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Mulher pegando um produto da prateleira de um mercado. Pendurada no braço direito dela, há uma cesta com produtos dentro.

Desafios no varejo em 2019 e como solucioná-los

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Os tempos estão mudando e muitas vezes a pressão por transformações não vem de nós individualmente, mas sim da sociedade como um todo. Os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e, pouco a pouco, estão se acostumando com as inovações que os grandes varejistas estão implementando em seus negócios.

Isso significa que teremos mais pessoas querendo novidades nos comércios locais que costumam frequentar, o que está trazendo grandes desafios no varejo em 2019.  

O Fala Mart vai te ajudar a se adaptar às exigências do cliente moderno, garantindo seu espaço no mercado e no coração das pessoas. Conheça e saiba como superar os desafios no varejo em 2019 para não perder vendas!

Mulher pegando um produto da prateleira de um mercado. Pendurada no braço direito dela, há uma cesta com produtos dentro.

Desafios no varejo em 2019

Os grandes varejistas estão investindo pesado em inovações para atrair e segurar a clientela. É normal que as pessoas comecem a se acostumar com essas mudanças, que acabaram trazendo praticidade e comodidade em suas vidas.

Só que você, dono de uma loja de bairro, precisa saber que logo eles irão cobrar que seu negócio ofereça os mesmos serviços e possibilidades. Caso contrário, eles irão ficar com a concorrência.

E para não perder vendas e clientes, é fundamental estar atento ao que está acontecendo no setor de atuação da sua empresa: o que os concorrentes estão praticando? Qual o comportamento de compra do consumidor? Que inovações estão sendo implementadas? Quais delas são tendências de mercado?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve fazer para analisar como está o segmento e seus concorrentes, identificando oportunidades e pontos de aprimoramento para a sua loja. Pode parecer bastante coisa para entender, mas essa preocupação vai manter o seu negócio no jogo e competir pela atenção do público.

Mas não se desespere! Existem várias soluções acessíveis aos lojistas de bairro para competir com as grandes empresas e, assim, superar os desafios no varejo em 2019.

Vamos conhecer algumas tendências no segmento e como sua loja poderá aplicar esses conceitos?

Duas pessoas usando um tablet, que está em cima da mesa. Apenas as mãos das pessoas aparecem.

Transformação Digital

A transformação digital, resumidamente, significa adotar todo o potencial da tecnologia nos processos e operações, não apenas em uma atividade ou outra, mas sim de forma geral. O que era apenas ficção está cada vez mais fazendo parte da vida de todos nós – a distância entre o off e online ficará ainda menor com o passar do tempo e isso também se aplica à experiência de compra.

No varejo, essa inovação está presente em tantos momentos: sistemas de pontos com descontos em aplicativos próprios já são praticamente padrão; o autoatendimento já vem se tornando uma realidade e o atendimento pelas redes sociais e WhatsApp também se consolidou.

O pequeno e médio comerciante precisa começar a entender essas mudanças irreversíveis para se manter relevante e superar os desafios no varejo em 2019. Mas não é um bicho de sete cabeças! É possível se adaptar a essa realidade, mesmo sem ter as cifras dos grandes.

Um exemplo prático é começar investindo em comunicação através das redes sociais e WhatsApp, atraindo e fidelizando os clientes. Depois, vá pesquisando maneiras de automatizar alguns processos e operações, o que pode trazer agilidade e facilidade para você e sua clientela.

Armazenamento em nuvem, uso de softwares de gestão e soluções de inteligência artificial (como chatbots) são exemplos acessíveis que podem mudar o atendimento da sua loja!

Marketing dos Grandes

Quem não aparece não é lembrado e quem não se adapta às novas práticas acaba sendo deixado para trás. Os grandes varejistas estão apostando em um estilo de marketing mais imersivo, buscando fazer parte do dia a dia dos clientes. Isso gera um enorme problema para os comerciantes pequenos, que precisam se virar para conquistar o público que já está – mesmo sem saber – preferindo as redes maiores.

Invista em estratégias de divulgação diferenciadas, como storytelling (o uso de histórias para criar empatia e conexão com o público), redes sociais e WhatsApp (como dito no item anterior) e marketing de conteúdo.

Mas não precisa achar que o marketing das grandes empresas é tão difícil assim de fazer. Olha só um exemplo pra diferenciar uma propaganda comum de um anúncio com storytelling:

  • Comum: Todos os nossos produtos estão com 50% de desconto. Corra pra comprar agora!
  • Storytelling: Você estava precisando dessa forcinha no final do mês. A gente sabe: os boletos não deram trégua e ficou difícil comprar os produtos que você queria. A gente te ajuda! Todos os produtos estão com 50% de desconto até o quinto dia útil do mês que vem. Aproveita!

A história não está só no jeito de dizer: o fato do desconto ir até o quinto dia útil já é uma história em si. O marketing dos grandes é feito através de conceitos que fazem sentido para o seu público alvo, que compreende melhor e tem mais chances de comprar.

Além disso, você pode tentar criar materiais que despertem a interação com o público – participando da conversa, mas com suavidade e relevância (e não interrompendo ou trazendo informações que são inúteis para as pessoas).

No centro, mão segurando um globo terrestre (mapa mundi) pequeno. Ao fundo, céu azul em degradê e montanhas.

Sustentabilidade

A preocupação com o futuro (e presente) do planeta está cada vez mais frequente na sociedade – e isso impacta diretamente o consumo das pessoas, especialmente considerando os resíduos e lixos gerados em cada compra.

Por isso, abrace as soluções sustentáveis no seu comércio! Aposte na redução de embalagens, uso consciente da água e energia, além de medidas para evitar o desperdício de alimentos e itens (como produtos vencidos) para tornar seu negócio mais amigável ao meio ambiente. E claro, divulgue essa postura aos seus clientes para chamar a atenção deles.

Aliás, a sustentabilidade pode até ser um diferencial de venda para driblar os desafios no varejo em 2019: pense em comercializar itens feitos de material reciclável ou de reflorestamento, sacolas de pano, produtos com o selo orgânico e outras ideias que irão atrair novos públicos ao seu comércio ou dar uma imagem positiva a sua loja para quem já compra nela.

Os desafios no varejo em 2019 pedem uma mudança principalmente em postura. É hora de entender o que seu segmento está fazendo no mundo e tentar fazer algo parecido para conseguir mais força, clientes e vendas!

Gostou das nossas dicas? Agora seu comércio está pronto para os desafios no varejo em 2019! Mas, se você tem um minimercado, pode conferir ainda mais ideias de inovação para mercearias no nosso artigo especial.

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