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Miniatura de carrinho de compras vermelho cheio de caixas de papelão sobre teclado de notebook.

Dia do Frete Grátis: o que é, vantagens e dicas para aproveitar a data

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Por conta da quarentena adotada em virtude da COVID-19, boa parte do varejo está migrando, ainda que temporariamente, para o atendimento online. Com isso, os serviços de entrega se tornam essenciais em todos os segmentos. Eis o momento ideal para incorporar o dia do frete grátis no seu calendário comercial!

 

Conhecido lá fora como “free shipping day”, o dia do frete grátis acontece desde de 2008 nos Estados Unidos. Popular entre os e-commerces, na data fica valendo a política do frete grátis para estimular as vendas. O benefício pode ser válido para todos os produtos ou apenas para itens selecionados.

Esse dia acontece tradicionalmente na última semana de abril. Embora a edição de 2020 ainda não tenha data confirmada, o evento é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas à distância e fidelizar novos clientes no período da quarentena.

Continue a leitura e veja como tirar o melhor proveito da data em 2020!

Homem com camisa pólo e crachá entregando duas caixas de papelão de tamanho médio para o cliente que usa uma camiseta branca.

Por que aderir ao Dia do Frete Grátis?

De acordo com dados da RockContent, o valor do frete é considerado um empecilho para 82,3% dos consumidores, que acabam abandonando seus carrinhos antes de concluir a compra. O dia do frete grátis é uma boa oportunidade para atrair novos clientes e realizar a conversão dessas vendas que ficam pelo caminho.

É possível que muitos consumidores já tenham interesse na sua loja, mas estejam esperando um empurrãozinho para fechar negócio. Incorporando essa ação nas estratégias do seu negócio, você pode ajudar seus clientes a tomarem a decisão e, ainda, aumentar as suas vendas!

Confira outras vantagens da data e prepare-se para vender muito em abril!

Miniatura de carrinho de compras vermelho cheio de caixas de papelão sobre teclado de notebook.

Tradicionalmente, o dia do frete grátis é uma ação adotada pelos e-commerces, já que o frete faz parte de suas operações cotidianas. Mas por causa da quarentena, que fez muitos comércios fecharem as portas para conter o avanço do coronavírus, a data pode ser uma estratégia interessante para o varejo físico impulsionar seus serviços de entrega.

O atendimento online – via Whatsapp ou mídias sociais – já vem sendo adotado por vários estabelecimentos, permitindo que os clientes possam fazer suas compras sem sair de casa. Ao aplicar essa ação promocional, nesse momento, há grande chances de consolidação da alternativa, além de garantir mais segurança para seus clientes.

Se você trabalha com produtos essenciais, a operação vai te ajudar a se destacar da concorrência. Para segmentos menos relacionados às demandas da pandemia, o frete gratuito serve de estímulo para a compra e ajuda a clientela a se lembrar da loja. E por falar nisso, preste atenção nessa oportunidade:

Acabe com os produtos encalhados

O dia do frete grátis também pode ser o empurrão necessário para acabar com alguns produtos parados no estoque. Algumas empresas optam por limitar o benefício para itens selecionados, direcionando os consumidores para as mercadorias que desejam escoar.

Com uma divulgação caprichada, pensada de acordo com os hábitos do seu público-alvo, é possível gerar desejo de compra entre os consumidores e tornar a venda irresistível com a vantagem do frete gratuito. O segredo aqui é fazer com que todos saibam da promoção e que os produtos que eles mais precisam estão incluídos nela.

A ação também é uma boa alternativa para lojas focadas em itens não essenciais, que acabam perdendo prioridade durante a pandemia. Mas apesar disso, é importante manter a economia girando, por isso oferecer um dia todo de frete grátis vai te ajudar a ganhar a preferência do público, atraindo e fidelizando novos clientes.

Dia do Frete Grátis sem prejuízos

 Ilustração vetorizada de entregador vestido de vermelho dirigindo moto vermelha com caixa de transporte acoplada.

Aqui no FalaMart eu bato bastante na tecla que uma promoção só é boa de verdade quando favorece os clientes e a loja. Toda estratégia de vendas precisa ser uma via de mão-dupla, e com essa data não dá pra ser diferente.

É preciso tomar alguns cuidados para operacionalizar a ação, para evitar prejuízos e garantir que a loja vai dar conta de atender todas as demandas com segurança e qualidade. Eis algumas das principais precauções.

Quem paga a conta?

Quem tem e-commerce sabe que o valor do frete não é inventado para a loja lucrar mais, e sim um custo real da operação. Se os clientes não pagam, a loja deve arcar com eles.

Para não cair no prejuízo ao assumir esses valores, a melhor saída é trabalhar com fornecedores que também oferecem frete grátis, como é o caso do Martins.com.br! Outra opção é tirar esse custo da sua margem de lucro, mas sem anulá-la completamente.

Para facilitar, estabeleça uma quantidade limite de produtos para o dia do frete grátis, contabilizando o valor que a empresa consegue arcar sem cair no prejuízo. Dá um pouco mais de trabalho, e para quem não quer mexer nos lucros a melhor saída é mesmo ir atrás de um fornecedor parceiro!

Cuidado com os prazos

A demora na entrega é um dos principais motivos que levam os consumidores a prestar queixas sobre as lojas em órgãos como o Reclame Aqui. Isso acontece quando o prazo de entrega não é informado corretamente ou quando a loja promete algo que não consegue cumprir.

Imprevistos acontecem, claro, mas é importante se precaver. Ao anunciar o dia do frete grátis, deixe bem claras as informações sobre a data de entrega e seja honesto quanto ao prazo. Para evitar transtornos, o melhor é dar um prazo maior do que o previsto.

Lembre-se que, por conta da quarentena, os serviços de transporte e entrega estão sobrecarregados, o que pode atrasar ainda mais os serviços. Mas isso não precisa se tornar um problema, desde que sua empresa seja transparente, honesta e não prometa o que não vai conseguir cumprir.

O universo dos serviços de entregas tem se tornado nosso aliado nesse momento de pandemia, mas é preciso saber estruturá-lo bem. Quer saber mais sobre como fazer isso na prática? Então bora continuar esse papo aqui.

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