No dia 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor, uma data que tem ganhado cada vez mais importância no calendário comercial brasileiro. Movimentando o mercado no período de baixa entre o Natal e o Dia das Mães, as ofertas podem expandir por vários dias, na chamada Semana do Consumidor.
De acordo com dados do Ebit, no ano passado o faturamento da Semana do Consumidor chegou a R$1,174 bilhão. Já no Google, as buscas por “Dia do Consumidor” cresceram 20% em 2019 com relação a 2018.
Assim como acontece na Black Friday, os brasileiros já esperam por essa data de boas ofertas para realizar compras importantes. A promessa para 2020 é que o sucesso de alguns produtos se mantenha: alimentos & bebidas, saúde & beleza e eletrônicos têm sido as categorias favoritas do público, e quem apostar nelas certamente vai encontrar bons resultados!
Isso não significa que a data é restrita a esses segmentos. Desconto é bom e todo mundo gosta, e com as minhas dicas você vai ver que é possível organizar um Dia do Consumidor que cabe na realidade de todas as lojas, públicos e produtos. Vem comigo!
Dia do Consumidor: qual o segredo para vender mais?
O Dia do Consumidor teve origem nos Estados Unidos, em 1962, graças a um discurso do então presidente John Kennedy a respeito dos direitos básicos de todo consumidor: segurança, informação, escolha e a oportunidade de ser ouvido.
Esses princípios foram incorporados às Diretrizes das Nações Unidas em 1985 e no Brasil eles estão inseridos no Código de Defesa do Consumidor.
Mais do que uma simples data comercial, o Dia do Consumidor também é uma oportunidade dos lojistas demonstrarem que respeitam seus clientes. Além de oferecer os melhores preços, esse é o momento de destacar os valores que só sua loja agrega as mercadorias, como uma experiência de compra agradável, prática e eficiente.
Veja alguns pontos de destaque que não podem ficar de fora:
Descontos de verdade
Se as promoções falsas são inadmissíveis em qualquer situação, nessa comemoração é preciso tomar ainda mais cuidado com preços mascarados e ofertas enganosas. O consumidor de hoje é antenado, bem informado e sabe que está rodeado de opções, por isso pesquisa muito antes de tomar uma decisão de compra.
Qualquer desconto falso é facilmente descoberto e essa quebra de confiança pode acabar com a reputação da sua loja. Tome cuidado!
Por outro lado, quem se esforçar para oferecer os melhores preços com certeza vai ter um bom retorno, porque um cliente satisfeito é a melhor propaganda que qualquer loja pode ter. Lembre-se que seus fornecedores também comemoram o Dia do Consumidor, e essa é a hora de negociar a redução dos custos e garantir descontos imbatíveis para sua clientela.
Foco no atendimento
Ao invés de descontos, algumas lojas usam a data comemorativa para oferecer vantagens em outras frentes, principalmente nas que visam melhorias no atendimento que estão para além do contato direto na hora da compra. Muitas optam pelo frete grátis ou assistência técnica sem custos.
A data também é oportuna para lançar novos serviços, como vendas por Whatsapp e consultoria especializada. Se você tem uma loja de materiais de construção, por exemplo, ter um arquiteto prestando serviços no local é um excelente diferencial de atendimento.
Mas o atendimento básico do dia a dia não pode ser desprezado. Nos dias que antecedem o aguardado 15 de março, reúna a equipe e compartilhe com os colaboradores as estratégias para essa ação e reforce o treinamento para que todos os setores funcionem de forma integrada.
Pode ser interessante fazer uma revisão de alguns aspectos importantes do Código de Defesa do Consumidor com seus vendedores. Por exemplo, a política de trocas da empresa e as condições de pagamento. O movimento vai aumentar e não dá pra pisar na bola com o cliente em um momento como esse!
Experiência do cliente
Caso ainda não tenha feito esse exercício, o Dia do Consumidor te dá a chance de pensar nas dores e necessidades do seu público-alvo. Não estou falando só dos produtos e dos preços baixos, mas de outros fatores que fazem a experiência na loja ser única.
Aproveite a visibilidade desse período para entregar excelência no serviço. Lembre-se que a experiência do cliente começa antes da chegada do consumidor no ponto de venda e não termina depois que a venda é efetuada, por isso é importante ter bons canais de atendimento, mídias sociais atualizadas e estratégias de relacionamento pós-venda.
Já na hora da compra, alguns fatores também fazem toda a diferença. O dia 15 de março é um bom momento para otimizar o layout da loja para que o posicionamento dos produtos seja intuitivo, facilitando as buscas. Alguns serviços precisam de atenção extra, como o caixa, evitando filas, aborrecimentos e reclamações.
Quer levar a experiência do cliente para outro nível? Então aproveite o Dia do Consumidor para transformar sua loja num ponto de vendas criativo e atraia ainda mais público! Te ensino tudo no próximo texto!