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Imagem de Darth Vader, personagem icônico do Dia da Toalha.

Dia da Toalha, Orgulho Nerd e o que isso têm a ver com suas vendas

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Você sem dúvidas conhece o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Natal e o potencial dessas datas comemorativas para as vendas. Mas já ouviu falar do Dia da Toalha?

 

Comemorada em 25 de maio e também conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, essa data é mais uma oportunidade para o seu negócio vender mais. Principalmente se você trabalha com informática e eletrônicos: uma boa promoção bem direcionada para o público geek vale muito a pena.

Por que Dia da Toalha? A data foi inventada para homenagear Douglas Adams, autor de uma obra icônica para quem se identifica como nerd, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os apaixonados pelo universo geek sabem bem que no meio do caos e fim do mundo, o personagem do livro de Douglas Adams se salva da destruição do planeta Terra levando apenas um item: uma toalha.

A verdade é que o 25 de maio já se tornou uma grande celebração para o público nerd, criando uma nova oportunidade de vendas para o alvo apaixonado por informática, eletrônicos, games e filmes.. Seu comércio tem tudo a ver com esse grupo? Aprenda nesse post a levar as vendas para as estrelas no Dia da Toalha!

Aperte os cintos! E lembre-se: não entre em pânico.

O Guia do Mochileiro das Galáxias, presente para o Dia da Toalha.

Quais são os produtos adequados para o Dia da Toalha?

Assim como em qualquer data especial, os produtos que você deve promover no Dia da Toalha precisam fazer sentido em relação ao tema da comemoração.

No Dia das Mães, você não promove um conjunto de terno e gravata, certo? Pelo mesmo motivo, não vai dar certo querer vender um conjunto de sapatos de dança no Dia do Orgulho Nerd. Os produtos que fazem sentido para essa data são aqueles que têm um apelo aos que se identificam como nerds. São exemplos:

  • Televisores, para assistir seus filmes de ficção científica favoritos;
  • Videogames, para curtir um game depois da faculdade ou do trabalho;
  • Tablets, porque todo nerd que é nerd ama gadgets!
Notebook Lenovo, presente para o Dia da Toalha.

Como se comunicar com esse público?

Para falar com o público nerd, você precisa entender o universo que mescla tecnologia, ficção científica, games e personagens. Para além da linguagem tão própria desse grupo inteligente e antenado, você tem que descobrir quais são os assuntos mais atuais no mundo geek, os memes que estão bombando, as polêmicas, o último lançamento do cinema, etc. É assim que você vai construir uma mensagem com apelo, capaz de aproximar seu negócio desse público.

Ah, e não se esqueça de usar um canal eficiente para essa comunicação: as mídias sociais são uma boa alternativa, porque garantem amplo alcance a um custo acessível.

Além disso, se você investir no Google Adwords ou no Facebook Ads, vai poder segmentar o público que visualiza seus anúncios de acordo com os interesses. Assim, seus anúncios do Dia da Toalha serão exibidos para pessoas que têm interesses compatíveis com o universo nerd – você não perde tempo anunciando para quem não sabe diferenciar um Spock de um Darth Vader.

Tem dúvidas? Saiba mais sobre como trabalhar o Google Adwords e como configurar anúncios do Facebook.

Como preparar a loja?

Ok, agora imagine um potencial cliente entrando na sua loja no Dia do Orgulho Nerd sem ter visto nenhum dos seus esforços de marketing. De cara, ele precisa saber que tem uma promoção perfeita para ele acontecendo ali! Nessa hora, entra a parte mais legal: a decoração da loja!

A estratégia mais eficiente é decorar com personagens icônicos do mundo nerd. Por exemplo:

  • Darth Vader, de Star Wars, que está sempre em alta;
  • Dr. Spock, de Star Trek, que figurou em novos filmes nos últimos anos;
  • The Doctor, de Doctor Who, que recentemente gerou buzz por conta da nova atriz a interpretar a personagem;
  • Os Vingadores – nem precisamos dizer porque!;
  • Gandalf, de O Senhor dos Anéis;
  • Kratos, de God of War.

Usar esses personagens na decoração é uma forma de imediatamente capturar a atenção de pessoas que entram na sua loja e se identificam com o universo nerd.

Você pode colocar bonecos, cut-outs, totens e até bandeirolas – juntando Dia do Orgulho Nerd e Festa Junina em um arraiá totalmente geek!

Como incentivar a compra?

Pronto! Você conseguiu a atenção do público nerd para a sua promoção do Dia da Toalha. A pergunta agora é a seguinte: como incentivar essas pessoas a comprar?

Em outras palavras, que tipo de oferta pode ser oferecida no Dia do Orgulho Nerd? Uma alternativa é simplesmente baixar os preços de produtos já citados no início do post. Outra opção é colocar mais itens no “pacote”.

Por exemplo, se você vai vender um notebook, pode oferecer com ele um jogo ou um cartão de crédito para a loja virtual de games. Assim, o cliente enxerga mais valor na compra e estará disposto a pagar mesmo sem um grande desconto.

Como brinde, você também pode ir mais além, evocando o universo nerd. A toalha é um símbolo do Dia do Orgulho Nerd por conta dos livros de Douglas Adams: os mochileiros só saiam pelo universo se estivessem portando uma. Pensando nisso, que tal mostrar que pegou a referência e oferecer uma toalhinha bordada com sua marca para cada um que comprar em 25 de maio?

Viu só? O Dia da Toalha tem tudo a ver com seu negócio e suas vendas. Sabendo se posicionar, você pode alavancar – e muito! – as vendas nessa data. Quer aprender mais? Então, aproveite entender outras maneiras de conquistar o público nerd!

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