Manter uma equipe motivada pode ser um baita desafio, mas aí vai uma dica infalível: invista no desenvolvimento de colaboradores. Assim, você ajuda a aprimorar as habilidades deles e melhora a produtividade no trabalho.
É também uma maneira de favorecer o crescimento pessoal e evidenciar perfis de liderança. Bora, então, falar mais sobre o tema?
O que é desenvolvimento de colaboradores?
Desenvolvimento de colaboradores é todo o processo de capacitação envolvendo as equipes de um negócio. O objetivo é melhorar não só o desempenho individual do colaborador, mas também a performance em coletivo.
A ideia parte do princípio de que o capital humano precisa ser um dos principais investimentos da empresa. O contratante entende que desenvolver equipes torna a marca um diferencial competitivo.
Mas, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, essas ações não podem ser isoladas. É preciso um trabalho contínuo de motivação e aprimoramento das habilidades, o que inclui técnicas de liderança.
Não basta treinamento técnico e mentorias. O desenvolvimento de colaboradores deve abranger o crescimento pessoal, a progressão na carreira e o desenvolvimento de liderança.
Qual a importância do desenvolvimento do colaborador?
Quando o lojista se preocupa em desenvolver a sua equipe, ele observa os primeiros resultados de forma imediata. Veja algumas vantagens:
- Motivação e produtividade: colaboradores com habilidades atualizadas e conhecimentos têm maior potencial para realizar o trabalho de forma mais eficiente e produtiva;
- Inovação: equipes motivadas têm mais chances de trazer ideias criativas e inovadoras para a empresa;
- Retenção de Talentos: o desenvolvimento de colaboradores é muito importante para conseguir reter talentos. Colaboradores com oportunidades de crescimento tendem a ficar por mais tempo comprometido com a marca;
- Cultura organizacional: desenvolver o capital humano cria um ambiente de trabalho positivo e promove uma cultura de comprometimento do colaborador com os objetivos e missão da empresa;
- Estímulo à liderança: quando o lojista investe em crescimento e desenvolvimento da equipe, a empresa pode identificar com maior facilidade e ajudar a cultivar talentos que podem ser ótimos líderes futuramente;
- Competitividade: empresas culturalmente organizadas têm uma vantagem competitiva relevante. Colaboradores qualificados e bem treinados são capazes de oferecer melhor atendimento ao cliente, diferenciando a loja das concorrentes.
Como desenvolver um colaborador?
O desenvolvimento de colaboradores se utiliza de estratégias que de fato motivem e capacitem as equipes. O empresário deve pensar em uma cultura organizacional que incentive a vontade de aprender e buscar crescimento dentro da loja.
Existem algumas formas principais de fazer isso para que todos aumentem seu potencial de trabalho e motivação. Veja:
1. Crie uma rotina de feedbacks
Uma rotina de feedbacks eficiente na empresa é muito importante para promover um ambiente de trabalho colaborativo, mais produtivo e de desenvolvimento constante de colaboradores.
Os feedbacks podem ser feitos semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, a depender das necessidades do seu negócio. Além disso, determine o formato dos feedbacks. Eles podem ser presencial, por escrito, individualmente ou dado em grupo.
Mas atenção: é sempre bom que comece os feedbacks destacando os pontos fortes e as principais realizações dos colaboradores. É assim que você vai conseguir construir confiança e motivar mais seus profissionais.
Por fim, estabeleça novos objetivos e acompanhe o progresso dos colaboradores após os feedbacks.
2. Considere um plano de carreira
Um plano de carreira detalha tudo o que é necessário para alcançar os objetivos. Com o documento fica mais fácil desenvolver habilidades e melhorar a eficiência das equipes.
É muito importante para que você identifique os pontos fortes e o que os colaboradores esperam da carreira, seja dentro ou fora da loja. Justamente por isso o plano de carreira pode ser um ótimo aliado no desenvolvimento de colaboradores.
3. Mantenha os colaboradores engajados no projeto
O sucesso de um negócio tem tudo a ver com o nível de engajamento dos funcionários. Para isso, mantenha uma comunicação assertiva para que eles sejam informados sobre o andamento do projeto. Esteja aberto a receber e considerar as sugestões deles.
Proporcione, ainda, oportunidades de desenvolvimento de colaboradores com treinamentos e programas de desenvolvimento profissional.
Lembre-se de reconhecer a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Seja flexível com horários e escalas, incentivando sempre os colaboradores a cuidarem de sua saúde física e mental.
4. Aposte na retenção de talentos
Como você viu, a retenção de talentos é uma das vantagens em engajar os funcionários. Então, implemente ações como programas de reconhecimento e benefícios para manter os colaboradores comprometidos e vestindo, definitivamente, a camisa da empresa.
5. Crie incentivos
Uma boa ideia é passar a oferecer benefícios para reconhecer e recompensar o desempenho de colaboradores. Isso pode incluir incentivos como bônus, promoções, prêmios e cursos de capacitação.
6. Avaliação de desempenho
Realize avaliações de desempenho regulares, como é o caso dos chamados planos de desenvolvimento individual (PDIs) para acompanhar de perto o progresso dos colaboradores, bem como solucionar pontos de melhoria.
A empresa deve desenvolver PDIs personalizados para cada colaborador, estabelecendo metas, prazos e os recursos necessários para alcançar o crescimento profissional que se deseja.
Quais são os tipos de desenvolvimento de pessoas?
Desenvolver pessoas dentro de uma empresa transforma o ambiente em um trabalho positivo e ajuda na construção de uma força de trabalho saudável e capacitada para enfrentar os desafios que vão surgindo no decorrer do projeto.
Mas, afinal, quais são os tipos de desenvolvimento de pessoas?
- Carreira: voltado para a progressão profissional dos colaboradores. É trabalhado junto aos profissionais que vislumbram crescimento e reconhecimento na carreira;
- Educação continuada: esse tipo de desenvolvimento de colaboradores é mais focado na aprendizagem contínua e aquisição de novas habilidades que farão diferença para o trabalho diário;]
- Desenvolvimento de liderança: focado em desenvolver habilidades de liderança em pessoas que tenham perfil e aptidão para cargos de gestão e de maior responsabilidade;
- Comunicação assertiva: aqui o desenvolvimento é voltado para aprimorar habilidades de comunicação interpessoal, negociação, vendas e resolução de conflitos.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.