Dia do Cliente é uma data para vender mais em setembro

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Dia do Cliente é uma data para vender mais em setembro

Sumário

O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro e se consagra como uma oportunidade de vendas aos lojistas neste mês.

Apesar de relativamente mais recente no calendário comercial, a data vem ganhando cada vez mais relevância, tanto pelo seu potencial de gerar bons resultados quanto pela chance de fortalecer o relacionamento com clientes. 

É por isso que hoje nós vamos conversar sobre o potencial de vendas para o Dia do Cliente e sobre algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo sua campanha especial.

Dia do Cliente no varejo

O Dia do Cliente foi criado em 2003 no estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de valorizar o consumidor e reconhecer a importância dele para o sucesso do varejo estadual.

Há, inclusive, um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional para oficializar a data no calendário nacional. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado.

Mesmo não oficial, a data foi se consolidando Brasil afora com varejistas aproveitando a ocasião para homenagear os clientes e estreitar laços de fidelidade, bem como oferecer ofertas exclusivas para eles. 

E esse é justamente o diferencial do Dia do Cliente em comparação a outras datas: o foco direto na valorização do cliente. 

Enquanto o Natal, a Black Friday e outras datas impulsionam o consumo de forma ampla, o Dia do Cliente faz isso, mas com uma chance de mostrar ao cliente o quanto ele é importante para a marca. Lembre-se disso na hora de montar a sua campanha!

Campanha no Dia do Cliente

Veja a seguir algumas razões para você incluir o Dia do Cliente entre as suas campanhas de vendas no próximo dia 15 de setembro. 

1. Aumento nas vendas

O Dia do Cliente já se provou eficaz para impulsionar o faturamento. Com ofertas direcionadas e ações criativas, é possível aumentar as vendas e o ticket médio do estabelecimento comercial.

2. Fidelização

Essa é a ocasião perfeita para fortalecer a relação com seus consumidores. Um momento especial para oferecer benefícios exclusivos para os clientes fiéis. Descontos especiais e condições diferenciadas podem gerar um impacto duradouro na lealdade dos consumidores.

3. Atração de novos clientes

É ainda uma oportunidade incrível do segundo semestre para trair novos consumidores para a sua loja. Criar promoções ou sorteios específicos para essa data é uma forma eficaz de ampliar o alcance do seu negócio.

4. Diferencial 

Enquanto muitos varejistas ainda não aproveitam o Dia do Cliente para vender e homenagear, essa pode ser a chance de destacar sua loja com uma abordagem diferenciada, focando em personalização, experiência e engajamento.

Na prática

Dia do Cliente é uma boa oportunidade para vender mais em setembro

Agora que você já entendeu a importância do Dia do Cliente, vamos às dicas práticas para estruturar uma campanha de sucesso:

1. Ações personalizadas

Uma campanha bem-sucedida no Dia do Cliente precisa ser personalizada.  Não adianta apenas oferecer descontos genéricos e achar que está ofertando vantagens ao público.

O ideal é criar ações que falem diretamente com o seu consumidor. Segmentar a base de clientes e oferecer condições exclusivas para cada perfil é uma excelente estratégia. 

Exemplos: 

  • enviar cupons de desconto personalizados;
  • oferecer frete grátis para clientes antigos;
  • criar promoções relâmpago na loja física ou on-line;
  • enviar mensagens homenageando o cliente.

2. Brindes e sorteios 

Mesmo que o seu foco não seja grandes descontos, brindes e sorteios são opções viáveis para criar uma experiência positiva no Dia do Cliente. Esses mimos podem ser negociados com fornecedores ou parceiros, o que minimiza os custos. 

Exemplos:

  • recompensas atraentes aos mais leais e antigos;
  • vale-compras;
  • cestas de produtos;
  • kits promocionais.

3. Experiência de compra

Uma boa experiência de compra vai além de preços baixos. Que tal transformar a jornada de compra em algo memorável no Dia do Cliente? Olhe alguns exemplos para você fazer na loja:

  • criar um ambiente especial no ponto de venda;
  • oferecer serviços diferenciados como café da manhã e degustações;
  • Atendimento online ágil e personalizado;
  • ofertas exclusivas no dia.

4. Parcerias estratégicas

Trabalhar com parcerias é uma forma inteligente de ampliar o alcance da sua campanha. Procure empresas complementares ao seu negócio e crie ações conjuntas, como descontos cruzados ou sorteios colaborativos. Essas parcerias podem aumentar a visibilidade da sua loja e atrair um público novo.

Exemplo:

  • Loja de roupas + salão de beleza: descontos cruzados em moda e serviços de beleza.
  • Supermercado + utensílios: criar kits promocionais e sorteios colaborativos para o lar.
  • Pet shop + clínica veterinária: dia de cuidados com banho e consulta com desconto.
  • Loja + influenciadores: para que divulguem sua marca e seus produtos.

10 mensagens para o Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma data estratégica para o varejo, que pode gerar resultados expressivos tanto em vendas quanto em fidelização de clientes. 

Para finalizarmos esse conteúdo com chave de ouro, confira o combo de mensagens simples, porém certeiras para te inspirar e usar para a data. Veja!

  1. Hoje é dia de agradecer a quem faz tudo acontecer: nossos clientes!
  2. Sua preferência nos inspira a ser melhores todos os dias. Feliz Dia do Cliente!
  3. Mais que clientes, parceiros da nossa história. Parabéns pelo seu dia!
  4. A confiança que você deposita em nós é o que nos motiva. Obrigado e feliz Dia do Cliente!
  5. Nossa maior satisfação é ver você feliz. Feliz Dia do Cliente!
  6. Cliente como você é o motivo do nosso sucesso. Hoje o dia é todo seu!
  7. Celebramos o Dia do Cliente com gratidão por ter você ao nosso lado!
  8. A melhor parceria é aquela construída com confiança e carinho. Feliz Dia do Cliente!
  9. Seu apoio nos trouxe até aqui. Gratidão e parabéns pelo Dia do Cliente!
  10. Nada é mais valioso que a sua confiança. Parabéns pelo Dia do Cliente!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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