O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e você pode muito bem organizar uma ação especial na loja. O objetivo é homenagear seu público e ajudar a fortalecer os laços com os clientes mais fiéis.
Um projeto de lei tramita no Congresso Nacional para tornar a data oficialmente o Dia do Cliente no calendário nacional. Mas para o comércio, a data já vem sendo difundida há muito tempo.
Muitas lojas aproveitam para criar ações de vendas, sorteios, dar brindes e fazer homenagens simbólicas. O que não pode é deixar a data passar em branco.
Hoje nós vamos falar sobre como você pode aproveitar o Dia do Cliente na sua loja sem gastar muito e fazendo os seus clientes se sentirem especiais. Siga a leitura!
Dia do Cliente: contexto político e econômico
Reconhecer a importância do consumidor para o sucesso do negócio é a mais pura realidade. O Dia do Cliente é mais uma data que deve ser considerada pelo lojista.
Esse reconhecimento pode vir a partir de promoções, descontos exclusivos ou apenas uma singela homenagem. A data deve ser usada para a valorização e para a fidelização da clientela.
Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional pretende oficializar o Dia Nacional do Cliente em 15 de setembro. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue em análise do Senado.
A proposição busca estreitar as relações entre lojistas e consumidores e também incentivar as vendas em um período que costuma ser crítico para o comércio: um eco entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.
Enquanto o projeto ainda não tem previsão para ser votado em plenário – atualmente está parado nas comissões – o varejo continua tendo muito a ganhar mesmo com a “data informal”, embora consolidado no calendário do varejo.
Há ainda uma grande expectativa para o aumento das vendas em setembro. Depois dos anos mais críticos da pandemia, o comércio começou a se recuperar no ano passado, registrando saldo positivo.
As vendas de setembro cresceram 1,1% após os percentuais mínimos de agosto e julho com, 0,1 e -0,3%, respectivamente. Os dados são conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os setores que mais cresceram no mês estão:
- Combustíveis e lubrificantes (34,8%)
- Livros, jornais, revistas e papelaria (31,8%)
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,8%)
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (5,9%)
- Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,8%)
Fica aí a dica para explorar mercadorias dessas categorias na data.
Motivos para apostar no Dia do Cliente
Você já viu um pouco da representatividade do Dia do Cliente em um contexto político e econômico – e o quanto a data pode agregar ao seu negócio com uma campanha bem executada.
De toda forma, ainda há outros benefícios que você pode usufruir ao explorar o Dia do Cliente na sua loja.
Um deles é o aumento das vendas e do ticket médio, uma vez que você poderá explorar a venda de produtos de maior valor agregado que talvez não conseguiria sem uma campanha em setembro.
O Dia do Cliente pode ser ainda um gatilho para atrair novos consumidores para a loja. Mostre o quanto o cliente é importante para o seu negócio e o diferencial de ele fazer parte desse time. Uma outra característica é a otimização da experiência de consumo. Permita que o seu cliente viva uma jornada de compra única e que de fato ele se sinta ainda mais especial durante essa campanha. Dessa forma, a fidelização dele será garantida.

Como trabalhar o Dia do Cliente
Nessa campanha, tente sair um pouco da mesmice do varejo e crie algo que seja exclusivo do seu negócio para o seu cliente. Com criatividade e bom senso, tudo é bem-vindo! Mas convenhamos, um empurrãozinho na criatividade ajuda, né? Então, veja as quatro dicas de hoje para fortalecer o seu negócio para o Dia do Cliente.
1. Faça uma campanha personalizada
Quando for planejar o cronograma das ações, pense em uma campanha personalizada e com senso de urgência para despertar de imediato o interesse do cliente.
Lembra a ideia de fidelização? Pois bem, você pode trabalhar essa personalização com cupons de descontos, frete grátis para os clientes mais antigos e até promoções relâmpagos na loja física ou online.
Nesse último caso, divulgue a ação como um lembrete: “a qualquer momento, oferta relâmpago. Fique atento” ou “aguarde que em X minutos teremos uma megapromoção exclusiva para os clientes”.
2. Crie brindes ou sorteios
Mesmo que não seja o momento de fazer boas ofertas, você pode pensar em algo mais pontual como brindes ou amostras grátis, que podem ser negociados com os seus fornecedores e parceiros.
Sorteios também caem muito bem para a ocasião. Pense em uma recompensa bem bacana para poder sortear para os seus clientes. Vale-compras, cestas e kit de produtos etc.
No caso de sorteios, certifique-se apenas de estipular o regulamento nos mínimos detalhes e dar publicidade a ele para resguardar você e a sua marca.
3. Garanta uma boa experiência
Que tal preparar um ambiente pra lá de especial? Para o Dia do Cliente, transforme a jornada de compra em uma experiência completa e marcante para o seu público.
No ponto de venda, você pode reservar um espaço para um café da manhã ou da tarde, uma sala de descanso com direito a orientações de saúde e até um momento para aquela massagem relaxante com profissionais capacitados. Um dia todo pensado para o seu cliente.
4. Mensagens para o Dia do Cliente
Uma forma simples e interessante de homenagear e celebrar junto com o cliente essa data, é divulgando mensagens em agradecimento e reconhecimento da parceria. A seguir algumas sugestões para você poder criar suas peças.
- Obrigado por estar com a gente. Chegamos até aqui graças a você. Feliz Dia do Cliente!
- Hoje só temos a agradecer pela confiança e pela parceria diária. Obrigado.
- É muito bom ter você conosco. Obrigado pela preferência!
- Feliz Dia do Cliente! Nosso carinho e respeito a todos vocês, que são parte das nossas conquistas diárias.
- Sem a sua preferência, nada seria possível. Somos gratos por tê-lo conosco. Feliz Dia do Cliente!
- Obrigado pela parceria. Nosso objetivo sempre será a sua experiência e satisfação. Feliz Dia do Cliente!
- Queridos clientes, vocês nos motivam dia após dia a dar o nosso melhor para atendê-lo. Muito obrigado pela confiança. Feliz Dia do Cliente!
Bom, essas são apenas algumas mensagens para poder te inspirar, mas as possibilidades são muitas. Use a criatividade e boa campanha! Seu cliente merece.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
