Dia do Cliente: uma data para homenagear e fidelizar

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Dia do Cliente: uma data para homenagear e fidelizar

Sumário

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e você pode muito bem organizar uma ação especial na loja. O objetivo é homenagear seu público e ajudar a fortalecer os laços com os clientes mais fiéis.

Um projeto de lei tramita no Congresso Nacional para tornar a data oficialmente o Dia do Cliente no calendário nacional. Mas para o comércio, a data já vem sendo difundida há muito tempo. 

Muitas lojas aproveitam para criar ações de vendas, sorteios, dar brindes e fazer homenagens simbólicas. O que não pode é deixar a data passar em branco. 

Hoje nós vamos falar sobre como você pode aproveitar o Dia do Cliente na sua loja sem gastar muito e fazendo os seus clientes se sentirem especiais. Siga a leitura!

Dia do Cliente: contexto político e econômico

Reconhecer a importância do consumidor para o sucesso do negócio é a mais pura realidade. O Dia do Cliente é mais uma data que deve ser considerada pelo lojista.

Esse reconhecimento pode vir a partir de promoções, descontos exclusivos ou apenas uma singela homenagem. A data deve ser usada para a valorização e para a fidelização da clientela

Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional pretende oficializar o Dia Nacional do Cliente em 15 de setembro. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue em análise do Senado. 

A proposição busca estreitar as relações entre lojistas e consumidores e também incentivar as vendas em um período que costuma ser crítico para o comércio: um eco entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.

Enquanto o projeto ainda não tem previsão para ser votado em plenário – atualmente está parado nas comissões – o varejo continua tendo muito a ganhar mesmo com a “data informal”, embora consolidado no calendário do varejo.

Há ainda uma grande expectativa para o aumento das vendas em setembro. Depois dos anos mais críticos da pandemia, o comércio começou a se recuperar no ano passado, registrando saldo positivo.

As vendas de setembro cresceram 1,1% após os percentuais mínimos de agosto e julho com, 0,1 e -0,3%, respectivamente. Os dados são conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os setores que mais cresceram no mês estão:

Fica aí a dica para explorar mercadorias dessas categorias na data. 

Motivos para apostar no Dia do Cliente

Você já viu um pouco da representatividade do Dia do Cliente em um contexto político e econômico – e o quanto a data pode agregar ao seu negócio com uma campanha bem executada. 

De toda forma, ainda há outros benefícios que você pode usufruir ao explorar o Dia do Cliente na sua loja. 

Um deles é o aumento das vendas e do ticket médio, uma vez que você poderá explorar a venda de produtos de maior valor agregado que talvez não conseguiria sem uma campanha em setembro. 

O Dia do Cliente pode ser ainda um gatilho para atrair novos consumidores para a loja. Mostre o quanto o cliente é importante para o seu negócio e o diferencial de ele fazer parte desse time. Uma outra característica é a otimização da experiência de consumo. Permita que o seu cliente viva uma jornada de compra única e que de fato ele se sinta ainda mais especial durante essa campanha. Dessa forma, a fidelização dele será garantida.

Como trabalhar o Dia do Cliente

Nessa campanha, tente sair um pouco da mesmice do varejo e crie algo que seja exclusivo do seu negócio para o seu cliente. Com criatividade e bom senso, tudo é bem-vindo! Mas convenhamos, um empurrãozinho na criatividade ajuda, né? Então, veja as quatro dicas de hoje para fortalecer o seu negócio para o Dia do Cliente.

1. Faça uma campanha personalizada

Quando for planejar o cronograma das ações, pense em uma campanha personalizada e com senso de urgência para despertar de imediato o interesse do cliente. 

Lembra a ideia de fidelização? Pois bem, você pode trabalhar essa personalização com cupons de descontos, frete grátis para os clientes mais antigos e até promoções relâmpagos na loja física ou online. 

Nesse último caso, divulgue a ação como um lembrete: “a qualquer momento, oferta relâmpago. Fique atento” ou “aguarde que em X minutos teremos uma megapromoção exclusiva para os clientes”.

2. Crie brindes ou sorteios

Mesmo que não seja o momento de fazer boas ofertas, você pode pensar em algo mais pontual como brindes ou amostras grátis, que podem ser negociados com os seus fornecedores e parceiros.

Sorteios também caem muito bem para a ocasião. Pense em uma recompensa bem bacana para poder sortear para os seus clientes. Vale-compras, cestas e kit de produtos etc.

No caso de sorteios, certifique-se apenas de estipular o regulamento nos mínimos detalhes e dar publicidade a ele para resguardar você e a sua marca.

3. Garanta uma boa experiência

Que tal preparar um ambiente pra lá de especial? Para o Dia do Cliente, transforme a jornada de compra em uma experiência completa e marcante para o seu público.

No ponto de venda, você pode reservar um espaço para um café da manhã ou da tarde, uma sala de descanso com direito a orientações de saúde e até um momento para aquela massagem relaxante com profissionais capacitados. Um dia todo pensado para o seu cliente.

4. Mensagens para o Dia do Cliente

Uma forma simples e interessante de homenagear e celebrar junto com o cliente essa data, é divulgando mensagens em agradecimento e reconhecimento da parceria. A seguir algumas sugestões para você poder criar suas peças.

  • Obrigado por estar com a gente. Chegamos até aqui graças a você. Feliz Dia do Cliente!
  • Hoje só temos a agradecer pela confiança e pela parceria diária. Obrigado.
  • É muito bom ter você conosco. Obrigado pela preferência!
  • Feliz Dia do Cliente! Nosso carinho e respeito a todos vocês, que são parte das nossas conquistas diárias. 
  • Sem a sua preferência, nada seria possível. Somos gratos por tê-lo conosco. Feliz Dia do Cliente!
  • Obrigado pela parceria. Nosso objetivo sempre será a sua experiência e satisfação. Feliz Dia do Cliente!
  • Queridos clientes, vocês nos motivam dia após dia a dar o nosso melhor para atendê-lo. Muito obrigado pela confiança. Feliz Dia do Cliente!

Bom, essas são apenas algumas mensagens para poder te inspirar, mas as possibilidades são muitas. Use a criatividade e boa campanha! Seu cliente merece.

Até a próxima!

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