Desempenhar alta performance em vendas é o ideal de todos os profissionais da área. Para ajudá-lo a ultrapassar as suas metas, algumas dicas de execução simples podem ser inseridas no cotidiano e farão toda a diferença nos resultados. O blog Fala Mart reuniu dez sugestões essenciais para você vender mais!
1- Para começar, avalie-se com profundidade
Coloque-se no lugar do cliente após cada venda e tente imaginar que nota eles dariam para o seu atendimento. Reflita sobre o que pode ser aperfeiçoado e, sempre que considerar necessário, faça anotações sobre isso. Pontos anotados com frequência merecem atenção especial, por isso encare-os como uma meta a ser melhorada durante a semana.
2- Planeje as suas tarefas
O início e o final do dia de trabalho merecem alguns minutinhos de planejamento. Pense sempre no que precisa ser feito durante o dia e qual a melhor hora de fazê-lo. Antes do fim do expediente, programe também o próximo dia. Assim você poupa o seu tempo e pode usá-lo para focas nas vendas.
3 – Aproxime-se do cliente
Nada de vender sem conhecer o cliente, afinal, não basta saber apenas o seu nome. É claro que chamá-lo sempre pelo nome já é uma forma de aproximação, porém, o mais importante é usar do tempo que ele passa na loja para conhecê-lo melhor e usar as informações recolhidas como aliadas para vender mais. Vamos supor que, durante a conversa, você descobre que o consumidor fará uma viagem à praia em breve, mas ele está na loja por outro motivo. Nada impede que você ofereça, por exemplo, um óculos de sol. Não é o produto que ele buscava, mas pode ser algo pelo qual ele se interesse.
4- Oferecer soluções promove seu networking
Quando o consumidor passa a vê-lo não como um vendedor, mas como alguém que vai ajudar a atender a necessidades, sempre com prontidão e entusiasmo, com certeza lembrará não apenas da loja, mas de você como indicação para amigos, familiares e conhecidos.
5- Crie metas
Por mais que a empresa não estipule metas, criar metas imaginárias todos os dias impulsiona a vontade de vender. Antes de começar o dia, estipule o quanto você gostaria de vender e faça o possível para alcançar.
6- Aja com sinceridade
Os clientes sabem quando o vendedor está desesperado para vender. É preciso saber equilibrar, conversar e ouvir com sinceridade. O foco não pode estar completamente voltado em vender, isso apenas afasta o consumidor. O ideal é buscar serví-lo como for possível, assim, as vendas acontecerão naturalmente.
7- Segurança agrega valor
Sempre ao mostrar ou indicar algo, demonstre que conhece sobre o produto. Aponte com firmeza os pontos positivos e esteja preparado para esclarecer as dúvidas do consumidor. Se o cliente reconhece no produto todos os benefícios citados, o preço deixará de ser algo tão decisivo
8- Dedique-se à cada venda
Mais vale um atendimento feito com qualidade e atenção do que dois atendimentos rápidos e superficiais. O consumidor nunca esquece quando é mal atendido, mas também sempre lembra de quando foi atendido com dedicação.
9- Busque se atualizar
Acompanhar as tendências do mercado no seu segmento é ideal para oferecer novidades aos consumidores, por isso, leia revistas, acompanhe os comerciais de televisão, foque na internet. Cada vez mais rápido os clientes têm acesso e desejam as novidades. Mostre que seu comércio está atualizado com as tendências.
10- Esteja sempre disponível
Terminou o atendimento? Entregue um cartão da loja com o seu nome para o consumidor, enfatizando estar disponível para atender qualquer dúvida ou necessidade posterior. Certifique-se de ser um vendedor com quem os clientes possam sempre contar, isso aumenta as chances de ele procurá-lo no futuro.
Ações mesmo que indiretas interferem diretamente nos resultados. Coloque em prática no seu próximo atendimento!