O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro e se consagra como uma oportunidade de vendas aos lojistas neste mês.
Apesar de relativamente mais recente no calendário comercial, a data vem ganhando cada vez mais relevância, tanto pelo seu potencial de gerar bons resultados quanto pela chance de fortalecer o relacionamento com clientes.
É por isso que hoje nós vamos conversar sobre o potencial de vendas para o Dia do Cliente e sobre algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo sua campanha especial.
Dia do Cliente no varejo
O Dia do Cliente foi criado em 2003 no estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de valorizar o consumidor e reconhecer a importância dele para o sucesso do varejo estadual.
Há, inclusive, um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional para oficializar a data no calendário nacional. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado.
Mesmo não oficial, a data foi se consolidando Brasil afora com varejistas aproveitando a ocasião para homenagear os clientes e estreitar laços de fidelidade, bem como oferecer ofertas exclusivas para eles.
E esse é justamente o diferencial do Dia do Cliente em comparação a outras datas: o foco direto na valorização do cliente.
Enquanto o Natal, a Black Friday e outras datas impulsionam o consumo de forma ampla, o Dia do Cliente faz isso, mas com uma chance de mostrar ao cliente o quanto ele é importante para a marca. Lembre-se disso na hora de montar a sua campanha!
Campanha no Dia do Cliente
Veja a seguir algumas razões para você incluir o Dia do Cliente entre as suas campanhas de vendas no próximo dia 15 de setembro.
1. Aumento nas vendas
O Dia do Cliente já se provou eficaz para impulsionar o faturamento. Com ofertas direcionadas e ações criativas, é possível aumentar as vendas e o ticket médio do estabelecimento comercial.
2. Fidelização
Essa é a ocasião perfeita para fortalecer a relação com seus consumidores. Um momento especial para oferecer benefícios exclusivos para os clientes fiéis. Descontos especiais e condições diferenciadas podem gerar um impacto duradouro na lealdade dos consumidores.
3. Atração de novos clientes
É ainda uma oportunidade incrível do segundo semestre para trair novos consumidores para a sua loja. Criar promoções ou sorteios específicos para essa data é uma forma eficaz de ampliar o alcance do seu negócio.
4. Diferencial
Enquanto muitos varejistas ainda não aproveitam o Dia do Cliente para vender e homenagear, essa pode ser a chance de destacar sua loja com uma abordagem diferenciada, focando em personalização, experiência e engajamento.
Na prática

Agora que você já entendeu a importância do Dia do Cliente, vamos às dicas práticas para estruturar uma campanha de sucesso:
1. Ações personalizadas
Uma campanha bem-sucedida no Dia do Cliente precisa ser personalizada. Não adianta apenas oferecer descontos genéricos e achar que está ofertando vantagens ao público.
O ideal é criar ações que falem diretamente com o seu consumidor. Segmentar a base de clientes e oferecer condições exclusivas para cada perfil é uma excelente estratégia.
Exemplos:
- enviar cupons de desconto personalizados;
- oferecer frete grátis para clientes antigos;
- criar promoções relâmpago na loja física ou on-line;
- enviar mensagens homenageando o cliente.
2. Brindes e sorteios
Mesmo que o seu foco não seja grandes descontos, brindes e sorteios são opções viáveis para criar uma experiência positiva no Dia do Cliente. Esses mimos podem ser negociados com fornecedores ou parceiros, o que minimiza os custos.
Exemplos:
- recompensas atraentes aos mais leais e antigos;
- vale-compras;
- cestas de produtos;
- kits promocionais.
3. Experiência de compra
Uma boa experiência de compra vai além de preços baixos. Que tal transformar a jornada de compra em algo memorável no Dia do Cliente? Olhe alguns exemplos para você fazer na loja:
- criar um ambiente especial no ponto de venda;
- oferecer serviços diferenciados como café da manhã e degustações;
- Atendimento online ágil e personalizado;
- ofertas exclusivas no dia.
4. Parcerias estratégicas
Trabalhar com parcerias é uma forma inteligente de ampliar o alcance da sua campanha. Procure empresas complementares ao seu negócio e crie ações conjuntas, como descontos cruzados ou sorteios colaborativos. Essas parcerias podem aumentar a visibilidade da sua loja e atrair um público novo.
Exemplo:
- Loja de roupas + salão de beleza: descontos cruzados em moda e serviços de beleza.
- Supermercado + utensílios: criar kits promocionais e sorteios colaborativos para o lar.
- Pet shop + clínica veterinária: dia de cuidados com banho e consulta com desconto.
- Loja + influenciadores: para que divulguem sua marca e seus produtos.
10 mensagens para o Dia do Cliente
O Dia do Cliente é uma data estratégica para o varejo, que pode gerar resultados expressivos tanto em vendas quanto em fidelização de clientes.
Para finalizarmos esse conteúdo com chave de ouro, confira o combo de mensagens simples, porém certeiras para te inspirar e usar para a data. Veja!
- Hoje é dia de agradecer a quem faz tudo acontecer: nossos clientes!
- Sua preferência nos inspira a ser melhores todos os dias. Feliz Dia do Cliente!
- Mais que clientes, parceiros da nossa história. Parabéns pelo seu dia!
- A confiança que você deposita em nós é o que nos motiva. Obrigado e feliz Dia do Cliente!
- Nossa maior satisfação é ver você feliz. Feliz Dia do Cliente!
- Cliente como você é o motivo do nosso sucesso. Hoje o dia é todo seu!
- Celebramos o Dia do Cliente com gratidão por ter você ao nosso lado!
- A melhor parceria é aquela construída com confiança e carinho. Feliz Dia do Cliente!
- Seu apoio nos trouxe até aqui. Gratidão e parabéns pelo Dia do Cliente!
- Nada é mais valioso que a sua confiança. Parabéns pelo Dia do Cliente!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
