviso. Se está precisando de um empurrãozinho para começar, acompanhe nossas dicas e bora decorar um bar!
Tendências do momento para decorar um bar
Se você ainda não sabe qual estilo quer seguir na hora de decorar um bar, uma aposta segura é analisar as tendências do mercado. O ideal é encontrar uma identidade própria dentro de uma proposta estética mais ampla, algo que seja fácil de reconhecer, mas que consiga transmitir a originalidade que toda decoração procura. Pensando assim, algumas tendências são sempre bem-vindas, desde que tenham aquele toque diferenciado que só você consegue dar.
A boa notícia para quem quer decorar um bar com pouco dinheiro é que estilos mais simples e minimalistas são a principal tendência de decoração no momento. Confira!
Decoração industrial
O estilo industrial chegou no design de interiores entre as décadas de 1950 e 1970, quando antigos galpões foram transformados em casas e estúdios. Os ambientes amplos e sem divisórias têm como principais características os pisos e paredes simples e até sem acabamento, tubulação aparente e materiais pesados nos revestimentos, como metal e concreto.
Para decorar um bar de estilo industrial, você deve começar destacando o que normalmente seria escondido. Em vez de se preocupar em pintar todo o estabelecimento e gastar dinheiro trocando os pisos, aposte nos tijolos aparentes e pintura desgastada.
Já o piso pode ser feito com cimento queimado ou granilite, materiais bem mais baratos que o porcelanato, e que dão um toque industrial instantâneo ao ambiente.
Uma maneira criativa de tornar a decoração mais autêntica é deixar uma ou mais paredes reservadas para intervenções artísticas livres. Disponibilize alguns materiais como spray de tinta e pincéis e convide os clientes a deixarem sua marca no local.
Se não quiser arriscar tanto, a tinta lousa simula a textura de um quadro negro e é facilmente lavável. Cansou dos rabiscos? É só apagar e deixar os próximos clientes decorarem de novo!
As paredes estilizadas também podem servir para separar os ambientes do bar, como a região do caixa ou banheiros – já que galpões não têm divisórias – e até como cardápio.
Para o mobiliário, tambores de metal grafitados podem servir de mesa ou ainda formar um balcão improvisado. As clássicas cadeiras dobráveis de lata também têm seu espaço se você quer decorar um bar industrial, e você pode customizar as suas da cor que quiser usando spray de tinta.
Decoração rústica
Similar ao estilo industrial, a decoração rústica também é marcada por pisos e paredes com acabamento desgastado. A madeira é uma das identidades mais fortes dessa estética, então use e abuse do material na hora de decorar um bar.
Além de ser mais sustentável, a madeira de demolição é mais barata e pode ser usada tanto nos móveis como em painéis na parede. O melhor é que ela já vem com “cara” de rústica, por ter sido envelhecida naturalmente, o que é ótimo para o clima que você está criando.
Para quem gosta de colocar a mão na massa, os pallets podem ser transformados em diversos objetos: mesa, balcão, banquinho, adega e até sofá.
Use almofadas e mantas com estampas diferentes sobre as superfícies, que podem ser feitas de tecidos reaproveitados. A ideia é simular o sofá da vó ou daquela velha casa de fazenda para tornar o ambiente mais aconchegante. Além de servir para decorar um bar, a proposta funciona muito bem para cafés e restaurantes de comida caseira.
Outro recurso barato que combina com o estilo rústico de decoração é usar porcelanatos mistos e lascados, vindos direto do cemitério de azulejos. O material pode ser usado no piso e também nos banheiros, cobrindo até as paredes.
Vasos de planta feitos com garrafas vazias de cerveja dão o toque final, assim como caixotes de feira coloridos.
Decoração escandinava
A palavra-chave do estilo escandinavo é minimalismo, perfeito para decorar um bar com pouco dinheiro, mas muita sofisticação. Simplicidade e leveza predominam nesse modelo. Por isso, aposte em cores neutras como branco e cinza, e piso de cimento queimado.
Os tons pastéis são utilizados para aquecer os cômodos e criar pontos de interesse, o que pode ser resolvido com tinta em spray sobre um balcão de madeira ou pallet, nas cadeiras, e até mesmo em caixotes de feira coloridos.
Além da proposta clean, esse estilo de decoração valoriza a mistura de objetos e mobiliário diferentes entre si, o que te dá carta branca para visitar uma loja de móveis usados e não se preocupar em conseguir mesas e cadeiras idênticas entre si. O importante é que o conjunto funcione como um todo.
Aliás, as pequenas imperfeições criam uma mistura interessante entre o moderno e o tradicional na hora de decorar um bar. Mesmo que não vá aos extremos do industrial, seguindo esse estilo você também não vai precisar se preocupar com acabamentos impecáveis e materiais novos. Livros velhos comprados em sebos ajudam a compor a ambientação.
Os objetos pendentes são outra característica importante do estilo escandinavo. Na hora de decorar um bar, a proposta pode ser adaptada por iluminação rústica, com fios aparentes e lâmpadas soltas.
Falando nisso…
Iluminação é tudo
A iluminação faz toda a diferença na hora de decorar um bar. Existem algumas soluções práticas e baratas de transformar um ambiente usando apenas o jogo de luzes. Além de atrair as pessoas, a iluminação influencia o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento e deixa a experiência mais atraente de modo geral.
Para criar um ambiente mais intimista e aconchegante, aposte em iluminação indireta, com pontos de luz estratégicos espalhados pelo ambiente. A luz amarela, quente, é a mais indicada. Para decorar um bar ou restaurante que fica aberto durante o dia, investir em luz natural, com janelas amplas, é a melhor alternativa.
Veja outras soluções baratas que fazem toda a diferença:
- Luzes de natal o ano inteiro: Alguns cordões com luzes usadas geralmente em árvores de Natal operam milagres na hora de decorar um bar com pouco dinheiro. Elas fazem sozinhas o trabalho de dosar a iluminação e podem ser posicionadas em pontos estratégicos, como ao redor do balcão, nas janelas e até mesmo no chão.
- Faça bom uso das cores: Na hora de escolher as cores das paredes, lembre que elas podem ser suas aliadas para manipular a percepção sobre os ambientes. Tons claros, como branco e bege, trazem sensação de amplitude e são ideais para decorar um bar pequeno. Já ambientes grandes se tornam mais aconchegantes com cores escuras.
Agora que você aprendeu a decorar um bar, que tal investir e ampliar seu negócio? Uma ideia é fazer dele um bar e restaurante ao mesmo tempo. Quer saber como? Confira nosso artigo sobre o assunto!