Hoje é dia do psicólogo, profissionais que tratam da a saúde mental e o do comportamento humano. Apesar de haver um grande destaque para a parte clínica, a psicologia permite vastas possibilidades e pode, inclusive, beneficiar o varejo! De técnicas que aprimoram a contratação de profissionais capacitados, até a organização de uma empresa, suas estratégias e posicionamento, se inspirar em quem entende das relações humanas vai fazer toda a diferença!

            Quando falamos de comércio, logo pensamos na equipe de vendas e no atendimento, afinal, essa é a maior ponte entre o público e a empresa. Quem trabalha com vendas sabe que há diversos perfis de clientes, cada um com sua personalidade e nem sempre é fácil decifrá-los. Entender o consumidor é pura psicologia! Nesse aspecto, podemos tirar como exemplo a importância de ouvir, manter uma boa comunicação, compreender e exercitar a inteligência emocional para estreitar as relações e melhorar o atendimento.

            Depois de uma aproximação, a tarefa de encontrar o melhor produto para as demandas de cada consumidor vai se tornar mais simples. Busque manter esse padrão de compreensão em todos os níveis dos seus negócios e a tendência é que tudo prospere com facilidade! Outra boa lição para se aprender com psicologia é a importância de uma autocrítica. Os psicólogos são bons ouvintes, mas esperam que você escute suas próprias ideias e perceba quando é hora de mudar; assim também é no mundo profissional! Repensar as próprias atitudes com os colegas de trabalho e clientes é garantia de aperfeiçoamento!

            A sensibilidade de uma abordagem adequada também não pode faltar! O comportamento do vendedor em relação aos clientes é essencial para mantê-los confortáveis e garantir bons resultados no atendimento. Reconhecer e respeitar o espaço do outro é primordial, por isso, compreenda quando o consumidor se mostrar mais introspectivo e independente, mas também esteja preparado para ajudar em casos opostos, ou quando houver muita indecisão.

            Em relação ao posicionamento da sua empresa, a maior dica é estudar o seu público alvo e descobrir os seus interesses. Assim, todas as estratégias vão convergir para o crescimento dos negócios. Depois de tudo, o melhor a se fazer é recompensar seus clientes com ótimos produtos e preços baixos, além de garantir uma boa lucratividade para as suas vendas. Isso fica por conta do www.martins.com.br, o maior atacadista-distribuidor do Brasil! Vamos colocar em prática esse novo perfil?